Segundo o filósofo alemão Immanuel Kant “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Pode-se, a partir dessa afirmação, concluir que é inegável a crucialidade desses fatores para a evolução do ser-humano. Porém, ao notar a desuniformidade do ensino a distância e o comprometimento no futuro da educação no Brasil, é evidente que essa imprescindibilidade não tem sido cumprida igualmente no país. Neste sentido, é visível que a escassa abordagem do problema e a desigualdade social agravam essa situação.
Em primeiro lugar, é importante destacar, que o problema deriva, em muito, de interesses econômicos. Segundo uma pesquisa, feita pelo Comitê Gestar da Internet, no Brasil, consta que em 2019, 58% dos domicílios não tem acesso à computadores, e 33% não dispunham de internet. Sob essa afirmação, é irremissível que essa parte da população fiquem sem acesso ao ensino e a educação.
Por conseguinte, em função das novas tecnologias, muitas pessoas que não tem recursos digitais online, como computadores, tabletes ou celulares, ou até mesmo de redes como a internet, ficaram inerte nesse novo método de aprendizado. E esse tipo de situação acaba os deixando em um isolamento, quando comparados ao resto da sociedade, nesta questão educacional.
Portanto, é mister que o Estado tome atitudes para erradicar o quadro atual. Nesta esfera, o Ministério da educação, em conjunto com secretarias estaduais e municipais da educação, deveria investir, por meio de verbas governamentais, em recursos tecnológicos nas comunidades onde apresentam o menor índice de acesso à internet, – que também deverá ter um presso acessível à população local, afim de, à curto prazo disponibilizar o acesso as escolas online nos membros das classes mais baixa. Somente assim sera possível combater essa desigualdade social, e garantir um futuro próspero da educação.
IndaiaFederissi
Ótima introdução!!!. Sua proposta de intervenção também ficou muito boa, com todos os agentes necessários.
Porém, nos parágrafos de desenvolvimentos, faltou argumentação, detalhes sobre o seu ponto de vista sobre os dados que ofereceu, ou seja, comente mais sobre eles. Acredito que conseguiria uma nota de 870 ou 880.