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O avanço da fome na sociedade brasileira

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No filme “O menino que descobriu o vento” da Netflix, é abordado a história real de William, de origem africana e filho de pais agricultores, que enfrentou grandes dificuldades na vida. No decurso da trama, a narrativa revela a crescente fome que William e sua família passavam e, mesmo trabalhando tanto, a renda era baixíssima, o que impossibilitava os estudos do protagonista. Analisando a ficção do filme, é perceptível sua relação com a realidade brasileira: a má distribuição de recursos e de renda, além da falta de apoio àqueles mais necessitados.

A princípio, é fundamental ressaltar que a concentração de renda e poder acarreta uma enorme desigualdade econômica e social, impossibilitando que muitas famílias tenham o básico à subsistência. Segundo dados do IBGE de 2020, cerca de 10,3 milhões de brasileiros possuem uma alimentação ruim e insuficiente, isso aumenta o número de pessoas desnutridas, doentes e mortas por falta de uma refeição digna. Outrossim, o Brasil é, ironicamente, um grande produtor agrícola, porém isso de nada serve se existe a concentração fundiária e de renda em uma minoria da população – ganância, egoísmo e corrupção são alguns elementos que, infelizmente, reforçam a distribuição desigual dos recursos.

Ademais, é transparente a negligência governamental àqueles desamparados e em situações precárias de fome, deixando-os à mercê de solidariedade e auxílios governamentais ineficazes. Na Constituição Federal de 1988, por exemplo, é previsto uma série de direitos e garantias fundamentais e inerentes à condição humana, inclusive o direito a alimentação. Esse direito tão básico é negado a milhões de pessoas no país, que não sabem nem o que comerão no dia seguinte, quando, na verdade, não deveriam ter essas preocupações. Associadamente, é perceptível a falta de apoio aos carentes e que a renda oferecida por programas governamentais é insuficiente, considerando a quantidade de coisas que os cidadãos têm de pagar.

À vista disso, cabe ao Estado desenvolver melhores programas governamentais, campanhas nacionais e distribuir melhor os recursos, através da criação de oportunidades de trabalho para a autossustentação, investimento em educação, incentivos a doações e fornecimento eficaz de alimentos e renda – com vista à diminuição das desigualdades e combate a irregularidades no sistema, de modo que as pessoas não precisem depender de auxílios e que o país caminhe para uma sociedade justa e igualitária. Somente assim, será possível amenizar o avanço da fome na sociedade brasileira.

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4 Correções

  1. competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. nota 160
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. nota 160
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. nota 160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. nota 200
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. nota 200

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  2. Olá Boa tarde 🤗

    INTRODUÇÃO:

    No filme “O menino que descobriu o vento” da Netflix, é abordado a história real de William, de origem africana e filho de pais agricultores, que enfrentou grandes dificuldades na vida. No decurso da trama, a narrativa revela a crescente fome que William e sua família passavam e, mesmo trabalhando tanto, a renda era baixíssima, o que impossibilitava os estudos do protagonista. Analisando a ficção do filme, é perceptível sua relação com a realidade brasileira: a má distribuição de recursos e de renda, além da falta de apoio àqueles mais necessitados.

    REPERTÓRIO ✅
    TESE❌( deixe claro seu ponto de vista)
    ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO ✅

    D1:

    A princípio, é fundamental ressaltar que a concentração de renda e poder acarreta uma enorme desigualdade econômica e social, impossibilitando que muitas famílias tenham o básico à subsistência. Segundo dados do IBGE de 2020, cerca de 10,3 milhões de brasileiros possuem uma alimentação ruim e insuficiente, isso aumenta o número de pessoas desnutridas, doentes e mortas por falta de uma refeição digna. Outrossim, o Brasil é, ironicamente, um grande produtor agrícola, porém isso de nada serve se existe a concentração fundiária e de renda em uma minoria da população – ganância, egoísmo e corrupção são alguns elementos que, infelizmente, reforçam a distribuição desigual dos recursos.

