O avanço das fake news no Brasil

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A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à saúde, física e psicológica, como um direito do cidadão. Contudo, essa garantia não se é observada uma vez que a conciliação entre as redes sociais e a saúde dos jovens que as usam representa um desafio. Assim, torna-se conveniente analisar as causas do problema: o uso exacerbado das mídias digitais e a influência dos padrões impostos nesse meio.

Primeiramente, é relevante abordar a cultura do vício criada pelos usuários frenéticos das redes nos últimos anos. A rotina “postada” todos os dias – desde o café da manhã até a última façanha da noite – tudo para produzir mais conteúdo com o intuito de induzir os espectadores a crerem que sua vida é demasiadamente interessante. Porém, esse processo torna-se um ciclo psicologicamente vicioso, tanto para quem o produz quanto para quem o consome.

Paralelo a isso, vale também ressaltar a relação dos consumidores desse conteúdo com o seu psicológico. Repetidamente, põem-se a comparar a própria vida com o que veem através dos seus aparelhos. Desse modo, tais fatores os induzem às tentativas frustradas de mudar a sua realidade e, por conseguinte, padecem por não alcançar seus objetivos, adquirindo quadros psicológicos problemáticos.

Portanto, cabe ao Ministério da Educação (MEC) introduzir à base curricular comum das instituições públicas a disciplina de educação digital, por meio da abordagem dessa temática com os alunos, ensinando-os a como se relacionar com o mundo cibernético. Dessa forma, serão vencidos os desafios da conciliação entre a Internet e a saúde mental dos usuários, garantindo o direito à saúde previsto na Carta Magna.

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3 Correções

  1. Oie, tudo bem? Desde ja, amei seu texto, parabéns! Vou fazer uma correção por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder. Qualquer dúvida, mande uma mensagem. =)

    INTRO
    -ausência de virgula: “essa garantia não se é observada, uma vez que a…”
    -sem erros ortograficos
    -tese bem desenvolvida, bem como as 2 problemáticas facilmente identificadas

    D1 (uso exacerbado das mídias digitais)
    -não utilize “primeiramente”, pois passa uma ideia que ha um “segundamente”, “terceiramente”… e esses adverbios são considerados incomuns
    -ausencia de virgula: “…a cultura do vício, criada pelos usuários…”
    -escassez de repertório (exemplo/citação/alusão/dados) como vc pode me provar a veracidade das suas informações?
    -argumentação bem desenvolvida e sem senso comum, porém, ficou fraca pela ausencia de algo que comprovasse

    D2 (influência dos padrões impostos)
    -novamente, bem estruturado, sem erros gramaticais e bem argumentado, porém, sem repertorio socio-cultural

    CONCLUSÃO
    -ação: introduzir à base curricular comum das instituições públicas a disciplina de educação digital
    -meio/modo: por meio da abordagem dessa temática com os alunos
    -agente: Ministério da Educação
    -finalidade: ?
    -detalhamento: ensinando-os a como se relacionar com o mundo cibernético

    DICAS!
    -2 problemáticas: uma de ação outra de consequência, isso mantem uma linha de raciocínio (vc fez isso, muito bom)
    -evite o gerúndio (ação em ocorrência), se usado em excesso é considerado vício da lingua
    -use conectivos, enriquece seu texto
    -evite expressões como:
    *primeiramente
    *atualmente/hodiernamente/nos dias de hoje
    *especialistas revelam que…
    *com o passar dos anos
    -não fale com o leitor (evite perguntas)
    -não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado
    -da mesma forma, não use “onde” no sentido de “no qual”
    -não use mesóclise (dar-te-ei)
    -evite piadas/deboche/gírias
    -não generalize nada (é de conhecimento geral/ ninguém respeita tal coisa)
    -faça uma divisão de parágrafos de maneira igualitária
    -se atente aos 5 quesitos da conclusão:
    –ação: o que será feito?
    –meio/modo: como será feito? por meio de que?
    –agente: quem fará isso? governo, midia, ongs, 3 poderes..?
    –finalidade: afim de que isso será feito?
    –detalhamento: descrição da ação e meio/modo

    C1: 200
    C2: 100
    C3: 180
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 800

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  2. Oi, Malu, tudo bem? Vou fazer algumas observações acerca da sua redação, mas não sou expert nisso.
    Na sua introdução vc fez uma boa contextualização porém não mencionou o tema, desse modo o leitor fica perdido sobre o que será o texto. Vc apresentou as teses, o q é muito bom.

    No desenvolvimento 1 vc fez certo em iniciar usando conectivos. Seu argumento foi bom, tente citar alguma citação/fato que comprove o q vc pensa.

    No desenvolvimento 2 teve um sentido de continuidade do assunto, muito bem. Novamente, coloque informações que irão justificar seus argumentos ex: uma pesquisa, uma fala de autoridade.

    Na conclusão, tente colocar uma intervenção para cada tese, ou seja, duas propostas.
    Vc precisa melhorar , coloque: o que será feito, quem fará, para que será feito, como será feito + detalhamento. Vc fez um ótimo fechamento de texto.

    Enfim, se atente aos erros gramaticais, aos sinais de pontuação, aos argumentos, ao esqueleto da redação.
    Parabéns pelo texto, espero ter ajudado, abraços!!!

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  3. oiee, de forma geral o seu texto ficou muito bom, mas aqui vão algumas dicas:
    – Tudo o que vc falar em sua redação é necessário comprovar seja com filme, livros, citações, dados e outros. Caso contrário vc perderá muitos pontos na competência 2.
    – Evite usar gerúndios
    -cuidado com a repetição de palavras e tente se aprofundar em conectivos
    – Tente detalhar mais a sua proposta de intervenção
    NOTA;
    C1= 160
    C2=120
    C3=160
    C4=160
    C5= 200 (possui os 5 elementos, mas ficou um pouco difícil de encontrar a FINALIDADE)
    800
    parabéns!!!

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