A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6 º, o direito a saúde como próprio a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal prerrogativa não tem repercutido com ênfase na prática quando se observa o aumento de casos de ansiedade no Brasil. Diante desse panorama, faz-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Primordialmente, deve-se realçar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento dos casos de ansiedade. Dessa forma, uma grande parte da população brasileira vêm desenvolvendo além da ansiedade, a depressão. Essa conjuntura, conforme as concepções do filósofo contratualista, John Locke, caracteriza-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre o seu encargo de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos essenciais, como a saúde, o que lamentavelmente é evidente no Brasil.
Outrossim, é imprescindível apontar a pandemia do coronavírus como impulsionadora do aumento dos casos no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela UFRGS nos meses de maio a julho de 2020, apenas 20% da população brasileira não tinha desenvolvido ansiedade e depressão. Diante disso, o isolamento social e o desemprego são um dos principais fatores para o aumento dos casos no Brasil, sendo o Brasil considerado como o país mais ansioso do mundo pela OMS. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a persistir.
Infere-se , portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para tal fim, é indeclinável que o governo e o Ministério da Saúde, por intermédio do meio midiático, realizem campanhas e programas sociais – que deverão atingir o público de baixa renda e de diferentes idades – com o intuito de evitar o índice de desempregos e casos de ansiedade no país. Assim, se estabilizará uma sociedade mais serena, onde o Estado desempenha corretamente seu “Contrato Social”, bem como afirma John Locke.
Sah.Alvesz
Introdução ->
Pontos positivos: Muito bom você ter citado a constituição para iniciar seu texto. A estrutura está ótima e você mostrou domínio do conteúdo já no primeiro parágrafo.
Pontos negativos: Não é bem um ponto negativo, mas você poderia ter dado um pouco mais de ênfase na sua tese colocando elementos que estarão presentes no desenvolvimento ou na conclusão.
Desenvolvimento(1) ->
Pontos positivos: Achei muito legal a leitura de contrato social que você fez e gosto da ideia desse repertório. Pontuação está correta e não há erros de concordância e gramaticais.
Pontos negativos: Senti falta de um pouco mais de desenvolvimento do repertório para deixar sua argumentação mais sólida.
Desenvolvimento(2) ->
Pontos positivos: esse parágrafo do desenvolvimento ficou ótimo e muito bem desenvolvido. Parabéns :)
Pontos negativos: .
Conclusão ->
Pontos positivos: Sua conclusão tem todos os 5 elementos exigidos e está muito be estruturada.
Pontos negativos:
Competência 1 (domínio da norma culta) = 200
Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 200
Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 180
Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 200
Competência 5 (Proposta de intervenção) = 200
Nota final = 980