O Brasil na terceira idade: o país está preparado?

  • 0

Tema: O envelhecimento da população brasileira e seus desafios

 

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, “Não são as crises que mudam o mundo, e sim como reagimos a elas”. Sob tal ótica, diante da falta de planejamento, político, que atenda as demandas do envelhecimento brasileiro, é evidente como o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora a inatividade da população defronte aos interesses individualistas de seus governantes, e como efeito, emerge o risco do atual sistema de saúde não suportar a procura, que tende aumentar nos próximos anos.

Em primeiro plano, é axiomático como a não participação dos cidadãos pode agravar o problema. Acerca disso, tendo em vista que o hodierno contexto coincide como uma prospecção negativa da ideologia defendida pelo dramaturgo alemão Bertold Brecht – “Que continuemos nos omitindo da política, isso é tudo que os mal feitores da vida pública desejam” – evidencia-se que o cenário, atual, propícia ações individualistas por parte do Estado, dentre as quais é possível abordar o montante de 24 milhões gastos no ano de 2016, no cartão presidencial, segundo o site Blasting News. Faz-se mister, logo, a ampliação de medidas com o objetivo de solucionar esse imbróglio.

Em consequência do supracitado, são notórios os problemas de sobrecarga que o sistema de saúde brasileiro passará, caso seja mantidas tais condições. Com isso em voga, haja vista que 75% dos brasileiros na melhor idade utilizam o SUS – de acordo com um estudo realizado pela ELSI-Brasil – nota-se o potencial risco da saúde pública defronte ao não planejamento. Por conseguinte, evidencia-se a imperiosa necessidade de aplicações para administrar essas, negativa, tendência.

Depreende-se, portanto, a premência de medidas com o fito de mitigar esse impasse. Destarte, cabe ao Ministério da Educação, por intermédio da alteração na Base Nacional Comum Curricular, adicionar a disciplina de Educação Política, desde a tenra idade, a qual tratará de lecionar a importância de uma população ativa politicamente e criteriosa no que rege as solicitações de melhoria. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde! Seu vocabulário é excelente, mas vou tentar te dar algumas dicas:
    1- não use palavras de senso comum, como, por exemplo, “é notório”, “é perceptível”, “nota-se”
    2- a tese poderia ter sido um pouco mais voltada ao envelhecimento
    3- você poderia ter falado mais do envelhecimento e menos da política (sei que os problemas estão atrelados, mas o foco seria o envelhecimento)
    Espero que melhore cada vez mais!

    • 1
  2. Olá! Bom dia! Gostaria de parabenizar pelo texto, vocabulário excelente, você escreve muuito bem. Não sou especialista em redação, mas vou tentar colocar alguns pontos aqui:
    1. Introdução – muito boa. Só tem erros de vírgula
    2. D1 – tem um período muito longo ali, tente, nas próximas vezes, tentar diminuir um pouco. Também acho que poderia ter desenvolvido um pouco mais da argumentação. Mas foi uma boa estratégia tazer dados e citação. Tem erros de acentuação e vírgula
    3. D2 – muito bom novamente, tem a presença do repertório, mas está pouco desenvolvido.
    4. PI – excelente, faltou somente o efeito
    5. Seria bom se tivesse foca um poquiiiinho mais na questão do envelhecimento da população brasileira. Por exemplo, poderia ter falado sobre a questão da inversão da pirâmide etária, a questão da População Economicamente Ativa e como o envelhecimento poderia piorar ou melhorar, assim vai. Mas gostei bastante do seu texto. parabéns!
    C1 – 160
    C2 – 160
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 – 160
    Total: 880

    • 1
  3. Olá! Bom dia! Gostaria de parabenizar pelo texto, vocabulário excelente, você escreve muito bem.
    Continue estudando e se esforçando para a cada dia fazer uma redação melhor que a outra!!
    BONS ESTUDOS!
    Olá! Bom dia! Gostaria de parabenizar pelo texto, vocabulário excelente, você escreve muito bem.
    Continue estudando e se esforçando para a cada dia fazer uma redação melhor que a outra!!
    BONS ESTUDOS!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.