O cerne da Sociedade

  • 0

Redação para EsSA/EsPCEx – Dissertativa Argumentativa

-Deu 23 linhas no papel (min. 20 e máx. 30)

-Não é necessário ter modelo de intervenção

-Nota 0 a 10. 5 tá aprovado kk

==

TEMA: A prática da empatia na sociedade moderna

Título: O cerne da sociedade

 

O homem desde o começo dos tempos foi um ser social e sempre teve de viver em conjunto para assegurar sua sobrevivência, e com essa característica, acompanha-se um conjunto de atributos que regem sua convivência para que esta seja prosseguida de forma harmônica, sendo uma das mais importantes, a empatia pelo próximo.

É indiscutível o avanço tecnológico do homem ultimamente. Faz-se coisas que antes eram impossíveis; Porém, é de se observar também que a sociedade como um todo está passando por um processo de individualização com toda essa tecnologia, e isto afeta diretamente um dos pilares principais que sustentam a vida em sociedade: A empatia.

A empatia é justamente o que faz as pessoas prestarem socorro umas as outras, se ajudar de forma geral, e visualizando de forma mais profunda, é até mesmo o que compõe os valores intrínsecos da sociedade, pois é exercendo-a que se entende os efeitos de fatores externos sobre alguém e julga-se se aquilo é positivo ou não, definindo assim, os limites do que é aceitável para uma sociedade, que consequentemente, tem impacto direto na formação individual de todos que dela participam.

A falta de empatia em uma sociedade pode ser desastroso. Sem ela, a indiferença reinaria e deixaria a sociedade totalmente exposta a quadros caóticos de desordem, tudo apenas por negligência. Como já disse Edmund Burke, “Para que triunfe o mal, basta que os bons fiquem de braços cruzados.”

A empatia é uma qualidade de suma importância para a convivência social. É preciso respeitar e entender o outro primeiramente para que se chegue em algum lugar. É só com a ajuda mútua, cooperação e entendimento de todos que se obtém verdadeiro progresso.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, colega!
    Seu conteúdo e estrutura estão ótimos!
    Eu só tomaria cuidado com vícios de linguagem desnecessários, que podem nos fazer perder pontos como o uso de “como um todo”. Você poderia ter escrito só “sociedade” que já abrangeria, sem necessidade desse termo. Não é o seu caso, mas muitos estudantes usam pra “encher linguiça” então os examinadores já ficam com um pé atrás quando vêem o uso do “como um todo”.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.