O avanço da construção de muros num mundo globalizado

  • 0

    A globalização é o nome dado ao processo de aproximação e relação entre países, suas culturas e principalmente de suas economias. O avanço da construção de muros num mundo globalizado é ocasionado pelo atrito entre as diferentes culturas e a ameaça do capital.

O atrito entre diferentes culturas ocorre como consequência da multinacionalização, já que ao aproximar os países, há sociedades com crenças e costumes diversos. Desta maneira, a xenofobia, aversão a culturas distintas, se faz presente, e é visível suas implicações, como a estruturação de muros ao redor do mundo. De acordo com uma reportagem do site UOL, diz que existem 65 muralhas  construídas ou em vias de ficarem prontas, um exemplo entre os muros atuais, que visam a separação das culturas, é o Muro de Ceuta e Melilla, localizado entre a Espanha e Marrocos. Este muro foi construído para conter as imigrações ilegais da África para a Europa, mas tornou-se também um símbolo de restrição entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

A ameaça do capital ocorre por meio da imigração de indivíduos entre países, uma porcentagem da população nativa considera que os imigrantes usufruem de seus empregos. Contudo, o estudo “Os imigrantes são um tiro no braço da economia local?”, realizado pela NBER, Escritório Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos, expõe que por mais que haja a competição por empregos com os estrangeiros nos EUA, esses geram a necessidade de ainda mais empregos, já que consomem mais e aumentam a demanda por mais trabalhos. O estudo, através de pesquisas, chegou à conclusão que “cada imigrante criou 1,2 empregos locais para trabalhadores locais, a maioria indo para nativos”, desmentindo a famosa suposição de que estrangeiros “roubam” seus empregos.       

Cabe a ONU, Organização das Nações Unidas, propagar a conscientização dos indivíduos perante as distinções de costumes e também sobre as influências que os imigrantes podem compor para a economia do país. Estas intervenções dessa organização intergovernamental são necessárias para propagar informações, que ocasionam na ruptura de preconceitos e de iniciativas como a construção de muros perante o globo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Considerações:
    1) É recomendável que você faça uso de alguma alusão histórica ou citação na sua introdução para que se mostre domínio do assunto e valide as argumentações que virão.
    2) No segundo parágrafo (primeiro de argumentação), você deve usar algum conectivo no início, e não começar por “o”, “a” e outros porque o texto deve possuir uma linearidade. Conectivos como: “Em primeiro plano”, “a princípio” e etc.
    Sua argumentação nesse parágrafo cumpre com o que é esperado pelas competências do ENEM, uma vez que apresenta dados, relação com outros contextos e etc. Boa argumentação!
    3) O seu segundo parágrafo de argumentação, apresenta muitos dados precisos, o que pode causar estranheza no corretor ao ler sua redação, porque não é esperado tantos dados e tamanha precisão. Digo ainda, os dados em excesso podem empobrecer sua argumentação e levar à fuga ao tema, perdendo pontos.
    Além das considerações anteriores, o parágrafo também não se inicia com conectivo, sendo linearidade e entendimento do texto, prejudicados.
    4) A defasagem dos conectivos se faz presente também na sua conclusão (proposta de intervenção). Fora o erro anterior, é uma boa conclusão e que atende ao que a competência espera.
    Resumindo: É uma boa redação e atende ao que é esperado diante desse tema. Porém, você deve usar conectivos quando começar parágrafos ou der ponto final dentro de um assunto em um parágrafo, assim você não compromete o entendimento.
    Outro ponto importante é o cuidado com o excesso de dados e o não desenvolvimento deles na argumentação, o que também pode prejudicar o entendimento.

    • 2
  2. Comentário: Você deveria, na introdução, adicionar uma alusão histórica comparativa com o fato retratado e também introduzir o problema fragmentado em duas faces para que você possa ter mais controle dos seus parágrafos de argumentação.
    No geral achei insuficiente gramaticalmente e com o conteúdo muito exagerado e pouco explanado

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.