    CONECTIVOS ✅
    TÓPICO FRASAL ✅ ( escolha tópico frasal mais curto assim o corretor saberá o quevc vai falar de início)
    CITAÇÃO/DADOS ✅
    PROBLEMATIZACÃO✅
    FECHAMENTO DO PARÁGRAFO ❌

    D2:

    Ademais, é transparente a negligência governamental àqueles desamparados e em situações precárias de fome, deixando-os à mercê de solidariedade e auxílios governamentais ineficazes. Na Constituição Federal de 1988, por exemplo, é previsto uma série de direitos e garantias fundamentais e inerentes à condição humana, inclusive o direito a alimentação. Esse direito tão básico é negado a milhões de pessoas no país, que não sabem nem o que comerão no dia seguinte, quando, na verdade, não deveriam ter essas preocupações. Associadamente, é perceptível a falta de apoio aos carentes e que a renda oferecida por programas governamentais é insuficiente, considerando a quantidade de coisas que os cidadãos têm de pagar.

    CONECTIVOS ❌( você só usou no início da abertura faltou no meio do parágrafo assim gera coesão)
    TÓPICO FRASAL ✅ ( escolha tópico frasal mais curto assim o corretor saberá o quevc vai falar de início)
    CITAÇÃO/DADOS ✅
    PROBLEMATIZACÃO✅( use conectivos de ligamento tais como : nesse sentido ,nessa perspectiva e entre outros)
    FECHAMENTO DO PARÁGRAFO ✅ ( use conectivos de fechamento como ,por exemplo, logo ,dessa forma e etc.)

    CONCLUSÃO:

    Tudo ok.

    NOTA: 860

    • 1
  3. Introdução boa, só que pelo que sei é feita uma contextualização do tema na introdução, que seria explicar como ocorre e tal. No caso você falou bastante da série mas não contextualizou, não sei se tem algum problema nisso.

    Primeiro parágrafo de desenvolvimento está bom também, utilizou corretamente os dados estatísticos conforme a estrutura do parágrafo de desenvolvimento.

    “Ademais, é transparente a negligência governamental àqueles desamparados e em situações precárias de fome, deixando-os à mercê de solidariedade e auxílios governamentais ineficazes”

    Achei essa frase meio incoerente, você diz que existe uma negligência governamental que deixa-os a marcê de auxílios governamentais ineficazes? Recomendo refazê-la.

    direito a alimentação —> esse a tem crase

    ” inclusive o direito a alimentação. Esse direito tão básico” Assim, no Enem é recomendado você não repetir palavras, e se repetir tentar escrever de forma distinta, nesse caso você repete palavras bem próximas.

    Tente utilizar mais conectivos nos seus parágrafos.

    “No filme “O menino que descobriu o vento” da Netflix, é abordado a história real de William,” Creio que essa vírgula não deve separar Netflix do “é abordado”.

    À vista disso, cabe ao Estado(agente) desenvolver melhores programas governamentais,(ação) campanhas nacionais e distribuir melhor os recursos, através(meio) da criação de oportunidades de trabalho para a autossustentação, investimento em educação, incentivos a doações e fornecimento eficaz de alimentos e renda – com vista à diminuição(finalidade) das desigualdades e combate a irregularidades no sistema, de modo que as pessoas não precisem depender de auxílios e que o país caminhe para uma sociedade justa e igualitária.(detalhamento) Somente assim, será possível amenizar o avanço da fome na sociedade brasileira.

    Somente assim,(não tem essa vírgula) será possível amenizar o avanço da fome na sociedade brasileira.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5:200

    920

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  4. No D2
    -“considerando a quantidade de TRIBUTOS que os cidadãos têm de pagar”

    Sua introdução ficou muito boa, seu repertório ficou 10, conseguiu aproximar com a realidade brasileira. show!
    No D1 não entendi o “a concentração de renda e poder acarreta”, se vc quiser expressar possibilidade deve ser ” pode acarretar”, ou é o poder que pode acarretar?? não entendi muito bem.
    Sua conclusão ficou muito cheia, muitas propostas pouco detalhadas, se for para o ENEM, deve constar as 5 competências. porém sou meio contra, então eu gostei das suas propostas :v
    Vc escreve muito bem, ótimo planejamento, de verdade…
    não sou corretora, o que dificulta achar mais erros porém ai estão alguns pontos.
    Parabéns

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