Iniciante

O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil

  • 0

O Brasil é um país de dimensões continentais. A extensa área territorial brasileira acentuou um problema muito comum nos países em desenvolvimento, a desigualdade regional. Ao longo da história do país sempre existiram os polos de investimento mas nem sempre interligadas e geralmente independentes.

A indústria cada vez mais dinâmica exige um transporte eficiente. Vemos uma dificuldade acentuada no deslocamento de insumos dentro do território brasileiro. Sendo assim, as empresas de manufatura prefere se instalar onde há facilidade de obter materia prima. A giganstesca dimensão e a alta dependência da malha rodoviária afasta investidores que necessitam de agilidade na entrega dos pedidos. Por consequência, cria-se polos e regiões mais distantes ficam de fora desses investimentos.

Da mesma forma, nossa história mostra como nos desenvolvemos polarizados. Assim sendo, temos os exemplos de Pernambuco com a indústria da cana-de-açúcar, no sudeste com o café e posteriormente com o latex na região norte todos independentes e pouco interconectados produzindo geralmente para exportação. Atualmente temos uma alta concentração de produção na região sul do Brasil em contraste com as demais regiões. Desta maneira, nota-se o pouco investimento, ao longo do tempo, numa malha interna multimodal de transporte de cargas no Brasil.

Portanto, a necessidade é urgente de ir além e garantir uma pluralidade das malhas de deslocamento entre as regiões do país que garanta a entrega com eficiencia, agilidade e, principalmente, alcançe. Ademais, os governos federal, estadual e municipal, nas suas respectivas esferas de competência, tem o dever de criar leis que garantam ao investidor local custo de operação competitivo em relação aos grandes polos. Desta forma, tende a amenizar a diferença histórica e sazonal dos investimentos tornando o Brasil menos desigual.

Compartilhar

2 Correções

  1. Possui erros de concordância, pesquisa mais acerca do uso de pluralXsingular, e paralelismo textual.

    Introdução: Incompleta, a tese não está clara e não dá pra saber sobre o que você irá desenvolver ao longo do texto! Os 3 elementos necessários para uma boa introdução são: CONTEXTUALIZAÇÃO+PROBLEMATIZAÇÃO+TESE

    Desenvolvimento: Falta coesão em todo o seu texto, principalmente na introdução e no D1, e percebo que você tangenciou um pouco o tema, faltou mais coerência entre as suas ideias e a defesa do seu ponto de vista não está muito clara. Procure também usar repertórios socioculturais diversificados pra não perder ponto na C2.

    Conclusão: Alcance***
    Está incompleta também, como a ação vai ser realizada, através de quê? Qual a finalidade? Isso não ficou muito claro e faltou detalhamento.

    Acredito que a sua nota seria de 600 a 760… Espero ter ajudado, continue estudando, é um processo de muito estudo e treino até chegarmos ao tão sonhado 1000 na redação.

    • 1
  2. oi espero ajudar

    uma coisa que vez vc erra a redação inteira: fugir do tema. Vc quis fala que a falta de deslocamento faz ter uma desigualdade, mas no seu texto vc só focou em falar do transporte e não falou quase do tema. sua redação poderia ser zerada.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.