Iniciante

O cansaço na sociedade contemporânea

  • 0

A 3 milhões de anos atrás na Idade da Pedra, tanto homens quanto mulheres realizavam tarefas sem indisposição. Hoje na sociedade contemporânea é notório a insatisfação das pessoas com tudo em seu entorno, além de sua acomodação fixada e preguiça. Contudo, essa situação é vista na maioria das vezes por pessoas presas à tecnologia.

Um estudo levantado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – Ibope Inteligência – apontou que cerca de 98% dos brasileiros apresentam algum nível de fadiga. Vale ressaltar que atualmente a jornada de trabalho e estudos faz parte da vida de muitos brasileiros, ademais muitos destes se apegaram a tecnologia ao ponto de amanhecer e anoitecer com seus aparelhos eletrônicos. Isto implica no cansaço e fadiga dos mesmos.

É necessário descansar no mínimo 8 horas diárias conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Como a população não respeita esse tempo, acaba sofrendo muitas vezes, distúrbios de sono, desenvolvendo doenças mentais, visuais e alterações nos sistemas do corpo. Por isso é essencial soluções para este problema.

Como diz o pensador Renato Santos “Descansar também faz parte da batalha”. Por isso faz-se necessário que o Governo juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS) implementem nas escolas palestras ministradas por psiquiatras ou psicólogos, onde possam ajudar os jovens a organizar seu tempo, além disso tais agentes devem expandir campanhas para todos os cidadãos, tendo como finalidade diminuir os vícios tecnológicos. Assim é possível amenizar problemas de saúde e cansaço.

Compartilhar

3 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    1º Paragrafo ) – Achei bem bacana os ”links” que você fez.
    Não sou professor de português, mas no segundo período, após Hoje, acho que precisa de vírgula.
    2 e 3º Paragrafo) – Achei eles bem bacanas e embasados, mas pode melhorar bastante na análise crítica e desenvolvimento, principalmente do terceiro paragrafo.
    4º Paragrafo ) – Achei que foram respondidas as perguntas bases de uma boa intervenção, O que? Quem? Como? Por isso acho que fez uma boa proposta, mas ainda sim acho que falta mais detalhamento para o 200, mas sua intervenção é 160+.
    Não sei dar nota para redação, mas a sua tira FÁCIL mais de 800. Sua redações tem estruturas e boa divisão, as ideias fluem bem.

    • 1
  2. Você escreveu muito bem, foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim !
    Me ajuda avaliando meu comentário.

    • 0
  3. Uma ótima redação com pontos de vista bem definidos. Apenas cuidado com as concordâncias . Ler bastante ajuda a termos mais assuntos para adubarem a tese defendida. Além disso vale ressaltar que a cronologia da escrita é valida ,dessa forma atente mais ao prosseguimento do raciocínio lógico .

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.