Observando o cenário atualmente, a depressão apresenta-se mais incapacitante do mundo, poucas coisas estavam sendo feitas para ajudar o combate a depressão. No dia 17/09, o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lançaram em Brasília, campanha de valorização da vida e de combate a depressão.
A depressão atinge a todos em volta, família, amigos, parentes, todos são atingidos de alguma maneira. A depressão é uma coisa que maioria das pessoas não sabem o que é realmente, é isso acontece por falta de informação, muitos acha que não passa de uma simples tristeza, alguns, acha que é todo uma bobeira. Ninguém sabe o que realmente passa com essas pessoas.
No filme “as vantagens de ser invisível”, conta a história de Charlei, um adolescente do ensino médio, que tem dificuldade no ambiente escolar, no começo Charlie não tem amigos, o único que ele tinha cometeu suicídio, ele nunca entendeu o real motivo para que o amigo dele teve motivação para cometer suicídio além do mais passa por dramas familiares.
Levando em consideração esses aspectos, mais medidas devem ser feitas para diminuir o caso de depressão. Mais campanha como “Setembro Amarelo”, campanhas de valorização da vida e de combate a depressão, que possa ajudar a mais pessoas que estão passando por essa situação.
GabrieleBatista
Olá,
vamos por partes…
Você parece compreender bem o que é um texto dissertativo-argumentativo, porém, precisa melhorar em questão de estruturação e organização do texto, e também de suas ideias.
Sua introdução, não apresenta uma tese. O que já podeira lhe descontar pontos mediante um corretor um pouco mais chatinho. Além de que você também não a apresentou de forma coesa no desenvolvimento,deixando o leitor meio perdido sem identificar qual era a sua real opnião sobre o tema. Outro agravante a meu ver, foi o excesso de dados no início… você não desenvolveu nem citou nenhum deles no desenvolvimento. Acabou ficando algo muito solto dentro do texto.
Evite usar a palavra “coisa” em sua redação. Pois acaba dando a impressão de que você não tem domínio sobre o conteúdo que vc está abordando EX: ” ….a depressão é uma coisa” (é uma doença)
Cuidado com a gramática, vi muitas falhas sua em concordância verbal por exemplo ” alguns acha” ( “alguns” é plural, e ” acha” está no singular, notou a falta de concordância?) Nisso, você perderia muitos pontos na Competência 1, no ENEM. Trabalhe melhor sua argumentação. Há muita desconexão em seu texto, os argumentos não se relacionam entre si.
A protosta de intervenção deve ser o mais detalhada possivel. Trabalhe nisso também
você tem um grande potencial… continue praticando!
Abraços!
Kamylla Andrade
.. “é” isso acontece por falta de informação.. =não TEM ESSE ACENTO.
…”muitos acha”…= MUITOS ACHAM. (ERROS DE CONCORDÂNCIA)
“Simples tristeza, alguns, acha que é todo uma bobeira.” =… tristeza E alguns ACHAM que é todo uma bobeira…
“entendeu o real motivo para que o amigo dele teve motivação para cometer suicídio além do mais passa por dramas familiares.” = TENTA MELHORAR ESSA FRASE.. POIS FICOU SOLTA.. UM POUCO VAGA.. NÃO ENTENDI DIREITO.
..”mais medidas devem ser feitas para diminuir o caso de depressão. Mais campanha como “Setembro Amarelo”,.. = FICARIA MELHOR SE VOCÊ COLOCASSE ASSIM [ “mais medidas devem ser feitas para diminuir o caso de depressão. NÃO SÓ A campanha “Setembro Amarelo” MAS TAMBÉM…]
TIRANDO ISSO, EU GOSTEI DO CONTEÚDO, CONTINUE PRATICANDO!
IsabellaSilvaRocha
Bom dia! Não use gerúndio na sua redação, sua introdução está sem tese (aquilo que você irá abordar nos desenvolvimentos), e com apenas 2 períodos (em sua redação os parágrafos devem possuir no mínimo 3 períodos). Cuidado com as repetições de termos. No desenvolvimento 1, falta coesão e coerência ”A depressão é uma coisa que maioria das pessoas não sabem o que é realmente, é isso acontece por falta de informação, muitos acha que não passa de uma simples tristeza, alguns, acha que é todo uma bobeira.” cuidado com intertextualidade sobre filmes ou livros de ficção, romance etc, procure usar filmes e livros cults.Na conclusão, ”Levando em consideração esses aspectos, mais medidas devem ser feitas para diminuir o caso de depressão. Mais campanha como “Setembro Amarelo”,…” sem coesão e coerência, sem conectivos, gerúndio, e com uma proposta de intervenção simples (se você quer fazer apenas uma unica proposta ela precisa ser mais complexa, ou seja, uma proposta grande mas maravilhosa, que não deixa espaço para dúvidas.)
Em sua redação existe à ausência da sua opinião, não há uso de conectivos, repetição vocabular, gerundismo.
leopech
Na introdução eu senti a falta de uma tese bem estruturada.
Também na introdução tu fez uma citação de maneira errada: ” e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves”. O correto seria: ” e o MINISTRO da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves”.
Ainda na introdução também senti falta de uma alusão ou um fato histórico…
Para não alongar mais ainda a correção, leia as redações nota 1000 para ter mais ideia de como funciona uma redação dissertativa argumentativa.
Laurarodriguesdt
ok vamos la
primeiramente eu vi redundancia na sua introdução, você repetiu a palavra depressão, tente não fazer isso pq perde ponto e tals. Outra coisa foi a falta de tese, se eu não me engano com a falta de tese vc zeraria a redação, pois a tese é os argumentos que vc vai abordar durante o texto. Eu achei de um modo geral, falando sobre a coesão e a maneira dissertativa-argumentativa, que vc abordou bem o tema, falta so um pouco de atenção nesses pequenos errinhos.