O avanço e o combate a depressão

  • 0

Isso é muito grave e pode levar morte, a depressão já é  considerada a doença do século, que nos últimos dez anos cresceu 18,4% deixando o Brasil em segundo com relação a prevalência ficando um pouco atras dos Estados Unidos.

Segundo dados revelados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no dia 23 de fevereiro de 2017 5,8% da população sofria de depressão ou ansiedade o que representa  11,5 milhões de de pessoas, uma doença que parece ter como alvo jovens com idade entre 14 e 29 anos. a mesma foi causadora de mais de treze mil suicídios.

Ainda não está comprovado o real motivo ou razão, mas alguns especialistas buscam hipóteses e tem como alvo traumas de infância, desigualdade social,e principalmente complexos de inferioridade. Em um pesquisa feita o Brasil foi apontado como o maior consumidor de ansiolíticos e antidepressivos. Recentemente um streamer chamado Alexandre Gaules relatou em uma rede social que foi abusado pela mãe na infância, o que fez com que ele apresentasse sérios  sintomas de depressão que só foi vencida com terapia, ajuda de remédios e amigos que o apoiaram.

Depressão tem cura e alguns projetos tem sido forte aliados nessa luta contra o suicídio, a ampliação de instituições de auxílio as famílias carentes que é a parte mais frágil da sociedade ajudaria fortemente nessa luta. porém o mais importante e a compreensão e o acompanhamento  principalmente da família e então quem sabe assim a sociedade consiga superar essa problemática e por um fim na responsável por tantas mortes no mundo inteiro.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá Jhonny!
    A sua redação tem um tema bastante polêmico, que deve realmente ser discutido. Um ponto negativo que eu percebi logo no inicio é quando você usa o “isso”, sugiro que nas próximas você comece com o nome principal do tema. Um ponto positivo foram os dados de pesquisa que apresentou. Parabéns pela sua redação!

    • 1
  2. Olá! Falarei primeiro dos pontos negativos e então depois dos positivos. Logo no início você inicia com o pronome “isso”, e esse pronome demonstrativo serve pare retomar uma ideia já dita antes(anáfora), o que não é o caso. Inicie sua introdução tentando explicar o tema, como se a banca não soubesse do que se trata. Você tem q iniciar explicando o tema em um contextomas de forma impessoal. E aí sim, depois, você apresenta sua tese em que você vai demonstrar suas ideias (sua opinião) iniciais, e depois retomando essa ideia nos seus argumentos e na conclusão. Tente escrever os parágrafos com no mínimo 3 períodos(tem de haver no mínimo 3 pontos finais), é essencial. Você apresenta bons dados estatísticos, o que ajuda muito no nos seus argumentos(desde que sejam verídicos). E lembre-se, você deve(caso a redação seja modelo Enem) apresentar uma proposta de intervenção respondendo os famosos “quesitos dos pronomes interrogativos” que são: quem, o que, como, pra que. Desculpe-me por alguma das críticas mas o meu objetivo é ajudar os outros a evoluírem e também evoluir com os outros. Vamos treinar e evoluir cada vez mais, que com certeza a gente chega nos nossos objetivos! ;)

    • 1
  3. Acredito que você está no caminho certo, e deve continuar a praticar a escrita de mais textos buscando sempre maior qualidade de escrita. Seus argumentos são bons.
    No entanto, sugiro uma melhor reescrita do texto. Fazendo algumas modificações como por exemplo, retirar o “isso é muito grave”. Entendi como leitor que você quis chamar atenção para a gravidade do problema: a depressão. Você pode manter esta introdução, mas sugiro que reescreva a fazendo alterações. Ponto positivo pra você, pois mencionou dados da OMS dando maior credibilidade a seus argumentos. Seu desenvolvimento e conclusão não apresentam problema de ideias, somente de rescrita, buscando tornar o texto mais formal.
    Por fim, gostaria de contribuir com a temática colocando meu ponto de vista a cerca de seu tema. A depressão como você mesmo menciona pode ter raízes na questão familiar. Mas por outro lado, ela também é resultante da nossa sociedade. Vivemos em função da produção e do lucro, e inclusive sacrificamos nossa vida e saúde mental em prol de resultados. Além disso, na atualidade os jovens são muito cobrados sobre cursar faculdade, trabalhar, se formar, e já atuar na área de atuação. Entende como o jovem é sobrecarregado e cobrado por resultado. E se você não mostra estes resultados na sociedade, você visto de forma negativa. Então, vejo que tudo isso também contribuir para que muitos jovens caíam na depressão.
    Espero ter ajudado!
    E continue escrevendo, reescrevendo que você chega lá!

