O aumento do vegetarianismo no Brasil

  • 2

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a parcela representativa de vegetarianos no Brasil é de 14%, e possui grande tendência a crescer. A partir disso, podemos chegar a conclusões negativas acerca da saúde dos brasileiros. Dessa forma, os principais malefícios que envolvem a problemática são o falso discurso de atribuição de culpa às industrias pecuária e agropecuária na poluição e a insuficiência de nutrientes de uma dieta vegetariana.

A princípio, segundo o Jornal do Senado 60% dos gases poluentes são advindos da queima de combustíveis fósseis. Tendo isso em vista, podemos de certo modo incluir as industrias animais a atividade poluente, porém as mesmas não são as principais causadoras de danos ao meio ambiente. Desse modo, a preocupação com o meio ambiente não seria um motivador válido para que o indivíduo considerasse seguir uma dieta sem carnes.

Por continuidade, a alimentação vegetariana não contém nutrientes essenciais ao organismo humano, a título de exemplificação a vitamina B12 que desempenha uma gama de funções ao corpo humano, dentre essas a manutenção do sistema nervoso, não está presente na alimentação vegetal. Em torno disso, pode-se também inferir a proposta de suplementação da vitamina, que é notoriamente inacessível a maioria da população, levando em consideração a necessidade de manutenção médica.

Portanto, são necessárias medidas que atenuem a situação. Logo, o Ministério da Saúde (MS) deve esclarecer os malefícios advindos de uma dieta vegetariana através dos demais veículos de comunicação, proporcionando assim uma devida instrução sobre a pauta levando o indivíduo a rever maneiras de contribuir a manutenção do meio ambiente de maneira mais eficaz e sem danos a sua própria saúde.

Compartilhar

1 Correção

  1. oie! Vc começa o seu texto muito diretamente, aconselho um tóp frasal q situe o leitor em primeiro momento. Tipo: O número de vegetarianos tem crescido no brasil e isso pode trazer problemas para os adeptos.( Ai o dado q vc citou). Um dos grandes fatores (e não problemas resultantes do vegetarianismo, fatores são causas, os malefícios são consequências) que promovem a prática é atribuição de culpa às indústrias pecuárias e agropecuárias na poluição ambiental. A principal consequência é a insuficiência de nutrientes presentes nesse tipo de dieta.

    acredito que o problema maior é a falta de clareza do primeiro parágrafo e o ir mt direto ao ponto (o que normalmente é bom, mas é legal dar uma respirada, haha. Não sou especialista mas espero ter ajudado de um jeitinho simples! No mais, só recomendo que pesquise melhor sobre o vegetarisnimo e o veganismo! Bjs)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.