O artigo 225 da Carta Magna de 1988 determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de preservá-lo. Todavia, o aumento de resíduos sólidos no país impossibilita que esse direito seja desfrutado na prática pelos cidadãos brasileiros. Diante disso, é fundamental analisar as causas e as consequências dessa vicissitude.
De início, é importante pontuar que o consumismo desenfreado atua como agravante do problema. Esse fator foi amplamente discutido pelo sociólogo Zygmunt Bauman, em sua obra “Modernidade Líquida”, o qual defende que as pessoas são induzidas a estarem sempre consumindo cada vez mais, já que na contemporaneidade os indivíduos passaram a ser fortemente valorizados não pelo que são, e sim pelo que compram. Desse modo, é preciso reverter esse conceito de valorização imposto na Era Contemporânea para diminuir o consumo desnecessário.
Em uma segunda análise, é preciso atentar-se para as consequências da crescente produção de resíduos sólidos no Brasil. A esse respeito, vale destacar o agravamento do efeito estufa, ao passo que a decomposição da matéria orgânica resulta na produção do gás metano – um dos responsáveis pela intensificação do aquecimento global. Ademais, o chorume, também resultado dessa decomposição, contém componentes químicos altamente prejudiciais ao ser humano, caso entre em contato com lençóis freáticos e rios, por exemplo. Assim, sendo 41% de todo lixo brasileiro indo parar onde não deveria: rios, mares e lixões – de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Sólidos – fica claro a emergência de uma inversão desse quadro.
Portanto, a fim de diminuir a produção de lixo em território nacional, cabe ao Ministério do Meio Ambiente incentivar a reciclagem em todo o país, mediante a construção de mais centros de reciclagens. Outrossim, o Ministério da Educação deve promover um debate semanal nas escolas a respeito do consumo descontrolado da geração atual, por meio com o acréscimo de mais 30 minutos de aula na grande curricular do ensino fundamental. Esses debates devem ser realizados nas aulas de ciências, com o tema “Eu realmente preciso ou apenas quero?”. Nesse sentido, o intuito de tal medida é incentivar a nação tupiniquim a manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado, como descrito pela Constituição Federal.
______________________________________________________
DEEM UMA NOTA POR FAVOR!!!!
Manu4719
-Boa organização de parágrafos, com alguns errinhos na ortografia, no último deles.
-Achei boa as propostas de melhorias, porém faltou no que influenciaria as pessoas tais mudanças e porque a falta de contato com o meio ambiente é prejudicial.
– gostei também que você ultilizou um bom exemplo de argumentação como a da carta Magna.