O avanço no crescimento das drogas no Brasil.

  • 0

Assim como a fuga para a morte maquiava a realidade para os românticos do século XIX, as drogas também funcionam dessa forma para muitos, em especial para pessoas psicologicamente e estruturalmente afetadas. Contudo, há perigo: Essas substâncias agem sobre o sistema nervoso central, intensificando psiquicamente a saúde do indivíduo, além da dependência que acaba se agravando. Haja vista, que mais de 25 milhões de brasileiros sofrem com essa realidade.
Segundo a ONU, em média 0,6% da população mundial adulta faz o uso de substâncias químicas, e o mais preocupante é que apenas 1 a cada 6 dependentes obtêm tratamento, ou seja, tal problema está longe de ser combatido. Em Utopia, de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, o corpo social é padronizado pela ausência de conflitos. Entretanto, obstante do ficcional, com o uso de entorpecentes ilícitos, empecilhos são colocados para a concretização dos planos de More.
Por conseguinte, Paulo Freire, dizia que a educação sozinha não pode transformar uma sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda. O ensino – mas não somente ele – é um fator primordial na questão, o sustento pedagógico e psicológico andam em conjunto. Com esse apoio e ajuda, cada membro da sociedade acaba sendo influenciado de maneira positiva.
Por fim, é mister que o Estado tome providências com o propósito de resolver o impasse para que os cidadãos possam se esclarecer sobre os malefícios desses narcóticos, urge que o Ministério Público, juntamente com a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), por meio de palestras e facilidade no acesso ao tratamento de saúde mental com profissionais capacitados e especializados a partir da infância, para que o pensamento de usar a droga não seja considerado, pois a educação será implantada desde cedo. Somente assim, o “suicídio” para fugir da realidade não será presente no corpo social.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, boa noite.
    Tudo bem?
    Eu simplesmente amei a sua redação. Eu só iria para falar você se atentar mais na estrutura da introdução, não teve um teor de autoria no começo. Faltou uma tese mais objetiva, que acabou não correlacionando com a conclusão. No modo geral, a redação ficou bem estruturada. Acredito que, com alguns detalhes, vai unificar uma redação impecável.
    Boa sorte nos estudos. Vai arrasar no ENEM. 👏🏻

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.