Iniciante

O cansaço na sociedade contemporânea

  • 1
  1. A base do relógio

    O homem está sempre correndo contra as engrenagens de um relógio.
    A impressão mundial é de que o tempo passa rápido demais e por consequência, não se tem tempo para efetuar todas as atividades que deveriam ser concluídas em determinado dia, passando a serem acumuladas.

    A partir do momento em que ocorreu a Primeira Revolução Industrial e com ela, a invenção das máquinas movidas a vapor por James Watt e outros maquinários pesados que seriam utilizados e dispostos em indústrias, a humanidade e o seu progresso passaram a considerar o prazo como o seu inimigo, propriamente dito.

    No modelo Toyotismo, tempo e dinheiro são considerados grandezas diretamente proporcionais, pois um é movido pelo outro, o que é aplicado pelos empresários que movem a sociedade capitalista.

    Contudo, não é nítida a preocupação com o bem estar do proletário, que vive exclusivamente para a execução de seu trabalho, devendo estar disponível para a continuidade de sua função, o que o leva, em muito dos casos, a desenvolver sintomas de doenças fisicas, emocionais e psicossomáticas, cujo tratamento para estas últimas seria a recomendação de um período afastado da vida moderna e concentração em seu próprio ser.

    Todavia, é preciso realizar a conciliação do trabalho e dos momentos de lazer, pois se o primeiro é tido como uma tarefa que enobrece e grandifica, o segundo é caracterizado como uma válvula de escape do estresse da sociedade regida exclusivamente pelo tempo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Não sei qual o modelo de correção você deseja, mas irei seguir a do enem.
    1) Você foge um pouco da estrutura usualmente aceita (não é ruim) , mas escrever em 5 ou mais parágrafos é difícil, o desenvolvimento, ao meu ver, fica muito mal estruturado e necessita de uma habilidade maior de escrita. Opte mais pelo modelo casual 4 parágrafos.
    2)Tua redação não tem parágrafos muito bem definidos , chego a pensar que há 2 introduções, 1 e 2 paragrafo. além disso, o que acho ser teus parágrafos de argumentação ficaram muito expositivos, com exceção do penúltimo que achei bem legal e bastante crítico, embora não tenha uma voz de autoridade para embasar na argumentação .
    3) A intervenção faltou maior desenvolvimento , bem como uma estrutura tipica que demonstre ações, meios , modos e agentes.
    OBS: Recomendo bastante que estude a tipologia textual que pretende escrever (dissertativa argumentativa) bem como entender como funciona a estruturação desse tipo de texto . você parece ter muito conhecimento de mundo, e estrutura é um dos seus maiores impasses nesse momento,

    • 1
  2. olá! não sou corretora profissional, mas vou te falar o que achei da sua redação.
    bom.. parece que sua redação fugiu um pouco da estrutura da redação do ENEM.
    dica: comece a estudar a estrutura da redação dissertação argumentativa.
    comece sua redação contextualizando com repertórios e deixando sua opinião que é a tese.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.