No livro “Extraordinário” de R. J. Palacio, são tratados assuntos cotidianos, como o preconceito e o bullying. Dessa forma, fora da ficção, o bullying – termo que surgiu a partir do inglês bully, que significa brigão ou valentão – é um ato que vemos no dia a dia, seja na escola ou em qualquer outro lugar. Segundo o jornal G1, uma pesquisa nacional mostrou que 21% dos casos ocorrem em sala de aula, mesmo com os professores presentes.
É importante destacar que o bullying não está presente apenas na sala de aula, ou entre os jovens. Há também o cyberbullying, um tipo de assédio virtual, que ocorre através da internet, ou de outras tecnologias, ultrapassando assim, a barreira física. Nele, os agressores utilizam perfis falsos para intimidar e humilhar pessoas. Eles pensam estar protegidos, pois há uma tela que esconde a sua identidade real, e os poupam de ter que encarar as vítimas pessoalmente, mas não é bem assim.
A frase “Internet não é terra sem lei”, exemplifica bem isso. Há punições, de acordo com o Código Penal, para crimes contra a honra, onde se configura o cyberbullying. No Brasil, os praticantes podem pegar até 4 anos de reclusão, isto é, uma pena que priva a liberdade, ou eles podem ser condenados a pagar indenizações. De qualquer maneira, tanto o bullying, quanto o cyberbullying trazem sérias consequências para as vítimas: elas ficam fragilizadas, seu desenvolvimento escolar é prejudicado, além de ansiedade, medo e insônia.
Entretanto o agressor também sofre, ele desenvolve tendências, desde de cedo a praticar bullying. Isso dá a ele, uma série de problemas como a falsa sensação de poder, desenvolvimento de comportamentos antissociais e a prática da violência doméstica. É dever de todos fazer com que, o bullying seja erradicado, seja você a escola, o pai ou até mesmo um espectador. A escola pode tomar medidas preventivas como a conscientização dos alunos e da família, reforçar o quão prejudicial é isto para todos, capacitar professores para que lidem com o conflito. Dessa maneira, as vítimas receberão o suporte necessário para superar e enfrentar o ocorrido.
Laiiroocha
olá! A sua redação está bem estruturada,porém foge ao objetivo do texto dissertativo-argumentativo pedido na redação do enem.
Competência 1:180,seu texto apresenta poucos erros na norma culta da língua portuguesa.
C2:200,toda a sua redação está dentro do tema proposto,sem nenhum tangenciamento.
C3:100,seu texto está mais para expositivo do que argumentativo.Principalmente no primeiro parágrafo,que faltou seus dois argumentos,para desenvolver,nos dois parágrafos de desenvolvimento.
C4:140,Sua redação praticamente não tem conectivos,nem dentro dos parágrafos,nem no início de um,tornando-o sem articulação,entre os períodos.
C5:100,Você apresentou duas propostas de intervenção e nenhuma das duas estão completas,faltando responder as 5 perguntinhas,exigidas(o quê?,Quem?,como?,Para quê? e detalhamento da proposta).
nota final:720
Apesar dos erros,sua redação foi muito bem escrita e sei que você se esforçou para dar o seu melhor,continue assim,sempre progredindo!!
Pietra2008
Muito obrigada por corrigir a minha redação! Essa redação é para a escola, 8º ano, por essa razão que não tenho muito conhecimento sobre conectivos e etc. Tentarei corrigir meus erros, para que, consiga uma nota melhor. De qualquer forma, muito obrigada!
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————
Anaazeved
Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção com base no meu conhecimento.
Introdução:
Muito bom seu repertório.
Não precisava daquele “Dessa forma” ali.
Não precisa exagerar no repertório, você colocou 3 referências só na introdução, não é um texto informativo.
Deixou a tese bem explicita, parabéns.
Dica: coloque seus dois argumentos na introdução, pois facilita para o corretor identificá-los, além de demonstrar organização textual. Coloque no lugar daqueles dados do G1.
———————————————————————————————————————
1° parágrafo: .
É obrigatório pela norma do ENEM que os seus parágrafos argumentativos tenham um conectivo de início. Use: Sob esse viés/ sob essa perspectiva, é importante destacar que o…
Você fez um parágrafo expositivo, cadê seu argumento?
Faltou repertório também, você poderia ter usado o do G1 que utilizou na introdução e contextualizado.
Você apenas expôs fatos e não argumentou nem demonstrou seu ponto de vista, perde muitos pontos.
—————————————————————————————————————————-
2° parágrafo:
Novamente, falta conectivo de início de parágrafo, use: Outrossim, ademais a frase…
De quem é essa frase? Você só pode utilizar um repertório se tiver um agente legitimado, um filósofo, revista, centro de pesquisas, instituição, etc.
Se o seu argumento é que o bullying e cyber fragilizam o psicológico das vítimas pq não explorou isso?
Repertório não legitimado.
Mais uma vez, texto expositivo, como se fosse uma notícia, sem argumentação ou defesa da tese.
———————————————————————————————————————————–
Conclusão:
Você precisa se posicionar na introdução e defender até o fim sem contradições, você ta defendendo o agressor ou as vítimas? Seu objetivo é convencer o corretor, e para isso não pode ter dúvidas nos seus posicionamentos.
Erro de vírgulas, isso dá a ele uma série de…
NÃO USE “VOCÊ” NA REDAÇÃO
Você fez duas propostas, se eu fosse considerar a primeira ia falta o agente:
AGENTE: (todos quem? População? Governo? Indígenas? Palhaços?)
No entanto, vou considerar a segunda que está mais completa, escolha fazer apenas uma, mas que esteja completa, ok?
Falta o conectivo. Ex: Portanto/destarte, o agressor…
Agente: correto (a escola)
Ação: correto. (conscientização)
Modo/meio: INCORRETO
Detalhamento: INCORRETO
Efeito: correto (suporte para suportar)
UMA DICA: retome um repertório que você usou na introdução, ex: Somente assim a realidade de bullying do livro “Extraordinário” ficará apenas no campo ficcional.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) achei alguns erros de concordância e vírgulas, mas no geral você escreve muito bem. Procure um professor, pois eu tenho dificuldade nessa área.
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo) na estrutura você foi bem, mas falta colocar os conectivos obrigatório ok??
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 80 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) poderia ter explorado mais seus argumentos, principalmente o primeiro. Texto expositivo: procure a diferença entre texto dissertativo-argumentativo e informativo-expositivo?
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 120 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) não tem conectivos, os parágrafos não estão bem estruturados e sem progressão estrutural
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 120 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) faltaram 2 elementos obrigatórios
NOTA FINAL: 680
Você escreve muito bem e está no caminho certo, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem no meu instagram de estudos que é: study.anav, avisando que postou, porque aqui as mensagens são muito ruins😊. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Se você puder me dar a melhor correção, pois da muito trabalho corrigir assim com detalhes eu ficarei muito grata 😊 .
ESPERO TER AJUDADO!