Iniciante

O carro será o novo cigarro?

  • 2

Modelo de redação da Unesp


A Revolução Industrial foi um movimento que surgiu na Inglaterra no século XIX, como forma de ampliar as riquezas das grandes potências. De maneira análoga, as chaminés das fábricas eram comparadas com os cigarros devido a quantidade de fumaça e a definição de status na época. Nesse sentido, no contexto atual, há o surgimento dos carros, estes que também soltam fumaça e podem mostrar o status de um indivíduo, podendo ser o novo substituto do cigarro.
Primeiramente, a conferência de Estocolmo foi criada com o objetivo de proteger o mundo do efeito estufa e diminuir o que tendia seu aumento. Entretanto, um carro libera dióxido de carbono para o meio do ambiente e, consequentemente, colabora para o aumento do aquecimento global e dos gases poluentes. A poluição gera doenças respiratórias e problemas para pessoas no meio urbano, assim como a inalação constante de fumaça tóxica. Logo, a poluição causada pelos carros é comparada com os malefícios causados pelo cigarro.
Além disso, durante parte do século XX, o tabaco era considerado uma maneira de status social e era consumido pela maior parte da população jovem, por ser considerado algo “popular”. Na atualidade, os carros também são vistos como padrão e poder existente na sociedade de acordo com o modelo do veículo. Com o passar das décadas, o cigarro foi perdendo a fama e é caracterizado pejorativamente e, por isso, os automóveis também podem perder seu devido valor futuramente.
Por conseguinte, nota-se semelhanças existentes entre o fumo e veículos, que estes causam problemáticas na contemporaneidade. Assim, os malefícios das máquinas foram avistados nas revoluções industrais e prolongados com o uso desenfreado dos cigarros e os carros, que podem acarretar no aumento dos gases do efeito estufa e, portanto, é preciso de medidas eficazes a fim de evitar que os danos casos não se perpetuem nas próximas gerações, com a ampliação dos novos modelos automotivos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom dia Giulia!
    A Revolução Industrial foi um movimento que surgiu na Inglaterra (1)no século XIX, como forma de ampliar as riquezas das grandes potências. (2)De maneira análoga, as chaminés das fábricas eram comparadas com os cigarros devido a quantidade de fumaça e a definição de status na época. Nesse sentido, no contexto atual, há o surgimento dos carros,(3) estes que também soltam fumaça e (4) podem mostrar o status de um indivíduo, podendo ser o novo substituto do cigarro.
    1- insira vírgula
    2- De maneira análogo a que? Achei esse conectivo bem infleliz!
    3- este – termo posterior esse — termo anterior
    4- Achei vago essa parte do status…. minha opinião.

    Primeiramente, a (1)conferência de Estocolmo foi criada com o objetivo de proteger o mundo do efeito estufa e diminuir o que tendia seu aumento. Entretanto, (2)um carro libera dióxido de carbono para o meio do ambiente e, consequentemente, colabora para o aumento do aquecimento global e dos gases poluentes. (3)A poluição gera doenças respiratórias e problemas para pessoas no meio urbano, assim como a inalação constante de fumaça tóxica. Logo, a poluição causada pelos carros é comparada com os malefícios causados pelo cigarro.(4)
    1- Boaaaa! Conferencia de Estocolmo é perfeita para citar!
    2- Nem todos os carros liberam CO2, então vale especificar mais!
    (3)- insira um conectivo
    4- desenvolva mais!
    Além disso, durante parte do século XX, o tabaco era considerado uma maneira de status social e era consumido pela maior parte da população jovem, por ser considerado algo(1) “popular”. Na atualidade, os carros também são vistos como padrão e poder existente na sociedade de acordo com o modelo do veículo. Com o passar das décadas,(2) o cigarro foi perdendo a fama e é caracterizado pejorativamente e, por isso, os automóveis também podem perder seu devido valor futuramente.
    1- não precisa de aspas! Elas servem para: citação textual, conceitos em evidencia, palavras estrangeiras, títulos.
    2- Isso é muuuiito relativo, muito opinativo também. Não achei desenvolvida a sua d2 :(

    (1)Por conseguinte, nota-se semelhanças existentes entre o fumo e veículos, que estes causam problemáticas na contemporaneidade.

    Assim, os malefícios das máquinas foram avistados nas revoluções industrais e prolongados com o uso desenfreado dos cigarros e os carros, que podem acarretar no aumento dos gases do efeito estufa e, portanto, é preciso de medidas eficazes a fim de evitar que os danos casos não se perpetuem nas próximas gerações, com a ampliação dos novos modelos automotivos.2
    1- Retomada check!
    Estou corrigndo conforme o modelo ENEM!
    2- Basicamente não há agentes da proposta de intervenção. Tem que ter: quem, oq, como, onde/detalhamento, para que.

    No mais gostei da sua redação, treie mais a estrutura, se atente nas pontuações, treine a proposta de intervenção e varie/abuse mais dos conectivos.
    Parabéns pelo esforço!

    • 1
  2. Não fugiu do tema, citou um movimento histórico ligando a algo tecnológico (carros) o que ficou muito bom, uma consequência de um vício relacionado a problemas poluentes, citando um problema mas não uma resolução.
    Ficou bom, desculpe se essa minha correção não ficou boa, pois é minha primeira.

    • 1
  3. Boa redação .porém, o mais correto é o uso de repertório sociocultural como históricos, series, filmes, citação coringa ,filosóficas, novelas, programas de tv e etc… Sendo assim não usar duas vezes alusões históricas. EX: parágrafo 1= cita um serie, parágrafo 2= cita uma alusão histórica e no parágrafo 3= uma citação filosófica. Lembrando que são 4 parágrafos com cada um 7 linhas. No ultimo parágrafo deve ser citado órgãos do governo, Ex: ministério da educação, superministério da economia, ministério do meio ambiente e etc. esses órgãos que vão/devem resolver o problema em que a redação fala. ESPERO TER AJUDADO VOCE

    • 0
  4. “Nesse sentido, no contexto atual, há o surgimento dos carros […]”
    O carro não é uma invenção muito atual, inclusive os que vemos surgindo hoje são mais inteligentes e menos poluentes. Talvez a palavra surgimento não seja a melhor. Popularização ou algum sinônimo, talvez?

    A menção a Conferência de Estocolmo foi muito brusca!

    “Com o passar das décadas, o cigarro foi perdendo a fama e é caracterizado pejorativamente e, por isso, os automóveis também podem perder seu devido valor futuramente.”
    Essa informação não agrega muito ao texto.

    Não sei como funciona a UNESP, mas se sua intenção é concluir com uma proposta de intervenção faltam itens muito importantes.

    Pronto! Não tenho muita autoridade nesse assunto, sou estudante. Esses foram os pontos que eu mais achei notável.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.