Iniciante

O aumento dos casos de suicídio no Brasil: como prevenir?

  • 0

Pela amor de Deus, corrija com as  competências do Enem ou vestibulares e me de uma nota no final.

Pelo meu professor e corretor do Enem: foram 760 pontos

Competência 1

120 de 200 pts

Competência 2

200 de 200 pts

Competência 3

120 de 200 pts

Competência 4

120 de 200 pts

Competência 5

200 de 200 pts

Obrigada e fiquem com a redação corrigida em parte.

O suicídio é o mal do século, isso se evidencia na cultura, como exemplo na série “18 Days”, são contadas as justificativas do suicídio de uma jovem. Atualmente, essa massificação cultural, romantização dos problemas psicológicos, vem colocando em “risco” a vida dos jovens. Dessa forma, é essencial entender as causas do suicídio para assim soluciona-lo.

Devido as diversas redes sociais, se foi criado um padrão de comportamento online, que prega a felicidade e a satisfação como central fundamental e unânime na vida das pessoas. Isso faz com que os jovens ao observar essa “realidade” se sintam incapazes e deprimidos, levando a problemas como a depressão que acarretam no suicídio.

Em segundo plano, é interessante salientar que nos deparamos de forma constante com campanhas e estruturas de auxílio para pessoas que pensam ou já tentaram o suicídio. Entretanto, mesmo que haja queda nos números ainda, são frequente as taxas de suicídio no Brasil, isso se deve em parte romantizarão desse ato e pelas redes de cultura e comunicação.

Portanto, é notório a necessidade de uma nova estratégia. O Estado, em parceria ao Ministério da Saúde e o ministério da educação, em conjunto ao apoio popular, deve promover projetos com a intenção de mostrar que por trás das câmeras todos tem seus lamentos e apesar do suicídio ser considerado uma “alívio” ele ainda deixara consequentemente gravadas e poderia influenciar outras pessoas. Dessa maneira, se poderá diminuir consideravelmente o número de suicídios no Brasil.

Compartilhar

4 Correções

  1. c1 – uso indevido de vírgulas em alguns pontos.
    c2 – apresenta bons argumentos, porém não legitimado isso deixa sua argumentação pobre,
    c3 – convença mais o leitor sobre aquilo que você argumenta.
    c4 – poucas repetições, conectivos interparagrafal e o uso correto das palavras.
    c5 – Agente ? “Estado, em parceria ao Ministério da Saúde e o ministério da educação, em conjunto ao apoio popular”
    Ação ? “promover projetos”
    Detalhamento ?
    Meio ?
    Finalidade ? “com a intenção de mostrar que por trás das câmeras todos tem seus lamentos e apesar do suicídio ser considerado uma “alívio” ele ainda deixara consequentemente gravadas e poderia influenciar outras pessoas.”

    160
    120
    120
    200
    120

    nota = 720

    • 1
  2. Bom dia, tarde ou noite, Amanda, primeiramente: seu texto está bom, porém senti falta da presença de dois pontos importantes – peço que leve isso como uma crítica construtiva e se de alguma forma isso não for útil para ti, peço-lhe perdão – uma argumentação fortalecida e totalmente interligada, além da falta de um dos pilares da argumentação: quia probare (justificar seu argumento com algo que não seja senso comum).

    “O suicídio é o mal do século, isso se evidencia na cultura, como exemplo na série “18 Days”, são contadas as justificativas do suicídio de uma jovem”. Esse começo foi ótimo, trouxe um bom repertório cultural, porém, senti falta dele no restante do texto, nunca assisti essa série, mas creio que alguma dessas justificativas sejam úteis para sua redação, na verdade perfeita, recitar e somar tal citação com algum repertorio, iria trazer uma argumentação extremamente forte, além de mostrar planejamento e encadeamento de suas ideias dentro e fora do texto. Além de tudo, reaproveitar repertório é uma ótima estratégia, pois 30 linhas são um pequeno espaço, mas cuidado, reutilize de maneira adequada, moderada e coerente.

    “Atualmente, essa massificação cultural, romantização dos problemas psicológicos”. Quatro pontos se destacam nesse trecho, primeiro: romantização não é uma palavra correta gramaticalmente, nessa região do texto, utilizar: ‘o ato de romantizar’ ou ‘o cotidiano romantizado’, ficaria correto e mais fluído. Segundo: entre ‘cultural’ e ‘romantização’ poderia haver alguma conjunção aditiva, compreendo que era uma enumeração e que vírgula é aplicável, porém a conjunção também seria e provavelmente lhe renderia alguns pontos. Terceiro: o trecho ficou ótimo, fica claro uma parte da sua opinião envolta do tema logo nesse trecho. Quarto: a palavra que remete ao romance utilizada, poderia ser um gancho futuro, nas suas argumentações, usando a corrente literária do romantismo e seu escapismo, como ocorre no livro ‘Os sofrimentos do jovem Werther’, uma citação curta seria o suficiente para adicionar muito repertório a vossa redação.

    “vem colocando em “risco” a vida dos jovens”. Por que ‘risco’ está entre aspas? Esse detalhe enfraqueceu sua opinião, pois ficou aparente que as consequências da ‘massificação cultural” são pífias, coloque a palavra que representa a consequência de maneira convicta, tem de ter uma problematização forte. Cuidado com os detalhes.

    Sobre o primeiro e segundo desenvolvimento, não irei entrar nos detalhes nas entrelinhas de tal, pois um dos pilares da argumentação não está no trecho, caindo por terra totalmente qualquer coisa que vós tenha dito. Coloque repertório sociocultural que tenha coerência com sua tese, se não o seu argumento não tem validade. No final da correção colocarei algumas citações e matérias que encaixariam na sua tese.

    Na sua conclusão, não há detalhamento ou meio, perdendo imediatamente 80 pontos na quinta competência.

    Em suma: prove seu ponto com conhecimento repertório sociocultural válido e melhore as ligações entre as partes dentro do texto.

    Obrigado e bons estudos.

    https://www.psicanaliseclinica.com/mal-do-seculo/
    “Os homens inventaram o real, para negar o real”
    https://psicoter.com.br/redes-sociais/
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Sofrimentos_do_Jovem_Werther

    • 1
  3. Uau!!! Sua redação ficou excelente. Eu simplesmente amei a forma como você se deu bem com esse tema. Parabéns pelo empenho e conhecimento. Achei interessante você citar que deve mostrar que atrás das câmeras todos passamos por dificuldades… Sua escrita e pontuação está boa. Você agregou bem o tema e teve uma conclusão perfeita.
    Nota:815.

    • 1
  4. C1 – 120 pontos – desvios gramaticais, erros de concordância e pontuação.
    C2 – 120 pontos – entendeu o tema, porém, poderia usufruir mais do espaço de texto, escrevendo um texto maior e APROFUNDANDO mais a sua visão perante o assunto.
    C3 – 80 pontos – argumentos superficiais, sem comprovação ou fonte de onde foram tirados, pouca coisa escrita e ficou muito explicativo, ao invés de convencer o leitor, mais explicou a ele do que o convenceu.
    C4 – 160 pontos – Coesão em partes ok, utilizou bem as palavras.
    C5 – 80 pontos – Faltou COMO fazer para solucionar o problema, COM QUAL OBJETIVO fazer.. faltou aprofundamento da proposta de intervenção, de modo que não proponha realmente uma solução para o problema.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.