Segundo pesquisas e estudos realizados por órgãos mundiais, estatais e paraestatais, à exemplo do Acordo de Paris, tratado internacional que visa o controle do clima mundial, o planeta terra tem sofrido com o aumento nos índices de focos de incêndio. A população mundial assiste de perto o desaparecimento do verde e da diversidade natural e, consequentemente, o de várias espécies de animais que, não obstante, é vítima imediata dessa problemática, esta que, atinge, ainda, de primeiro plano, índios e ribeirinhos que moram próximos aos locais de maiores focos, bem como a população em geral a longo prazo. No brasil, em especial na Amazônia e no Cerrado, não é diferente. Os registros e focos de incêndios aumentam a cada ano. Segundo dados de pesquisas do INPE (instituto nacional de pesquisas espaciais), só no ano de 2017, a Amazônia teve o equivalente à sete Estados do Rio de Janeiro de seu território devastado pelo fogo. Revistas famosas como a Veja e O Estadão, citam como maiores causas dessa problemática, os incêndios tidos como criminosos, e a desídia do Estado frente à causa.
O futuro das próximas gerações está ameaçado pela ação de humanos e pela desídia de seu garanter (Estado). A ação do homem quando em práticas de incêndios criminosos, mostram a falta de empatia com seus próprios descendentes e com o futuro do planeta, tendo em vista a importância do Bioma à sobrevivências das raças. Muitos desses incêndios são provocados com diversas finalidades, que vão de conflitos pessoais ao implemento de terras públicas em propriedades particulares.
De outro modo, o que se nota é a omissão do Estado frente à causa, a falta de incentivos, fiscalizações, e outras políticas públicas a fim de resolver o problema, vem demandando, inclusive, críticas da opinião pública, no sentido de ser este problema, muito maior do que se é informado na mídia.
Dessa forma, não se é garantido o número das futuras gerações, pois o “O verde é vida”, como firma o lema de uma das ONGS, a qual o também tem como nome fantasia. Para mudar essa triste realidade, é necessário, não só a consciência dos agentes criminosos citados, mas também, a promoção ostensiva do poder público, no que tange incentivos, propagandas, fiscalização dentre outros meios com fito na solução do problema, bem como, utilizando-se de maiores punições aos que não agem de acordo com esse objetivo, a fim de garantir o controle e a garantia de uma boa vida as futuras gerações.
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Sua redação apesar de ter uma abordagem bem feita sobre o tema, retratando conhecimento do assunto, e contendo dados e uma boa tese, tem um grave defeito de formatação sua introdução (1paragrafo) eh maior q todo o desenvolvimento (2e3paragrafos) o que em uma prova seria algo que prejudicaria muito sua nota
Kamylla Andrade
Não sou nenhuma professora. Mas achei a forma da sua redação não muito boa, pois a forma de organização da redação um pouco ruim.
tenta organizar mais os parágrafos…
Tirando isso, o resto eu achei muito bom… argumentos estão bons, não vi erros ortográficos, nem nada.. Muito bem, continue tentando.
jhenicps
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
A redação está ampla e bem escrita, com apenas alguns erros de concordância e acentuação. Sugiro estudo aprofundado de crase.
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
Na redação é possível identificar que o autor possui amplo conhecimento sobre o assunto, porém logo na introdução ele cita várias causas e efeitos referentes ao tema, o que faz com que a redação perca um pouco o foco e dificulta a construção de argumentos bem embasados e coerentes.
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
O ponto de vista ficou bem exposto na redação, porém o uso de argumentos e embasamentos para sustenta-lo deixou a desejar. Poderia ter sido mais enfático ao utilizar opiniões da introdução ao longo da redação. A organização da redação poderia ser melhorada, com uma introdução mais sucinta e itens melhor argumentados ao longo dos 3º e 4º parágrafos.
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
O autor demonstra possuir os conhecimentos necessários ao fazer uso de amplo repertório e conectivos ao longo da redação.
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
Se a redação for para bancas que não exigem propostas de intervenção (como a UNESP), a redação esta OK. Agora para bancas ou para o ENEM, é exigido que a proposta seja melhor elaborada e explicada, citando meios e estratégias de como alcançar o objetivo desejado.