No período colonial brasileiro houve diversos contextos sociais, visto que, naquela época, interações de povos com preceitos distintos – os nativos e os portugueses – faziam parte de uma nova realidade. A chegada dos jesuítas ao Brasil ilustra tal percepção, pois eles impuseram, desrespeitando as religiões dos índios, novos dogmas na população primitiva Brasileira. No cenário atual da nação, o equivocado pertencimento cultural consolidou-se, designado pela negligência estatal e a falta de empatia do corpo social.
Primeiramente, sabe-se que o estado, por ter o maior poder sobre um povo, intervém fortemente nas questões sociais. Segundo o filósofo John Rawls, uma sociedade justa necessita de um Governo que trate os seus formantes de forma equitativa, fornecendo a mesma possibilidade de acessibilidade aos direitos universais – saúde, educação, cultura, lazer e etc –. Sob essa ótica, constata-se grandes desigualdades sociais entre as pessoas que agregam culturas distintas no território nacional, logo dificulta o combate à apropriação das culturas, devido as classes sociais mais baixas ocuparem posições inferiores de importância para o Estado. Outrossim, a persistência disso acarretará em desprezo com várias culturas minorizadas, porque terá sua essência apagada pela apropriação dela com o uso reconhecido e privativo da elite, porém injusto.
Ademais, os próprios habitantes do Brasil são elementos centrais dessa problemática, uma vez que eles não têm relações saudáveis com as culturas alheias. De acordo com o sociólogo asiático Byung Chul-Han, a dinâmica atual da sociedade impede o ser humano de possuir um sentimento empático com o outro ser, resultando em isolamento e convívio desprezível. Dessa forma, verifica-se as relações egoístas propícias à apropriação cultural, na qual o sujeito realizado da ação não possui nenhum repúdio a isso, mas sim, é induzido a tomar tal atitude. Além disso, nota-se que a tendência, devido ao sistema desrespeitoso da sociedade, é permanecer com relações desse tipo, colocando obsoleto culturas e representações valiosas para a sociedade brasileira, tornando ela insignificante para as gerações futuras.
Portanto é mister que algo seja feito para reverter essa situação. Então, o Estado, com apoio do MEC (Ministério da Educação e Cultura), deve apresentar um programa midiático em horário nobre (período noturno) com exposições culturais – dança, teatro, canto e etc –, na qual transmita o pertencimento verdadeiro da identidade cultural dos artistas, por meio de apoio com alguns canais televisivos, a fim de que os telespectadores absorvam e disseminem informações relacionadas ao combate à apropriação cultural. Somente assim, o Estado, segundo a teoria de Rawls, será justo no âmbito ético das culturas brasileiras.
Gabriel0000000
Competências
I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
Nota:160
II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Nota:80
III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Nota:80
IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Nota:160
V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Nota:80
Dúvidas: [email protected]
elizasolanum
Oii!
Competência 1 – 160 pontos
Bom domínio da escrita formal. Apresenta alguns erros de concordância verbal, nominal, regência e escolhas léxicas imprecisas.
Ex 1: “No período colonial brasileiro houve diversos contextos [conflitos?] sociais…”
Ex 2: “…A chegada dos jesuítas ao Brasil ilustra tal percepção, pois eles impuseram, desrespeitando as religiões dos índios [1], novos dogmas na população primitiva Brasileira.”
Ex 3: “…a persistência disso acarretará em desprezo com várias culturas minorizadas (note o plural), porque terá[teram] sua[s] essência[s] apagada[s] pela apropriação dela com o uso reconhecido e privativo da elite, porém injusto.”
Ex 4: “..Além disso, nota-se que a tendência, devido ao sistema desrespeitoso da sociedade, é permanecer com relações desse tipo, colocando obsoleto [4] culturas e representações valiosas para a sociedade brasileira, tornando ela insignificante para as gerações futuras.”
Ex 5: “…na qual transmita o pertencimento verdadeiro da identidade cultural dos artistas, por meio de [do] apoio com [de] alguns canais televisivos…”
[1]: Não use esse termo (é pejorativo)
[2]: Cuidado! Estado e estado têm diferenças. Nesse caso seria “Estado”. (mas acredito que foi só desatenção pois em outro momento você escreveu corretamente)
[3]: “um governo…” (letra minúscula)
[4]: Aqui ficaria melhor: “…tornando obsoletas as culturas…”
Competência 2 – 40 pontos
Acho que você ficou um pouco confuso quanto a proposta. Você basicamente escreveu sobre desvalorização cultural e não sobre apropriação, tangenciando o tema.
Competência 3 – 40 pontos
Por você ter tangenciado o tema, seus argumentos também não fazem sentido com o problema, isso zeraria essa competência, no entanto, seu texto tem direção, isso te coloca no nível 1.
(Na introdução você contextualizou demais com a alusão histórica e esqueceu de apontar a problemática. Se atente a isso nas próximas redações.)
