O aumento do índice de sobrepeso no Brasil

  • 1

O documentário de Estela Renner “Muito Além do Peso” aborda a temática de sobrepeso infantil. A autora questiona os péssimos hábitos alimentares e alerta as consequências que eles causam na vida das crianças. No atual cenário brasileiro, o sedentarismo e/ou a má alimentação faz com que haja um aumento de pessoas com sobrepeso no país, e consequentemente, o aparecimento de doenças que ameaçam a vida humana. Logo, medidas são necessárias a resolução desse impasse.

Em primeiro plano, é notório que o sedentarismo torna-se cada vez mais presente na vida da população brasileira, sendo um dos principais fatores que elevam o índice de sobrepeso mundial. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (MS)em relação ao estilo de vida dos cidadãos, constatou-se que 52,5% das pessoas estão acima do peso. A carência de atividades físicas, por conta do acomodamento á vida moderna, faz com que esse índice aumente.

Em segundo plano, é hodierna a presença, de forma cada vez mais alarmante, da ingestão de alimentos ricos em: gorduras, óleos e açúcares na “mesa da família brasileira”. Com o consumo exacerbado desses alimentos, o aumento de peso no território cresce , por conseguinte, os riscos á saúde também. A nutricionista Marcela Heculani afirma que: se a educação nutricional for presente na infância, problemas futuros como o aumento de peso serão evitados. A alimentação exagerada de produtos ricos em lipídios e carboidratos, acabam contribuindo para os altos índices de sobrepeso no país.

Diante do exposto, urgem as seguintes apelativas: O Ministério da Educação (MEC), através de verbas públicas, deve promover a contratação de profissionais nutricionistas, de modo a fixar a importância da alimentação saudável na vida escolar, tendo como foco a diminuição de sobrepeso no Brasil. Assim, os fatos observados no documentário de Estela Renner não se mostrarão presentes na nação futura.

 

*Podem dá uma nota estilo Enem? Pf.*

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, boa tarde!!
    INTRODUÇÃO
    -ERROS:
    *Faltou uma ligação entre o documentário e o sedentarismo no Brasil de forma mais explícita, porque não foi falado que o documentário era brasileiro, então parece que as informações se complementam, mas sem ligação entre si.Uma sugestão, poderia ficar assim, depois de “eles causam na vida das crianças”: “Nesse sentido, percebe-se que, no atual cenário brasileiro…..”
    -PONTOS POSITIVOS:
    *Apresentou uma boa referência;
    *Usou a tese no lugar que é recomendado, além de ser uma boa tese;
    DESENVOLVIMENTO 1
    -ERROS:
    *Senti falta de um conectivo também entre a penúltima e a última frase desse parágrafo. Sugestão: “e sabe-se que a carência de atividades faz com que esse índice aumente.” No caso, não teria uma nova frase só juntaria com a anterior;
    *Vejo necessidade também de você explicar mais sobre essa parte do acomodamento da vida moderna, porque você apenas citou sem explicar sobre isso.Vou tentar elaborar melhor como sugestão: “Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (MS)em relação ao estilo de vida dos cidadãos, constatou-se que 52,5% das pessoas estão acima do peso e sabe-se que a carência de atividades físicas faz com que esse índice aumente.Uma das razões para essa falta de exercícios físicos é em decorrência ao acomodamento da vida moderna que…….(aqui você explica melhor sobre isso, detalhe mais)
    *Você utilizou um acento agudo na letra “a”depois de acomodamento e antes de vida que precisa tirar ;
    -PONTOS POSITIVOS:
    *Fez uma boa citação e boa articulação com uso de conectivos e vírgulas;
    DESENVOLVIMENTO 2
    -ERROS:
    *Coloque um “Portanto” antes de começar a última frase do parágrafo;
    -PONTOS POSITIVOS:
    *Percebe-se que você se dedicou em fazer uma boa pesquisa para sustentar esse parágrafo, muito bom !!
    CONCLUSÃO:
    -ERROS:
    *Dos quesitos da proposta de intervenção,faltou explicar o modo como seria feito;
    *Acho também que você poderia detalhar mais a proposta, ficou meio abrangente.Se você tiver pouco espaço(em relação a quantidade de linhas), tente abreviar outras partes do seu texto, mas cuidado para não comprometê-lo;
    -PONTOS POSITIVOS:
    *Deixou claro o agente, a ação e a finalidade, parabéns!
    Vou pontuar por competência, mas não sou profissional, portanto, não é preciso!!
    1-160
    2-160
    3-160
    4-120
    5-160
    TOTAL:760

    • 1
  2. Olá,seu texto ficou muito bom.Portanto,eu vou colocar em tópicos o que notei na sua redação.
    OSERVAÇÕES GERAIS:
    .Desvio de pontuação(uso de vírgula e da crase).
    .O terceiro parágrafo ficou um pouco confuso, pois ao longo do trecho não houve um desenvolvimento, ficou com um excesso de informação sobre um assunto que já havia sido falado.
    OBSERVAÇÕES FINAIS:
    C1:160
    C2:140
    C3:180
    C4:200
    C5:200
    Nota final:880
    Você escreve super bem,continue a escrever!

    • 1
  3. Olá! Parabéns, sua redação ficou ótima!
    Concordo com oq o Zoom e a Júlia falaram em suas respectivas correções, principalmente com os pontos 1 e 2.
    Na sua proposta de intervenção, acho que deveria citar mais detalhes, para ficar mais completa (se quiser).
    Fora isso, meus parabéns, ficou ótima!🙃

    • 0
  4. O seu primeiro parágrafo começou bem com a alusão a um documentário relacionado ao tema. Porém, você usou o “e/ou” e eu não aconselho que use isso.
    Creio que na sua proposta o que urge é a ação do Ministério da Saúde na implementação de projetos na educação alimentícia e a prática de exercícios, junto ao Ministério da Educação. Assim como é vital que a população seja orientada por nutricionistas para que se adaptem a hábitos mais salubres.

    • 0
  5. Olá, boa tarde! Texto muito bem produzido, repertório muito bem colocados, especialmente pelos dados estatísticos. Conectivos muito bem colocados. Porém, destaco alguns pontos:
    1. Acredito que seja melhor retirar “Logo, medidas são necessárias a resolução desse impasse.” no primeiro parágrafo, e colocar no lugar dele suas teses que serão defendidas no D1 e D2, na ordem em que irão aparecer. Por exemplo: No atual cenário brasileiro, o sedentarismo e/ou a má alimentação faz com que haja um aumento de pessoas com sobrepeso no país, e consequentemente, o aparecimento de doenças que ameaçam a vida humana, *devido ao aumento da tecnologia no século XXI e à falta de educação nutricional entre os indivíduos.*
    * = exemplo de teses que seriam abordadas nos próximos parágrafos.
    2. Bastante repetição do pronome relativo “que”. Substitua por: no qual, nas quais, a qual, cujo, entre outros.
    3. Erros de acentuação, especialmente na crase:
    – “A carência de atividades físicas, por conta do acomodamento *á* vida moderna, faz com que esse índice aumente.” O “á” está errado, mas também não levaria crase. O mais recomendado seria colocar “da”.
    – “os riscos á saúde também”, aqui deveria ter a crase, ou seja, “os riscos à saúde também”
    4. A argumentação está ótima, mas acredito que poderia ser um pouco mais desenvolvida nos parágrafos de desenvolvimento.
    Comp. I – 160
    Comp. II – 200
    Comp III – 120
    Comp. IV – 200
    Comp. V – 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.