A Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, garante qualidade à saúde e proteção, requisitos fundamentais para eficiência social dos cidadãos. Entretanto, vê-se contradição à ordem suprema ao analisar o desafio enfrentado pelos entregadores de aplicativos em meio a pandemia do Covid-19. Atualmente, milhares de pessoas precisam do serviço de entregadores, porém os mesmos continuam sendo desvalorizados, bem como sem regularização do emprego. Assim, torna-se urgente medidas atenciosas com essa classe trabalhadora.
Nos últimos anos, surgiu uma nova configuração de entrega à domicílio, requerendo entregadores dispostos a intempéries do meio. Ao analisar um fragmento da história, quando ocorreu o final da Segunda Grande Guerra, em 1945, sem os médicos a quantidade de soldados inexperientes que tratariam os colegas seria maior, decorrendo em mais mortes. Além disso, as condecorações aos servidores da saúde foram moderadas porque eram destinadas aos generais de alta patente. Paralelamente, o caso dos entregadores de aplicativos repete o episódio, eles são fundamentais para a realização do serviço, mas seguem sendo desvalorizados.
Outra análise, visualizando a alta quantidade desses serviços, carece a formalização dos entregadores. Nessa perspectiva, o avanço das tecnologias proporcionou o surgimento de novos trabalhos, aplicativos auxiliam comércios a aumentarem as vendas. Assim, os clientes realizam compras pelo aplicativo, o estabelecimento separa os produtos e os entregadores fazem o translado até o local solicitado. Todavia, esses servidores não são vinculados com os aplicativos e nem com o estabelecimento, permanecendo informais e a mercê de riscos, como o contágio do novo corona vírus. Desta forma, a Consolidação das Leis de Trabalho não aborda a formalização de tantos entregadores, carreira que já alcançou outro patamar diante à sociedade.
Urge, portanto, medidas para sanar os desafios enfrentados pelos entregadores de aplicativos. O Ministério do Trabalho – órgão de administração pública federal responsável pelas leis trabalhistas- deve regularizar o emprego de entregadores de aplicativos por meio de parcerias com os responsáveis dos mesmos. A fim de que essa nova classe trabalhadora seja inserida na sociedade e tenha seus direitos cumpridos e valorizados. Somente assim, a Constituição Federal dará atenção e atenderá a nação, proporcionando desenvolvimento pleno ao país.
Jffgg
oi espero ajuda.
.
introdução: OK
.
desenvolvimento 1: tente demonstrar seu ponto de vista e defende-lo. vc colocou algo de fora, mas vc usou muito disso e a parte da defesa ficou pequena: ”eles são fundamentais para a realização do serviço, mas seguem sendo desvalorizados.” Algo de fora: ”o final da Segunda Grande Guerra, em 1945, sem os médicos a quantidade de soldados inexperientes que tratariam os colegas seria maior, decorrendo em mais mortes. (Além disso, as condecorações aos servidores da saúde foram moderadas porque eram destinadas aos generais de alta patente)” tente resumi o máximo possível.
()- vc poderia tirar essa frase ja que a frase passada mostra o que precisa.
KeysiConradi
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa= 180 (parabéns pelo uso de conectores, contudo você repetiu bastante a palavra “aplicativo” ao longo do texto, o que deixa-o mais cansativo, logo, deixo como sugestão usar sinônimos como: app ou programa, e até pronomes.)
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo= 180 (em determinados momentos parece que não houve uma total compreensão do tema e de seus problemas)
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista=140 (Pareceu que a problematização fora escrita de forma superficial, não trazendo grande enfoque a isto, já que o que deveria chamar mais atenção, como os intemperes, falta de leis trabalhistas e exposição ao corona virus, fora tratado de forma leviana, de todo modo vale salientar que você discorreu muito bem sobre o assunto.)
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação= 200 (a construção do texto foi excelente, e seus parágrafos possuem uma linearidade de início, meio e fim)
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural=140 (Tente fazer uma proposta mais específica, a sua acabou ficando bastante superficial e simplista, parece que não compreendeu o problema por completo.)
nota= 840
Guilherme98
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa= 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo= 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista=200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação= 200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural=200
nota= 1000
Compartilhar
Guilherme98 Iniciante
Adicionou uma correção de terça-feira, 2/junho/2020 em 6:54 pm
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa= 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo= 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista=200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação= 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural=140
nota= 860