Iniciante

O avanço do EAD e o futuro da educação

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Olá, por favor me digam no que posso melhorar. Grata desde já! :)

Segundo Steve Jobs, fundador da Apple, “a tecnologia move o mundo”. Similar a sua citação, no mundo atual é perceptível a importância das novas tecnologias no âmbito da educação. Nesse contexto, destacam-se dois aspectos importantes: a carência do acesso à internet em parte da população brasileira e o notório prejuízo à socialização do indivíduo.

Em primeiro plano, podemos ressaltar a falta de conexão com a internet, que é o principal meio de propagação de informações atual. Desse modo, por mais que o acesso a informações seja assegurado a todos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, é notório que muitos cidadãos não possuem essa aproximação com a tecnologia devido a fatores financeiros, infra estruturais e cognitivos. Tal como é mostrado em uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) onde aponta que 40 milhões de pessoas não possuem acesso à internet no país, comprovando que a
chegada de informações é dificultada para muitos.

Além disso, é evidente a privação de experiências práticas durante o processo de aprendizagem e a dedicação extrema exigida ao aluno individualmente. Consoante a isso, o filósofo Heidegger aborda em sua obra “Ser e Tempo” que a tecnologia ameaçava tirar do homem a sua capacidade de refletir. Sendo assim, a falta de contato face a face e a progressão do individualismo no momento de aprendizagem pode causar dano ao desenvolvimento de habilidades emocionais, coletivas e no conhecimento.

Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham ampliar o avanço do ensino a distância de forma alcançável para todos. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações fomentar a inclusão digital da população mais pobre, por meio de programas de subsídios de equipamentos e de banda larga, assim como oferta de mais cursos de capacitação com o intuito de tornar a era digital mais acessível. Bem como cabe ao Ministério da Educação, junto às Secretarias Estaduais e Municipais, promover cursos e palestras nas escolas de todo o país orientando, dessa forma, alunos, familiares e educadores a lidarem de forma saudável com os novos métodos de ensino. Somente assim, teremos um sistema educacional acessível e pronto para ser movido a tecnologia

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3 Correções

  1. Competência 1: 200, vc tem direito a 3 erros
    C2:seus argumentos são perfeitos, muito pertinentes e produtivos, cumpre o que fala na introdução, muito bom! 200
    C3: aqui está o seu pecado, embora vc tenha bons argumentos o leitor não é direcionado a seguir uma linha de pensamento, para aceitar sua ideia entendeu? Relacione o argumento e mostre tua opinião ok
    C4: seu texto é coeso e coerente, parabéns 200.
    C2: muito bem detalhada, com os 4 elementos e o detalhamento, parabéns!!!
    920/ 960 mais ou menos

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  2. C1 (Domínio da norma culta) – 200
    C2 (Compreensão da proposta de redação) – 180
    C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) – 120
    C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) – 180
    C5 (Proposta de intervenção) – 200
    Nota final – 880

    (Aconselho estudar: tópico frasal, técnicas argumentativas)

    Amei sua introdução, seu desenvolvimento e conclusão.
    Na minha opinião o que você deveria melhorar é buscar ter um equilíbrio na quantidade de linhas de cada parágrafo.
    Aconselho você trazer o tema para sua introdução de uma forma mais superficial, porque afinal a redação é um texto para pessoas leem, portanto elas devem compreender o que se trata.

    No parágrafo 2 do desenvolvimento eu não achei coerente o que foi dito, pelo contrário, achei desnecessário. Acho que poderia ter explicado melhor com outras palavras.

    “Além disso, é evidente a privação de experiências práticas durante o processo de aprendizagem e a dedicação extrema exigida ao aluno individualmente.”
    Quais experiências? Dedicação para quê?
    Redação é um texto dissertativo-argumentativo, a qual você tenta convencer através de argumentos, não um texto que o leito deve advinhar o que se trata através de uma opinião superficial como esta!!!!

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  3. C1 (Domínio da norma culta) – 180
    C2 (Compreensão da proposta de redação) – 160
    C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) – 200
    C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) – 180
    C5 (Proposta de intervenção) – 120
    Nota final – 840

    A primeira observação que eu gostaria de fazer é pra que você tente usar o mesmo número de linhas em cada parágrafo, ou padronizar para que a introdução e a conclusão tenham o mesmo número de linhas, e ambos os parágrafos de desenvolvimento também.
    Sua introdução ficou muito boa, gostei bastante mas acho que você poderia ter desenvolvimento um pouquinho mais sua problematização (2° período).
    No seu d1, você acabou cometendo um erro muito comum: muita exposição. Acaba que você coloca muita informação e pouca opinião, pouca argumentação, e isso faz com que você perca pontos na sua C2 porque conta da fuga ao gênero dissertativo argumentativo, mas como você fez isso muito pouco, não perdeu tantos pontos, porém atente-se a isso.
    Seu d2 também está muito bom, repertório cultural interessante, porém acredito que “consoante a isso” não seja o melhor recurso coesivo para se usar.
    Na sua conclusão, eu indico que você use apenas uma proposta de intervenção, para que você não deixe nenhuma das duas incompletas, que foi o que ocorreu. Atente-se aos cinco agentes da intervenção: quem, o quê, como, detalhamento, e para quê. Ao não usar os cinco, você acabou por perder pontos. Usando os cinco, facilmente você ganha os 200 pontos da sua C5.

    Lembrando que não sou profissional, uso apenas meus conhecimentos de estudante para fazer minhas considerações. Espero que eu tenha conseguido te ajudar de alguma forma.

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