O AUMENTO DO HOMICÍDIO ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS E SEUS FATORES MOTIVADORES.

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Desde a idade média, diziam que deveriam combater violência com violência, usando o termo “Olho por olho, dente por dente”, no qual ocasionavam conflitos tanto antigamente como hoje em dia. O aumento do homicídio é causado principalmente pela desigualdade social e pela falta de segurança e profissionalismo.
Dessa maneira, os jovens envolvidos na criminalidade, são em sua maioria excluídos da sociedade, sem formação acadêmica, sem base familiar com baixa renda e sem os bens mais simples necessitados, como o pão de cada dia. O modelo sócio-político dita que os mais sucedidos são aqueles que possuem posse titular, saúde e renda fixa. Outrossim, nada justifica tirar a vida de uma pessoa, pois de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos “Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”
Ademais, a falta de vigilância causa no cidadão sentimento de medo e insegurança, pois contribui para a facilidade de porte indevido de armas de fogo, furtos e tráficos. Além disso, a falta de profissionalismo é estopim para o aumento do homicídio, pois sem um emprego e sem a possibilidade de receber um salário ao mês, eles buscam o caminho mais fácil que é viver no crime.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Educação juntamente com o Estado, organizar palestras educacionais voltado para os jovens que decidiram abandonar os estudos e oportunidades de emprego para os desempregados. Cabe ao governo investir no campo educacional, reformando escolas se necessários e disponibilizando cursos gratuitos.

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3 Correções

  1. Olá, Ana.

    Vamos lá,

    C1- 200
    “sem base familiar com baixa renda e sem os bens mais simples necessitados, como o pão de cada dia.” Deveria ter uma vírgula após sem base familiar. tente melhorar a estrutura dos seu períodos, pq não assim: “sem base familiar, com baixa renda e isentos de itens básicos, como o pão de cada dia”.
    “organizar palestras educacionais voltado para os jovens” erro de concordância. o que é voltado para os jovens? As palestras, certo? Logo, o correto seria voltadas para os jovens, pois, assim o verbo concorda com o substantivo a que se refere( que está no feminino-plural)
    “reformando escolas se necessários” se Necessário( concordância de número)

    C2- 160
    Vc apresentou bosn repertórios, pertinentes ao tema, contudo, não houve uso produtivo. Vc poderia ter incorporado melhor, fazendo uma ligação entre seu repertório e o temae/ou tese defendida.
    Outra coisa, o repertório entra no texto, com o intuito de embasar o seu argumento, logo, se vc o coloca no final do seu paragráfo, não ficará legal( os paragráfos do texto apresentam uma microestrutura, no caso do desenvolvimento seria a apresentação da tese( tópico frasal), Repertório, argumento e desfecho do seu paragráfo( o repertório e argumento vc pode inverter- vai de vc)
    Tente selecionar repertórios mais ligados a tese que vc irá defender, assim, corre menos risco de seu repertório não ser pertinente e ter produtividade.

    C3- 120
    Projeto de texto com desenvolvimento de grande parte das ideias defendidas.
    “os jovens envolvidos na criminalidade, são em sua maioria excluídos da sociedade” Pq? O que a sociedade faz para excluí-los? O mercado de trabalho tente a dificultar ou dispensar esses jovens pela sua condição?
    “O modelo sócio-político dita que os mais sucedidos são aqueles que possuem posse titular, saúde e renda fixa” Pq? Mais uma vez, pq eles saõ o mais sucedidos e como o modelo sócio-político dita essa “regra”?
    No D2- o que a falta de vigilância tem a ver com o porte de armas? não vi uma frelação clara cobre isso descrita ao longo do texto.
    Qual a relação entre os homicídios e a vida no crime? Não foi apresentado.
    è sempre importante explicar e explicar toda relação entre seus argumentos.
    Ausência da marca de autoria, expresse mais sua indignação com a situação.

