Iniciante

o capacitismo no cenário brasileiro

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O Brasil é um dos países signatários do Acordo de Salamanca, o qual instituí a busca por um ensino plural que respeite as diferencias e que possibilite a inclusão e transformação  de minorias, como pessoas com deficiência(PCD), em cidadãos. Entretanto, na contemporaneidade, a negligência do estado em infraestrutura educacional é um fator que inibe a inclusão social.

Primeiramente, é notório que a escola, enquanto instituição social, falha ao não possuir magistrados qualificados e alicerces acessíveis para uma educação inclusiva. Nesse contexto, o distanciamento de PCDs do ambiente escolar e a consequente carência de uma sociabilização adequada são fatores responsáveis pela baixa qualificação profissional e problemas de autoestima dos mesmos, além da reprodução de falas capacitistas por parte das massas populacionais que não veem a integração do diferente nos espaços sociais.

Além disso, é destacável que o estado deixa uma lacuna ao não estabelecer programas de qualificação profissional e contratação de PCDs. De acordo com dados do IBGE,  menos de 1% do total de empregos formais no país são ocupados por PCDs . Nessa conjuntura, a baixa qualificação profissional, a instabilidade do cenário econômico e o preconceito em relação às capacidades dos indivíduos por parte do setor empresarial são as principais causas do desemprego dessa parcela de cidadãos.

Fica evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para minimizar os efeitos dessa problemática. Assim, cabe ao Ministério da Educação, por meio de investimentos estratégicos, capacitar professores para um ensino adequado que respeite as diferenças entre os alunos, assim como na construção e reformas de escolas para possuírem infraestrutura adequada para a recepção de alunos PCDs. Também, é necessário que o Ministério da Economia, por intermédio de uma reforma tributária, institua que empresas que contratarem PCDs tenham amortecimento de impostos, diminuindo as taxas de desemprego entre essa faixa populacional. Dessa forma, será possível que, no futuro, haja inclusão social e, consequentemente, atenuação do capacitismo nos espaços de sociabilização.

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4 Correções

  1. 1) Institui* sem acento.
    2) Diferenças*
    3) “A inclusão e *a* transformação”” (paralelismo – se você coloca um artigo antes da primeira palavra “A inclusão”, deve por na outra “A transformação)
    4) Estado com letra minúscula é unidade federativa. Estado com letra maiúscula é país.
    5) “Magistrados” é sinônimo de juízes. Não há juízes na escola, de fato, porque não deve haver, magistrado trabalha comarcas e tribunais.

    Oi Mariana. Parabéns pela redação. Você tem pouquíssimos erros de gramática, isso é muito bom pra competência 1 da redação estilo enem. Eu daria 160 pra você nessa competência, porque também imagino que escrever no celular/computador/tablet não é fácil e a sua escrita é bem legível na maior parte do texto.

    A competência dois é aquela dos repertórios socioculturais. Sobre eles, o uso do Acordo de Salamanca foi muito bom pra fundamentar sua tese. Entretanto a sua tese ficou um pouco prejudicada porque você só fez dois períodos, o ideal seria você ter mais um período pra colocar os seus dois argumentos que serão desenvolvidos nos dois parágrafos de desenvolvimento.

    Por exemplo, ao invés de finalizar onde você finalizou o 1° parágrafo, você prosseguiria com outro período após o ponto, mais ou menos assim: “Tendo em vista a relevância do tema, é preciso avaliá-lo sobre dois aspectos, quais sejam a sociedade e o Estado” ou “a família e a escola” ou outro aspecto que você abordará nos parágrafos que nós chamamos de D1 e D2 (desenvolvimentos 1 e 2). Entende? Dessa maneira, ao escrever o D1, por exemplo, você já insere aquele viés que você instituiu no seu último período da Tese. Competência 02: nota 160 também.

    A competência 3 avalia os argumentos, os dados, falas de autoridade etc, o que você usou para fundamentar o seu ponto de vista. Nesse aspecto, o uso do IBGE foi muito relevante. Nota: 200.

    A competência 4 é acerca dos conectivos que você usou pra concatenar as ideias do texto. Foram muito bem usados também, em todos os parágrafos, parabéns! Nota 200.

    Por fim a competencia 5 trata da proposta. É preciso salientar que aqui você só precisa de uma proposta completa. Nesse sentido, tanto na primeira quanto na segunda proposta eu senti falta da finalidade da ação. Vamos lá.
    A primeira proposta:
    Quem? Ministério da Educação ✔
    O que? Capacitar professores ✔
    Detalhamento {para um ensino adequado que respeite as diferenças} ✔
    Meio? Investimentos estratégicos ✔
    Fim? –
    Não tem finalidade. Você propõe outra medida após a vírgula.
    “assim como na construção e reformas de escolas para possuírem infraestrutura adequada para a recepção de alunos PCDs”

    Na segunda proposta, vamos lá
    Quem? Ministério da Economia ✔
    O que? Institua que pessoas que contratam PCDs tenham amortecimento de impostos ✔
    Detalhamento? Não há
    Meio? Reforma tributária ✔
    Consequência/fim? Diminuir as taxas de desemprego ✔

    Nesse sentido, pontuo como 160.

    Nota final: 880

    Eu queria dizer pra você que um dia eu estive fazendo redações também para o enem/vestibulares e esse tipo de correção que me dispus a fazer hoje é o estilo que eu recebia e que me ajudou a fazer 940 no ano passado. Quero te parabenizar por estar tentando, nós sabemos que não é fácil.

    Percebe-se que você já tem um excelente conhecimento da estrutura das redações do Enem, desejo sucesso 💗

    “Por isso não tema, pois estou com você;
    não tenha medo, pois sou o seu Deus.
    Eu o fortalecerei e o ajudarei;
    eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” [Isaías 41:10]

    Se quiser conversar, sou @capitusejulietas no Instagram.

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  2. Boa noite! Seu texto é muito bom , mas time cuidado em alguns desvios ortográficos,no seu desenvolvimento faltou fechar com os 3 períodos issi acabou prejudicando um pouco a C2 , na sua conclusão faltou o detalhamento ,quase fechando a C5
    Então sua nota será 880
    C1 160
    C2 160
    CE 200
    CE 200
    C5 160
    Meus parabéns, continue asim que virá 900+

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  3. Olá!!! Bom, vamos lá.
    Na introdução eu notei que você não colocou quais argumentos que iria usar, portando é muito importante deixar na introdução sobre o que você vai abordar nos desenvolvimentos 1 e 2. Caso fique em dúvida procures uma redação nota mil na internet e veja que colocam na introdução sobre o que vão falar nos desenvolvimentos. Na introdução é legal você usar 3 ou mais períodos. eu recomendo 3!
    Nos desenvolvimentos eu não consegui ver erros. Bato ´palmas pra lenda!!!
    Quanto a conclusão, vc fechou com chave de ouro. Pratique mais por que eu sinto cheiro de mil

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  4. Olá! Boa tarde! Como vai? Espero que esteja bem!
    Sua redação possui erros ortográficos, mas nada muito preocupante. Falta de algumas vírgulas se atente a isso.
    Sua proposta de intervenção ficou demais, parabéns!
    Então sua nota será 900

    Competência 1 – 180
    Competência 2 – 160
    Competência 3 – 180
    Competência 4 – 200
    Competência 5 – 180

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