Iniciante

O Brasil da polarização.

  • 1

“No meio do caminho há uma pedra, há uma pedra no meio do caminho” cita o poeta Carlos Drummond de Andrade em relação aos obstáculos que impedem o progresso de algo. Análogo a isso, uma das grandes pedras da realidade brasileira é o conflito premeditado como estratégia política no Brasil. Nesse sentido, configuram-se como principais consequências para o revés, a perda da liberdade de expressão e a inconsciência do indivíduo.

Diante desse cenário, é oportuno pontuar que a falta de livre expressão possui íntima relação com o problema. Segundo a Constituição Federal de 1988 – documento situado no topo do ordenamento jurídico – todos os cidadãos possuem o direito de expressar sua opinião. No entanto, o que realmente se vê no cenário brasileiro hodierno, é a intolerância entre opiniões antagônicas, causando a censura forçada de ambos os lados. Assim, o conflito intenso inviabiliza a dissolução dessa conjuntura inaceitável.

Denuncia-se, outrossim, o esquecimento dos problemas sociais que atingem a própria população. Acerca disso, o filósofo mexicano Adolfo Vazquez discorre que as pessoas tendem a seguir uma ideologia externa, perdendo o senso de indivíduo e o significado de bem e mal. Paralelo a essa questão, os brasileiros, ao incentivarem a polarização intensa, acabam negligenciando o cenário ao seu redor e, consequentemente, as questões de ordem pública são deixadas de lado. Deste modo, ações devem ser feitas com urgência para a resolução do impasse.

Em suma, observa-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados ao choque de conflitos políticos entre o povo. Logo, o governo em parceria com a mídia devem promover projetos educacionais, através de uma ampla divulgação midiática que inclua debates pacíficos, reportagens, eventos em redes sociais, entre outros. Nesse sentido, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico do espaço político e, posteriormente, a erradicação do óbice. Pois, como afirma Gabriel o Pensador, é na mudança do presente que se pode moldar o futuro.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá Gigi!
    Gostei bastante do tema da redação, porém você poderia ter explorado mais sua introdução senti falta de um repertório mais explorado a temática (nada contra Carlos Drummond tá? kkk). Cuidado com o que escreveu em “principais consequências para o revés”, eu acho que seria causa (é importante que desenvolva pelo menos uma).
    Os dois desenvolvimentos estão ótimos mas você poderia ter usado alguns dados ou citações legitimadas para passar veracidade aos argumentos. Mas não tira o fato de estarem boas!
    Na intervenção pecou em citar o Gabriel, haja vista que você não abordou anteriormente no seu texto. Ademais, senti falta da relação – encaixe – dos desenvolvimentos com sua proposta, porque achei distantes um pouco do ponto de vista. Quanto aos elementos está ok!
    Boa sorte na caminhada até o notão!!! :)
    *Por favor se possível coloca entre as melhores correções*

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.