O AUMENTO DOS CASOS DE ANSIEDADE NO BRASIL

  • 0

No filme de 2019″Coringa”, o personagem Arthur Fleck sofre de Transtorno de Expressão Emocional Involuntária, cujo aspecto marcante é a risada incontrolável, mas o personagem também exibe sintomas de depressão e esquizofrenia. Ademais, ele é negligenciado, ignorado e atacado por suas condições mentais, enquanto todos desviam seus olhos para ele na rua. Fora da ficção, hodiernamente no Brasil  a realidade assemelha-se com a luta de pessoas que vivem com ansiedade, visto que um dos fatores contribuinte para o aumento de casos de ansiedade  é a negligência familiar e o preconceito.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a omissão familiar vem expandindo cada vez mais o número de pessoas com ansiedade. De acordo a 1° Lei de Newton a A lei da inércia ” Se um corpo estiver parado ou em movimento uniforme ele não vai mudar sua condição até que uma força atue sobre ele”. Diante de tal exposto, familiares veem a ansiedade como uma “frescura” ou “a ausência de um emprego” e sem o apoio familiar essas pessoas tendem a se sentir defeituosos. A medida que os familiares impõe condições como o melhor  emprego e a melhor faculdade, eles sentem o dever de obter tais realizações e quando não atingem o objetivo se veem falhos demais. E consequentemente, sem um tratamento e apoio adequado suas crises de ansiedade aumentam.

Em Segundo lugar, é fundamental salientar o preconceito como também um impulsionador dos casos de ansiedade. No livro ” Holocausto Brasileiro” escrito por Daniela Arbex, relata o maus-tratos vividos por pessoas no Hospital Colônia de Barbacena, cujo o proposito era enviar pessoas para serem internadas, visto que continham  doenças mentais seja dos casos mais extremos aos do que se resolveriam com um simples acompanhamento. Dentre essas pessoas viviam também, indivíduos sem nenhuma doença mental como Gays, crianças abandonadas, mulheres grávidas sem casamento, etc. Por certo que, desde da década de 60 as pessoas vivem com o preconceito de que o mau e o diferente está relacionado a  doença mental, e que as pessoas devem com ansiedade dentre outras doenças mentais  devem ser tratadas com indiferença e internadas e não devem viver em sociedade.

Logo, urge que o MEC que possui a função de regular as atividades educacionais em âmbito nacional, para promover a reflexão do jovem sobre as consequências da falta de informações sobre a ansiedade, por meio de palestras, saraus e rodas de conversas desenvolvidas por  psicólogos profissionais contratos pelo MEC, afim de atenuar os aumento de casos de ansiedade no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!
    Evite os gerúndios como endo, ando e indo. Estruture mais as conclusões.

    Estude mais sobre as estruturas do texto dissertativo

    Se atente as vírgulas

    Pessoas defeituosos , o certo seria pessoas defeituosas

    Na proposta de intervenção, não é somente o MEC que vai que tomar medidas o Ministério da Saúde também.

    Meus parabéns! Você está no caminho para o sucesso, continue assim.

    Nota: 120+180+120+120+80= 620

    • 0
  2. Boa noite Júlia! Vai aqui alguns pontos para aperfeiçoar a sua escrita. A introdução particularmente ao meu gosto eu prefiro dela mais sucinta, mas não quero dizer que a sua introdução da forma que foi feita está errada pelo contrário. Só tem que ter cuidado com o tamanho da introdução para não se tornar um parágrafo , mas é muito interessante fazer essas analogias ficção e realidade. Tome cuidado com as palavras complexas para o entendimento rápido tive que procurar o que era (hodiernamente ).

    Paragrafo 1- evite os gerúndios ando ,endo e indo. Como sou de exatas achei engraçado a aplicação da Lei de Newton. ( De acordo COM a primeIra Lei de NEWTON)

    Pessoas defeituosos ? ou pessoas defeituosas?

    Eles quem? As pessoas ? Não seriam elas?

    familiar, familar , familar…… haja família !
    não poderia ser ´´ os parentes“

    Parágrafo 2- Confuso o final não entendi

    Solução ; Somente o MEC????? E O Ministério da Saúde não pode fazer nada? Ansiedade é coisa só de psicólogo resolver???

    Nota: 120+ 140+ 120+ 120+ 80 = 580

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.