    C4- 160
    Há bastante conectivo na sua redação, entretanto, alguns foram usados em locais inapropriados, deixando o seu texto com o sentido um pouco estranho.
    Dessa maneira poderia ser substituído por uma conectivo de apresentação( em primeira análise, sob esse viés)
    Outrossim poderia ter sido subertído por um conectivo de conslusão( logo, portanto, destarte)
    Tente ampliar seu repertório de conectivos e também o momento certo de usá-los.

    C5- 120
    Vc apresentou duas propostas de intervenção e ambas estão incompletas. Eu aconselho que vc foque em apenas uma( inicialmente) e desenvolva-a de forma fcompleta.

    Agentes== Ministério da Educação juntamente com o Estado e Governo
    Ações===organizar palestras educacionais, oportunidades de emprego para os desempregados e investir no campo educacional,
    Meio da segunda proposta=== reformando escolas se necessários e disponibilizando cursos gratuitos.

    Vc poderia ter utilizado as linhas que gastou na proposta 1 para colocar o detalhamento e finalidade da proposta mais completa.
    O detalhmento pode ser uma descrição do seu agente ou da sua ação( o que vc achar melhor)

    Eu sugiro, ainda, que vc termine seu texto retomando algum repertório que citou ao longo do texto, isso deixa a produção textual cíclica.

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  2. Parágrafo 1: Não houve erros gramaticais. Eu acho que faltou um pouco você aprofundar a área do conhecimento que você colocou (código de hamurabi),
    Parágrafo 2: Eu gostei do seu argumento, porém acredito que faltou você dizer o porquê disso ser um problema.
    Parágrafo 3: Essa frase que você utilizou no ínicio do parágrafo eu geralmente uso, mas os corretores do meu cursinho me aconselharam a utilizar ela no final do penúltimo parágrafo ao invés de usar no início do último. Na sua intervenção faltou o meio (por meio de), finalidade (pq disso? oq vai melhorar?) e detalhamento. Houve uma repetição de conectivo oq não é interessante e você adcionou outra proposta de intervenção de uma forma vaga sem detalhar e nem falar sobre ela. Uma dica: Finalize falando como o Brasil será melhor a partir da sua intervenção: Dessa forma busca-se diminuir o índice de homicídio entre os jovens brasileiros.
    Competência 1: 200 (Não houve erros gramaticais)
    Competência 2: 160 (Você apresentou as áreas do conhecimento, mas não as desenvolveu)
    Competência 3: 120 (Gostei dos seus argumentos, mas faltou falar sobre pq a solução é um problema ou oq impede o problema de ser resolvido)
    Competência 4: 160 (Houve a repetição de conectivos e senti falta de alguns)
    Competência 5: 80 (ENEM pede que você faça uma proposta de intervenção com os seguintes elementos: agente (quem faz?), ação (o que faz?), modo/meio (como faz?), efeito/objetivo (para que faz?) e detalhamento. Em seu texto, há apenas 3 deles, então verifique quais faltaram e insira-os, construindo uma proposta completa. Você também adcionou uma proposta de intervenção avulsa e não finalizou o texto.

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  3. Parágrafo 1: Sua apresentação dos argumentos foi bem feita, mas faltou você deixar explícito qual era seu tema.
    Parágrafo 2: faltou uma vírgula em “sem base familiar com baixa renda”. Outrossim tem significado de “de mesmo modo, igualmente”,no contexto usado ele não fez uma boa correlação. Achei que faltou falar quais são os fatores que levam esses jovens na base da sociedade a cometerem homicídio. Seu repertório ficou sem nexo, acho que seria mais interessante iniciar seu texto com ele.
    Parágrafo 3: achei muito boa essa argumentação. Neste trecho “a falta de vigilância causa no cidadão sentimento de medo e insegurança” trocaria por “a falta de vigilância causa um sentimento de medo e insegurança na sociedade”
    Parágrafo 4: uma intervenção bem detalhada seria mais proveitoso. Na minha opinião, uma boa solução seria focar em disponibilizar cursos profissionalizantes para promover a capacitação de jovens com poucos recursos financeiros. Retomar sua tese no ultimo período também deixa seu texto mais bonito.

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