A Constituição Federal de 1988 documento jurídico mais importante do país prever em seu artigo 6º o direito à moradia essencial a todo cidadão brasileiro. Contudo o tal privilégio não tem se reverberado na prática quando se observa o número de moradores de rua, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária a análise de tais fatores.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar ausência de medidas governamentais para combater esse aumento significativo no número de pessoas que habitam as ruas. Nesse sentido observamos tamanho desequilíbrio social que tem consequências negativas para a nossa sociedade tais como, fome, mortalidade infantil, desemprego e a pobreza extrema. Essa conjunção de fatos Segundo as ideias do filósofo John Locke, caracteriza-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir aos cidadãos seus direitos indispensáveis como a moradia, o que infelizmente é evidente no país.
Além disso é fundamental apontar que o alcoolismo, desemprego e a violência estão entre um dos principais fatores que levam o impulsiona mentor do aumento significativo dos moradores de rua no Brasil. Segundo o Instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) o número De pessoas em situação de rua no Brasil cresceu 140% entre 2012 e 2020 chegando a quase 222 mil pessoas. Logo, é inadmissível que esse cenário permaneça assim.
Constata-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é fundamental que o governo, por meio de projetos sociais e pela construção de mais albergues bem higienizados, promova uma melhor condição de vida para os moradores de rua principalmente em dias frios, a fim de cumprir sua cláusula social e garantir direitos básicos a todo e qualquer cidadão cidadão.
Jonatas.Yamaguti
A forma como você passou informações bastante claras e objetivas foi excelente.
Gostei muito da forma como estruturou sua redação.
Acredito que faltou apenas um pouco de cuidado com a escrita e pontuação.
Seu potencial é grande, acredito que a tendência é melhorar cada vez mais.
Parabéns!
isabellallopes
Texto possui ideias excelentes, entretanto, precisam ser mais bem articuladas para um texto mais coeso.
Usar a constituição como repertório sócio-cultural é uma ótima ideia, entretanto, acho que poderia ter colocado mais algum repertório, como uma frase de algum pensador/filósofo, em outro parágrafo, agregaria ainda mais seu texto.
Observei alguns erros gramaticais principalmente, quanto ao uso de vírgulas.
Lembre-se que a palavra “Estado”, quanto se refere ao governo e governantes deve ser escrita com letra maiúscula.
Desenvolva mais seus comentários no final de cada parágrafo, lembre-se sempre que de detalha-los afim de mostrar sua opinião.
No geral, é isso. Espero que minha breve correção te ajude.
Brendaj.lopes
Olá, vamos lá!
irei te analisar a partir dos meus conhecimentos sobre redação do estilo ENEM, afim somente de te ajudar a ser um aluno cada vez mais próximo do 1000!
Começando pela sua introdução: A constituição é um ótimo argumento coringa, Parabéns pela contextualização, entretanto, vc não fez a divisão de teses, nem apresentou-as. Isso poderia descontar muitos pontos já que vc precisa delas para desenvolver os próximos dois parágrafos.
A ideia do seu projeto de texto parece ser muito bom, os argumentos são bons e coerentes, mas creio que uma última revisada teria te ajudado a se sair melhor.
Há muitos erros gramaticais, Não se deve em hipótese alguma usar o verbo em segunda pessoa, como vc fez em ” Nesse sentido *observamos* tamanho desequilíbrio social que tem…”>>> substitua observamos por OBSERVA-SE ou É NOTÓRIO .
Se atente também para a macroestrutura do seu texto, os seus parágrafos não estão uniformes, o seu D1 está enorme e outros estão pequeninos.
Costumo ditar os erros que percebo nos textos para que o escritos consiga observa-los comigo! se minha correção fizer algum sentido pra vc faça bom proveito das dicas!
parabéns pelo texto e pela força de vontade.
Jffgg
oi espero ajuda
Sua redação tem uns erros como crase Quem tem direito a algo, tem direito à moradia
Na intro ficaria melhor se vc tivesse trago os argumentos que vc iria fala nos Ds por que assim ajudaria no planejamento, outra coisa é que seus desenvolvimentos ficaram confusos, pois no primeiro vc fala sobre os moradores de ruas e as consequências e vc cita desemprego entre elas. Uma pessoa de rua não atrapalha no desemprego da sociedade Sim, ele pode está nessa situação por causa disso, mas ela não fazer fazer o desemprego aumentar. E no D2 vc trouxe uma dado que fala sobre o aumento, mas só sobre o aumento, e no começo vc fala sobre alcoolismo e desemprego e o dado não está 100% ligado à isso