    • 1
  4. Isso é muito grave e pode levar a morte! A depressão já é considerada a doença do século, que nos últimos dez anos cresceu 18,4% deixando o Brasil em segundo com relação a prevalência ficando um pouco atras dos Estados Unidos.
    Segundo dados revelados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no dia 23 de fevereiro de 2017 5,8% da população sofria de depressão ou ansiedade o que representa 11,5 milhões de de pessoas, uma doença que parece ter como alvo jovens com idade entre 14 e 29 anos. A mesma foi causadora de mais de treze mil suicídios.
    Ainda não está comprovado o real motivo ou razão, mas alguns especialistas buscam hipóteses e tem como alvo traumas de infância, desigualdade social,e principalmente complexos de inferioridade. Em um pesquisa feita o Brasil foi apontado como o maior consumidor de ansiolíticos e antidepressivos. Recentemente um streamer chamado Alexandre Gaules relatou em uma rede social que foi abusado pela mãe na infância, o que fez com que ele apresentasse sérios sintomas de depressão que só foi vencida com terapia, ajuda de remédios e amigos que o apoiaram.
    Depressão tem cura e alguns projetos tem sido fortes aliados nessa luta contra o suicídio, a ampliação de instituições de auxílio as famílias carentes que é a parte mais frágil da sociedade, ajudaria fortemente nessa luta. Porém o mais importante é a compreensão e o acompanhamento da família. E então quem sabe assim a sociedade consiga superar esse grande problema e por um fim na responsável por tantas mortes no mundo inteiro.

    • 1
  5. Boa noite, bom, não sou profissional então a correção pode não estar completamente correta mas darei as dicas baseado no que professores e o próprio Enem usam como critério na correção.
    Vamos lá, logo na introdução foi utilizado o pronome demonstrativo “Isso”. Digamos que não seja a maneira mais adequada de começar um texto, porque até então você não tinha especificado o assunto e apenas começou a dar informações meio que do nada. (O titulo da sua redação dá uma ideia ao corretor do que irá tratar o texto, mas não significa que esteja claro, e portanto, é necessário esclarecer de maneira direta)
    Reelaborando sua escrita poderia ser apenas: “A depressão considerada a doença do século, é muito grave e além disso, cresceu nos últimos dez anos cerca de 18,4% no Brasil, ficando em segundo lugar com relação a sua prevalência, estando um pouco atrás dos Estados Unidos.
    A indicação é que seus parágrafos possuam no mínimo 2 períodos(frases), o que não ocorreu. E certamente isso geraria perca de pontos. Seria indicado nesse caso que você unisse os dois primeiros parágrafos de forma resumida para que se tornassem completos.
    É interessante que se apresentem fatos com fontes verídicas como pesquisas e notícias mas acredito que acrescenta-los só porque você os conhece não seja interessante. Na apresentação sobre o streamer, ficou muito vago, como se a informação tivesse apenas sido jogada ali. Você deveria relacionar com alguma das causas já citadas. Por exemplo, quando citou traumas da infância já deveria introduzir ali este relato, para que unidos façam sentido e se tornem relevantes ao texto.
    A sua conclusão está quase completa, mas se o texto for estilo Enem, seria interessante citar coisas mais concretas. Como quem vai realizar tais ações (ministérios, governo, escolas), resumir da onde surgirá a verba para esse auxilio e como isso ocorrerá.
    Outra dica é que você deixe no texto a sua verdadeira opinião e não apenas apresente fatos. No caso você apresentou bem sobre o que se trata a depressão e suas causas, mas não esclareceu o que acha realmente sobre o avanço dela e como podemos evita-lo. A sua opinião deve ser clara, pois é um texto dissertativo- argumentativos e suas teses e opiniões são o que mais valem.
    Fora isso, o assunto foi introduzido de forma que pode-se entender. Desculpa qualquer comentário que pareça ofensivo e boa escrita.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.