O aumento dos casos de ansiedade no Brasil

  • 1

“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Através desse trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade nota-se que o homem ao longo do seu desenvolvimento encontra obstáculos em sua caminhada. Conhecida como o mal do século XXI a ansiedade é uma reação normal do ser humano quando exposto a situações de medo, incerteza ou expectativa. O problema começa quando essa sensação se prolonga e torna-se frequente, em casos mais graves acarretando em sintomas físicos.

A desigualdade social, a falta de emprego, o constante aumento da criminalidade, são fatores que fazem parte do dia a dia da maior parte da população brasileira, e com isso vem na bagagem transtornos mentais, como o da ansiedade citado acima. Sentir-se ansioso tornou-se algo tão comum que erroneamente não é dado a devida importância ao assunto, além disso, muitas vezes é visto até como um tabu.

Ademais, as consequências desse transtorno quando não tratado por um profissional da saúde adequado, como o psicólogo, ou psiquiatra, podem ser avassaladoras. Os sintomas tendem a passar de pensamentos para começar a ser físicos, como: taquicardia, desmaios, tremores, falta de ar; impossibilitando o indivíduo de realizar as mais simples tarefas do cotidiano.

Infere-se, portanto, que a ansiedade se mostra uma grande pedra a ser removida do caminho para o desenvolvimento. Nesse sentido, cabe ao ministério da saúde promover um maior acesso ao tratamento da mente, por meio da construção de postos de saúde exclusivamente focados na saúde mental. A fim de fazer com que haja uma melhora na qualidade de vida do cidadão brasileiro. Desse modo, construiremos uma sociedade mais centrada e equilibrada emocionalmente.

 

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei do seu texto foi bem explicado, entretanto vamos começar com sua introdução, nela procura embasar fatos que tenham maior ligação com o tema pois sua abordagem com essa frase é um pouco generalizada, além disso use conectivos para interligar seu ponto de vista e apresente dois agentes causadores do entrave como suas teses para o D1 e o D2. No seu D1 procure começar com um conectivo e no geral desenvolvimentos são maiores que introduções, pois nelas você vai abordar o assunto e não explicalo-lo. No seu D2, gostei do uso do conectivo, porém faltou o do meio é uma comprovação de sua fala sobre o tema.
    Na sua conclusão, órgãos como ministérios são escritos com letra maiúscula, procure detalhar mais sua proposta de intervenção,pois você abordou de maneira incompleta, na intervenção do problema uso dois agentes interventores pois isso garantirá uma melhor pontuação. No geral você escreve muito bem, basta treinar e melhorar a forma como você aborda a sua argumentação.

    • 1
  2. olá, gostei muito da sua redação, você foi bem objetivo , é um tema tanto quanto curioso oque você escolhe , então, no primeiro parágrafo gostei muito da citação do poema , você deixou claro o assunto, sua tese ficou boa também , mais tenta acrescentar na sua tese dois problemas a ser tradado , por exemplo , você usou , um problema que a ansiedade pode fazer se não tradada , e você usou no 3 paragrafo , mais no 2 parágrafo você explicou oque faz com que as pessoas tenham ansiedade , então ficou meio vago um segundo parágrafo , mais ficou muito bem detalhado parabéns , e uma dica , antes de fazer a redação separe 4 repertórios , no primeiro paragrafo você usou o poema ,montando sua tese , mais os argumentos você deve usar dados, filósofos , estáticas , uma noticia , para dar firmeza para seu argumento , tente não esquecer que o ENEM o corretor não sabe o tema então ele irá descobrir lendo sua redação.
    AGORA sua conclusão…………. FOI PERFEITA , de verdade mesmo você dominou corretamente o uso de gramáticas e uso de efeitos para dar o o final perfeito , parabéns ficou muito boa sua redação.

    • 0
  3. Na sua conclusão deveria ter dado mais de uma solução, iria acrescentar mais ao seu texto.
    Geralmente recomendam mais de uma solução, e ser o mais específico…

    Nesse sentido, cabe ao ministério da saúde promover um maior acesso ao tratamento da mente, por meio da construção de postos de saúde exclusivamente focados na saúde mental.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.