Na constituição federal de 1988,no artigo 6, vê-se que é direito dos cidadãos a educação, saúde, lazer e trabalho, entretanto, percebemos que pouco é realizada, principalmente a educação que desde muitos anos vem sendo colocada como 2.º lugar para muitos brasileiros, principalmente devido à necessidade de trabalhar. Na pandemia do (Covid-19) esse abandono só aumentou, devido às aulas remotas- EAD- visto que muitos não têm acesso à internet.
Primeiramente, ao analisarmos os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que 20,2% dos jovens entre 14 e 29 anos deixam de concluir o ensino médio devido a necessidades prioritárias — pobreza e fuga a fome, visto que a pobreza em nosso país é de forma abrangente tornando-o assim a necessidade de trabalhar prioridade entre os jovens brasileiros de modo a buscarem uma melhor qualidade de vida. A fome, e a procura a diminui-la também faz com que a juventude busque trabalhar para diminuir essa triste realidade.
Outrossim, é a dificuldade de ter aparelhos tecnológicos, e “internet”, devido à pandemia do Covid-19 (corona) que tornou as aulas remotas — ensino à distância, EAD — causando uma enorme dificuldade nos jovens que não têm acesso à internet, de acordo com pesquisas do IBGE 38,8 milhões de pessoas sofreram com a falta do acesso a internet em 2019, tornando o aprendizado “impossível” e gerando o abandono a vida escolar. Ademais, a falta de meios tecnológicos (computadores, aparelho celular) também é comum em regiões menos favorecidas e desenvolvidas do Brasil, dificultando seu aprendizado, causando o desinteresse e o afastamento da vida escolar.
Em suma, o Governo Federal com o Ministro de Educação devem buscar formas de intervir o abandono escolar dos alunos, por meio de auxílios financeiros, garantindo uma “renda” a eles, palestras mostrando a necessidade e importância dos aprendizados, e buscarem criar projetos tecnológicos de modo a garantir o acesso a internet aqueles que não tem, e o acesso a meios tecnológicos, garantindo assim que a sociedade juvenil não abandone seus estudos e tenham acesso aquilo que têm direito tornando a sociedade melhor e diminuindo as taxas de abandono escolar.
BeatrizMartins01
Oii Laysa tudo bem? sou só mais uma estudante querendo ajudar. então vamos lá!
Introdução: Muito boa, mostrou um bom repertório e deixou sua tese bem clara.
Desenvolvimento1: Ótimos argumentos
Desenvolvimento2: Bons argumentos
Conclusão: Demonstrou uma ótima proposta de intervenção.
C1: 200
c2: 200
c3: 200
c4: 200
C5: 160
Bárbara Victoria
Introdução: Muito bom citar constituições, leis, artigos, etc, mostra que você está antenada e por dentro dos diretos e deveres dos cidadãos. Na introdução é sempre bom você problematizar bastante, a sua está correta, mas faltou o fechamento dela.
Exemplo: Diante de tal declaração, medidas devem ser tomadas para alterar essa situação.
Fazendo assim, você finaliza a introdução e ainda problematiza.
Desenvolvimentos: Poderia ampliar mais o repertório, no primeiro você ja colocou um dado estatístico, no segundo seria legal se você citasse