O aumento dos golpes financeiros na internet

  • 1

Gostaria de receber correções no modelo ENEM .

Na atualidade, o avanço técnológico e as possibilidades que ele traz são cada vez maiores e estão crescendo, diante disso, há oportunidades positivas para a sociedade, mas também negativas, como quando golpistas se aproveitam do anonimato das redes e facilidade de comunicação sem que precise comprovar a veracidade das situações que criam para as vítimas para aplicar fraudes. Desse modo, percebe-se que a problemática ocorre por falta de atenção dos alvos e também carência do Governo em dar auxílio a população e alertar sobre os perigos da internet.
Em primeira análise, o desleixo das pessoas ao usar a internet , como por exemplo quando recebem e-mails ou mensagens, com links suspeitos e mesmo assim entram nesses sites, ou se cadastram em várias páginas na internet e colocam seus dados sem ter certeza da segurança deles são uma das oportunidades que os golpistas aproveitam para clonar cartões, roubar dados ou entrar em contato com as possíveis vítimas. Isso pode ser exemplificado analisando dados da Comissão Europeia, que apontam que 90% dos britânicos aceitam os termos e condições de aplicativos sem lê-los, o que não é diferente no Brasil visto que os golpes cibernéticos estão aumentando, assim sendo, nota-se que esse mau uso da internet impede que o impasse seja resolvido.
Ademais, o Governo também carece de programas que amparem os mais carentes a utlizar a internet o que prejudica que o empecilho seja resolvido, pois pessoas com menos estudos e acesso a informação podem ser alvos fáceis para os golpistas. Segundo dados do Serasa Experian no ano de 2021, foram mais de 4 milhões de tentativas de fraudes no País, tendo um aumento de 16,8% em relação a 2020, em vista desses dados nota-se que é necessário uma educação sobre a internet e seus usos para que a população se conscientize sobre as ameaças que pode enfrentar.
Portanto, urge que o Estado juntamente com instituições escolares e de assistência social promovam o aumento da segurança dos indivíduos na internet, através de palestras, acesso a informação, fiscalização de sites e auxílio a população, para que os brasileiros saibam distinguir possíveis fraudes e não caiam nelas. Somente assim a sociedade conseguirá superar esse impasse.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, espero que esteja tudo bem!! Gostei do texto, porém, seria mais validado você buscar sempre por mais repertórios, para que possa deixar seu texto mais contextualizado e defender o seu ponto de vista, de forma mais clara. Além disso, as argumentações no D1 e D2 foram boas, mas lembre-se, você expõe os fatos e defende o seu posicionamento, evite citar e explicar o tema pois o seu texto tende a ser mais longo e confuso. O tema, por si só, já tem uma base acerca dos fatos que ele vai esclarecer, você deve apenas defender seus lados benéficos/ maléficos.
    Notas:
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 200
    Total: 760, continue praticando, rumo ao 1000!

    • 1
  2. Oi, bom dia!

    Gostei da sua redação, apenas acho que você deveria escrever frases mais curtas. Quanto maior a frase, mais fácil fica de errar sinais de pontuação, principalmente a vírgula. Além disso, seria bom começar a introdução com um repertório (filme, música, dado, frase de filósofo, etc).

    ~ Boa sorte, continue melhorando.

    • 1
  3. EU não usaria a frase “somente assim “, acho muito imperativo, muito assegurado que só tem “uma” opção pra resolver o problema. Sempre uso “quiçá, nessa via”
    Os seus períodos estão muito longos. Dê uma olhada na estrutura de redações.
    É interessante você separar as conclusões dos parágrafo em períodos, assim fica mais claro pro leitor.
    Use tópicos frasais.

    Notas:
    C1: 120
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 200
    Total: 800

    • 1
  4. Primeiramente, não sou profissional em correções, então perdoe-me se cometer algum erro.

    Eu acho que ficaria melhor se você colocasse um ponto antes de “Diante disso ” no primeiro parágrafo. Além disso, aconselho você trazer um repertório cultural no mesmo parágrafo (sempre é bom usar repertório nesse parágrafo).
    Os seus períodos estão muito longos. Dê uma olhada na estrutura de redações.
    É interessante você separar as conclusões dos parágrafo em períodos, assim fica mais claro pro leitor.
    Use tópicos frasais.
    EU não usaria a frase “somente assim “, acho muito imperativo, muito assegurado que só tem “uma” opção pra resolver o problema. Sempre uso “quiçá, nessa via,…”.
    Eu aconselho você usar repertório estatístico brasileiro… mas tudo bem.

    Notas:
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 200
    Total: 760

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.