Competência 4 – 160 pontos
Seu texto apresenta boa estratégia coesiva, só percebi algumas inadequações:
Ex 1: “No período colonial brasileiro houve diversos contextos sociais, visto que, naquela época, interações de povos com preceitos distintos – os nativos e os portugueses – faziam parte de uma nova realidade. [4] A chegada dos jesuítas ao Brasil ilustra tal percepção…”
Ex 1: “…Outrossim [5], a persistência disso acarretará em desprezo com várias culturas minorizadas, porque terá sua essência apagada pela apropriação dela com o uso reconhecido e privativo da elite, porém injusto.”
[4]: Faltou um conectivo para ligar sua analogia.
[5]: Uso inadequado do conectivo. “Outrossim” corresponde a adição de uma nova ideia. Aqui caberia melhor um “dessa forma”, “desse modo”, “frente ao exposto”, etc, como uma retomada do seu argumento.
Competência 5 – 40 pontos
Novamente, por ter tangenciado o tema você perde pontos aqui também. Mas fora isso, sua conclusão ficou um pouco desorganizada, seus elementos poderiam ser redirecionados.
“Portanto é mister que algo seja feito para reverter essa situação. Então, o Estado, com apoio do MEC (Ministério da Educação e Cultura), deve apresentar um programa midiático [6] em horário nobre (período noturno) com exposições culturais – dança, teatro, canto e etc [7] –, na qual transmita o pertencimento verdadeiro da identidade cultural dos artistas, por meio de apoio com alguns canais televisivos [8], a fim de que os telespectadores absorvam e disseminem informações relacionadas ao combate à apropriação cultural. Somente assim, o Estado, segundo a teoria de Rawls, será justo no âmbito ético das culturas brasileiras.”
[6]: Aqui funcionaria melhor como o meio
[7] canto, etc*. O “e” antes de “etc” é redundante.
[8]: “Canais televisivos” poderia funcionar como o agente, junto ao Ministério da Educação.
Dessa forma:
Ação: Não especificou (caso o tema fosse desvalorização cultural, poderia dizer algo como “promover a valorização das culturas”
Agente: MEC e os programas televisivos
Meio: programa de TV com exposições culturais
Detalhamento: dança, teatro, canto. etc
Efeito: a fim de que os telespectadores absorvam e disseminem informações relacionadas ao combate à apropriação cultural.
NOTA: 440
Você escreve muito bem, mas infelizmente a fuga parcial do tema acabaria te prejudicando bastante. Se o tema tratasse de “desvalorização cultural”, você levaria um 800 facilmente, pois apresentou um bom repertório e argumentação referente a ele.
Continue escrevendo! <3
MayaradaSilva
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 01: houveram*
Linha 05: A chegada dos jesuítas ao Brasil ilustra tal percepção, pois eles impuseram novos dogmas a população primitiva brasileira, desrespeitando as religiões dos índios ** Não está errado, mas mudando a sequência dos períodos fica mais coerente e compreensível
Linha 07: novos dogmas a*
Quem impõe, impõe ALGUMA coisa ou impõe algo a alguém.
Linha 07: brasileira* começando com letra minúscula mesmo
Linha 10: e pela falta de empatia*
Parágrafo bom, apesar dos errinhos que pontuei. Senti falta apenas de conectivos entre os períodos, procure introduzir eles para que os parágrafos fiquem mais fluídos.
Parágrafo 02
Linha 01: por ter maior poder*
Linha 08: constatam-se
Linha 10: deveria ter um ponto final após ” nacional”
Linha 10: Logo, dificulta-se/ ou algum sinônimo
Linha 14: em desprezo a*
Linha 15: minoritárias
Linha 15: terão*
Linha 15/16/17: “porque terá sua essência apagada pela apropriação dela com o uso reconhecido e privativo da elite, porém injusto”.
Essa frase está um pouco incoerente e confusa, tente reformular.
Parágrafo 03
Linha 03: uma vez que não possuem*
Linha 07: resultado em um*
Linha 10: realizador*
Linha 11: mas é induzido a tomar tal atitude**
Linha 13: colocando em obsoleto as culturas**
Parágrafo 04
Linha 06: no qual transmitará/ será transmitido o pertencimento** ( “no qual” pois você está se referindo ao programa midiático, que está no masculino)
Linha 06: verdadeiro pertencimento** fica melhor
Linha 06: “na qual transmita o pertencimento verdadeiro da identidade cultural dos artistas”. Essa frase está confusa, tente reformular.
Linha 07: por meio do apoio de **
Sua argumentação está caminhando para ser ótima, parabéns! Gostei da construção dos parágrafos e também da ordem dos períodos e fatores, apesar de algumas frases estarem incoerentes.
Seus erros circulam muito em volta de esquecer de implementar uma palavra ou um artigo ou então colocar a palavra errada no período ( exemplo: colocar um “de” ao invés de um “do”), o que bloqueia a fluidez do seu texto na hora de ler.
Gostei bastante de você ter colocado a relação de poder que está incluído na apropriação cultural e ter citado o fato de o catolicismo ter apagado forçadamente as religiões da cultura indígena.
Você poderia ter desenvolvido um pouco mais aprofundadamente, ter falado, por exemplo, sobre o fato de que características culturais de um grupo em específico podem ser muito mal aceitas, mas quando adotadas por um indivíduo fora desse grupo é começa a ser “bem vista”. Só um detalhe para melhorar a sua redação, visto que a argumentação está boa.
Parabéns viu
Espero ter ajudado.