A constituição federal de 1998, documento mais importante do país prevê em seu artigo 6°, o direito a saúde o que infelizmente não é cumprido regularmente, uma vez que, mesmos pessoas autistas recorrendo ao sus tem dificuldades para conseguir quaisquer acompanhamento.
Ainda convém lembrar que a falta de acessibilidade em lugares públicos é muito recorrente mesmo sendo imprescindível. Hodiernamente a sociedade está mais aberta a ser inclusiva, todavia os operadores de autismo ainda se deparam com preconceito demasiado.
Outro fator existente é a ausência de pessoas com autismo no ambiente profissional e nas escolas, incessantemente autistas tem se deparado com empresas e escolas dizendo que a pessoa não está “apta” para o trabalho por suas dificuldades.
É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem que lamentavelmente a equidade está longe de ser alcançada, o que cabe a nós é não excluir por preconceitos e dar oportunidades se possível.
emileysz
Olá, boa noite :)
– Achei sua introdução curta e não apresenta projeto de texto, o que poderia ser feito caso tivesse mais um período; bom uso da Constituição Brasileira como repertório.
– No primeiro parágrafo de desenvolvimento, senti falta de uma argumentação mais estruturada e do uso de repertório sociocultural para embasar seu ponto de vista; bom uso de conectivos.
– No segundo parágrafo de desenvolvimento observei os mesmos problemas do primeiro.
– Na conclusão, não consegui identificar os 5 elementos de uma proposta de intervenção.
Dica: tente fazer todos os seus parágrafos com pelo menos dois períodos para tornar a argumentação mais fácil.
:)
Noob
Olá. Bem, sua introdução faltou a tese e nem fez a “entrada” para os parágrafos do desenvolvimento.
Os desenvolvimento eu sei que é difícil mas tente colocar mais dados, ou citações para confirmar seus argumentos.
Na conclusão você não disse de quem é a responsabilidade de resolver o problema, como resolver e com qual objetivo.
Segue a nota:
C1: 160 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.
C2: 100 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.
c3: 90 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
c4: 130 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.
c5: 120= Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.
NOTA FINAL: 600
otakumadan
Recomendo principalmente que você estude a estrutura e as competências de redação do ENEM.
Para isso, recomendo as aulas do professor Rômulo Bolivar no Youtube. Os vídeos dele me ajudaram a entender a estrutura no início dos meus estudos.
Agora, analisando cada parágrafo:
Introdução: Apresentou repertório mas não deixou clara sua tese, nem colocou um encaminhamento para os parágrafos seguintes.
Desenvolvimento 1 e 2: É essencial que você tente colocar um repertório em cada parágrafo de desenvolvimento, mas claro, um repertório que sustente sua ideia e esteja relacionada ao tema, a fim de confirmar seus argumentos.
Conclusão: você não definiu os 5 elementos exigidos: Agente (Governo, Ministérios, ONGs), ação (o que precisa ser feito para a resolução do problema?), meio (como a ação será realizada?), detalhamento (explicação de um dos elementos: recomendo detalhar o agente), e finalidade (quais os efeitos da ação?).
Espero que eu tenha lhe ajudado e bons estudos!
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Cris_cruz03
Primordialmente seus parágrafos estão incompletos e pouco desenvolvidos (percebível pelo tamanho dos mesmos e do texto em geral).
Recomendo principalmente que você estude a estrutura e as competências de redação do ENEM.
Para isso, recomendo as aulas do professor Rômulo Bolivar no Youtube. Os vídeos dele me ajudaram a entender a estrutura no início dos meus estudos.
Agora, analisando cada parágrafo:
Introdução: Apresentou repertório mas não deixou clara sua tese, nem colocou um encaminhamento para os parágrafos seguintes.
Desenvolvimento 1 e 2: É essencial que você tente colocar um repertório em cada parágrafo de desenvolvimento, mas claro, um repertório que sustente sua ideia e esteja relacionada ao tema, a fim de confirmar seus argumentos.
Conclusão: você não definiu os 5 elementos exigidos: Agente (Governo, Ministérios, ONGs), ação (o que precisa ser feito para a resolução do problema?), meio (como a ação será realizada?), detalhamento (explicação de um dos elementos: recomendo detalhar o agente), e finalidade (quais os efeitos da ação?).
Espero que eu tenha lhe ajudado e bons estudos!
eduwarda
muito boa redação, está no caminho certo! Parabéns! Teses explícitas.
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