De acordo com Byung-Chul Han, filósofo da contemporaneidade, o mundo pós segunda guerra mundial trouxe uma sociedade a qual ele chamou de “sociedade moderna”, que era extremamente controlada e monótona. Não obstante, após esse período houveram grandes mudanças, como o excesso de positividade, a necessidade de autoafirmação, entre outras características que o levaram a nomear o conjunto de pessoas dessa nova fase de”sociedade do cansaço”. Destarte, é necessária a compreensão desse cansaço e o que isso ocasionou no contexto atual.
Em primeiro plano, Han aborda a exaustão da população por conta da necessidade de se afirmarem dentro de seu meio, tendo como exemplo, a postagem de uma foto feliz em meio a rede social apesar de estar em um momento triste, com o intuito de agradar o “olhar do outro”. Por consequência, patologias como depressão, ansiedade e TDAH são muito comuns atualmente devido ao alto nível de “stress”. Em suma, o filósofo observa que a sociedade do cansaço está sendo constantemente observada por ela mesma através de tecnologias e isso ocasiona o seu esgotamento.
Sob esse prisma, o sociólogo Zygmunt Bauman defende através de seu livro “Modernidade Líquida” a liquidez das relações atuais, que seria uma metáfora à fluidez e efemeridade dos relacionamentos. Nesse contexto, o autor faz uma crítica à busca incansável da felicidade através do consumismo, o que leva as pessoas a se moldarem para se encaixar no meio em que convivem, o que ele chama de “identidade líquida”. Desse modo, tais atitudes acabam gerando um certo cansaço social e mental, característica que tanto Bauman quanto Han encontram na sociedade contemporânea.
Visando o melhoramento da sociedade em questões de saúde, ações devem ser tomadas. Nesse contexto, o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação deve promover o ensino, principalmente para jovens, explicando a importância da conscientização de cada um a respeito da sociedade atual, o que deverá ocorrer por meio de palestras. Portanto, a partir disso, a população pode vir a mudar novamente e deixar o cansaço e as patologias que esse causa para trás.
MarcusViniciusRocha
A sua introdução expôs de forma correta o tema, colocando dessa forma a problemática que se mostra na sociedade brasileira hodierna.
Os dois parágrafos de desenvolvimento demonstraram uma coesão e coerência muito boas. No entanto, chamo atenção para o uso exacerbado de aspas ao longo da redação, na qual você deverá ter cautela para colocá-las no momento certo.
Sua conclusão mostrou-se eficaz e realizável, porém deveria ter explicitado em quais instituições ocorrerá esse ensino.
No geral, ficou muito boa sua redação, parabéns.
[email protected]
Creio que a sigla TDAH deve ser explicada: TDAH (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) O restante esta tudo ok pra mim
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..