Necessário, porém desigual. Esses são os termos que caracterizam a questão no Brasil referente ao avanço da educação a distância, uma vez que certos grupos de pessoas possuem acesso a internet e computadores, enquanto outros claramente não conseguem se introduzir neste novo tipo de ensino. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema em virtude da evidente desigualdade social e da forma que deve-se introduzir estudantes que não estão habituados nesse novo ensino.
Deve-se pontuar, de início, que a desigualdade social configura-se como um empecilho no que diz respeito ao avanço do ensino a distância. O Artigo 5° da Constituição Federal do Brasil é a lei básica em que se busca garantir a igualdade entre todos sem distinção. No entanto, é possível notar que isso não se realiza na prática, uma vez que a educação fora do ambiente presencial acaba sendo para poucos indivíduos no cenário atual. Assim, a lei sendo ineficiente para a resolução do problema.
Além disso, o futuro da educação encontra terra fértil na maneira em que se introduzirá novos estudantes nesse tipo de ensino. De acordo com Aristóteles, a educação possuí raízes amargas, porém, seus frutos são doces. A perspectiva do filósofo aponta para uma falha muito comum em nosso ensino: não demonstrar os “frutos doces” aos educandos, sendo geralmente evidenciada por uma falta de educação interativa e auxiliadora ao aluno. Com o ensino a distância isso pode se agravar, visto que muitos não conseguem manter uma consistência nos estudos.
É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados. Faz-se necessário uma intervenção do Ministério da Educação em parceria com ONG’s especializadas a auxiliarem estudantes de baixa renda com dispositivos que possuem acesso à internet, oferecendo celulares ou computadores de doações feitas por pessoas que não vão usufruir mais daquilo e um curso para professores, disponibilizado pelo Ministério da Educação, em que oferece diversas maneiras de tornar o ensino a distância recompensador, tanto ao estudante quanto para o educador. Com isso, a visão de Aristóteles será, finalmente, concretizada na realidade brasileira.
Apenas uma observação minha: Eu tive um pouco de dificuldade para encontrar argumentos, e até acredito que acabei tangenciando um pouco (ou muito? :s) o tema… mesmo assim, vou enviar essa redação para que vocês analisem e comentem o que acharam. Se puderem, comentem que argumentos vocês usariam e o que mudariam na redação. Obrigado! (Quem quiser que eu comente na sua redação, só avisar.)
Daniel Barbosa
Boa tarde!
Até que você escreve bem, porém deve observar mais redações notas mil para desenvolver os seus futuros temas….
Sua introdução está boa;
Seus desenvolvimentos bons, porém tem que ser mais críticos nos desfechos finais de cada parágrafo;
Sua intervenção precisa ter: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO.
Dica: Tente não escrever palavras terminadas com …ndo, e, também não repita muitas palavras e der mais uma estudando como colocar as vírgulas nos locais certo.
================================
C1 = 160
C2 = 180
C3 = 160
C4 = 180
C5 = 160 =================== 840 PONTOS!!!
JúliaRafaely
Cuidado! o emprego da crase não adequado pode redigir muito sua nota..
Pequenos erros de ortografia precisam ser concertados, como colegas já citaram..
Fora isso, sua ideologia de redação é excelente e tem coerência.
Cuidado também pra não acabar fugindo levemente do tema.
C1- 180
C2- 190
C3- 160
C4- 180
C5- 160
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120/200
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180/200
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160/200
Nota final: 840
Obs: Cuidado com regras básicas de ortografia, construção sintática e uso da crase. Sua coesão entre parágrafos por meio de conectivos está ótima, mas também é necessário utilizá-los no meio dos parágrafos, garantindo a progressão textual. Por exemplo, entre as frases “tais entraves precisam ser solucionados” e “Faz-se necessário…”, poderia haver uma conexão, da mesma forma que em “novos estudantes nesse tipo de ensino” e “De acordo com Aristóteles…”
Evite utilizar expressões em sentido conotativo/metafórico, como em “frutos doces”, tente ser o mais objetivo possível. Ou então explique da forma mais clara possível, o que você quis dizer com tal expressão.
Na proposta de intervenção, não ficou muito clara a finalidade concreta do seu projeto sugerido. Sobre a sua argumentação, acredito que esteja satisfatória, você utilizou repertórios socioculturais em ambos os parágrafos de desenvolvimento. Caso você queira complementar ainda mais, sugiro que já inicie seu texto demonstrando seu conhecimento de mundo por meio de alguma alusão (histórica, literária, artística), associando-a ao cenário atual, ao invés de começar já de forma tão incisiva com a contextualização. No mais, parabéns pela estruturação e coerência do seu texto.
Jffgg
Oi espero ajuda
Na sua intro tem dois erros de escrita: “educação a(à) distância” e “acesso a(à) internet” ” a lei sendo” melhoraria se vc colocase Fica. No D2 faltou vc explicar o que seria os “frutos doces” isso deixa muito abstrato e é bom trazer coisas concretas. Na intervenção faltou o MEIO. Vc escreve bem só tem esses erros
C1- 120
C2- 200
C3- 160
C4- 200
C5_ 160