A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a saúde como pertencente a todo cidadão brasileiro. Não obstante, tal direito não tem repercutido com ênfase na prática quando se observa o aumento de IST’s entre os jovens brasileiros. Impedindo, destarte, a universalização desse direito social tão importante. Nesse sentido, pode-se afirmar que a ausência de medidas governamentais e o comportamento de risco dos jovens agravam a situação.
Primordialmente, deve-se salientar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento de casos entre os jovens no Brasil. Dessa forma, o descaso do Estado em investir na educação sexual dos jovens é um dos maiores fatores para que o problema persista na sociedade. Essa situação, conforme as concepções do filósofo contratualista, John Locke, caracteriza-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos essenciais, como a saúde, o que lamentavelmente é evidente no Brasil.
Outrossim, é imperioso apontar o comportamento de riscos dos jovens brasileiros como impulsionador do aumento de casos no Brasil. De acordo com um estudo feito pela SBU, 3/20 dos jovens de 15 a 18 anos entrevistados que já tiveram relações sexuais, 0,35 deles não usam ou esporadicamente usam camisinhas e 0,38 não sabem como pôr um preservativo. Diante disso, o descuido dos jovens e a falta de comunicação com a família e a escola tende a intensificar o problema. À vista disso, é intolerável que esse cenário continue a durar.
Infere-se, portanto, a necessidade de se contrapor esses obstáculos. Para tal fim, é mister que o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, através das mídias sociais e do meio midiático, realizem campanhas, discursos e projetos que unam a família e a escola em prol de uma melhor comunicação com os jovens – que deverão atingir os jovens de diferentes classes – com o intuito de evitar o crescimento de casos de IST’s entre os jovens brasileiros. Assim, tornar-se-à possível a construção de uma sociedade permeada pela realização dos elementos listados na Magna Carta.
Samir soares
Competência 1- 200
Competência 2- 200
Competência 3- 160
Competência 4- 160
Competência 5- 200
Nota: 920
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O aumento de IST’s entre os jovens brasileiros
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê[1] em seu artigo 6°, o direito [2]a saúde como pertencente a todo cidadão brasileiro. Não obstante, tal direito não tem repercutido com ênfase na prática quando se observa o aumento de IST’s entre os jovens brasileiros.[3] Impedindo, destarte, a universalização desse direito social tão importante. Nesse sentido, pode-se afirmar que a ausência de medidas governamentais e o comportamento de risco dos jovens agravam a situação.
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[1]= colocar vírgula
[2]= crase
[3]= vírgula (substitua pelo ponto final)
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Primordialmente, deve-se salientar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento de casos entre os jovens no Brasil. Dessa forma, o descaso do Estado em investir na educação sexual dos jovens é um dos maiores fatores para que o problema persista na sociedade. Essa situação, conforme as concepções do filósofo contratualista, John Locke, caracteriza-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos essenciais, como a saúde, o que lamentavelmente é evidente no Brasil.
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Sem erros
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Outrossim, é imperioso [1]aprontar o comportamento de riscos dos jovens brasileiros como impulsionador do aumento de casos no Brasil. De acordo com um estudo feito pela SBU, 3/20 dos jovens de 15 a 18 anos entrevistados que já tiveram relações sexuais, 0,35 deles não usam ou esporadicamente [2]usam camisinhas e 0,38 não sabem como pôr um preservativo. Diante disso, o descuido dos jovens e a falta de comunicação com a família e a escola tende a intensificar o problema. À vista disso, é intolerável que esse cenário continue a durar.
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[1]= aponta (sinceramente não sei se apronta estaria errado, portanto, não considerarei como desvio)
[2]= repetição próxima de termo
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Infere-se, portanto, a necessidade de se contrapor esses obstáculos. Para tal fim, é mister que o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, através das mídias sociais e do meio midiático, realizem campanhas, discursos e projetos que unam a família e a escola em prol de uma melhor comunicação com os jovens – que deverão atingir os [1]jovens de diferentes classes – com o intuito de evitar o crescimento de casos de IST’s entre os [2]jovens brasileiros. Assim, tornar-se-à possível a construção de uma sociedade permeada pela realização dos elementos listados na Magna Carta.
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[1]= repetição próxima
[2]= repetição próxima
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* Seria viável explicar o que seria o contrato social
* Seria viável dizer o que é SBU
* Evite repetições
* Diga, no D1, o porquê de o Estado não investir na educação sexual
* No D2, você diz sobre a falta de conexão do jovem com a família e escola como fatores intensificadores do problema, mas aborda isso de maneira simplória, desenvolva mais explicitamente essa ideia no seu texto, escreva: isso acontece, porque o jovem não tem um contato com a família…
*
Projeto Redação
Oie, espero que a minha correção te ajude e que seja digna de um novo seguidor ou um título de melhor correção.
Introdução:
▪︎A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, [1] prevê [2] em seu artigo 6°, o direito a [3] saúde como pertencente a todo cidadão brasileiro. Não obstante, tal direito não tem repercutido com ênfase na prática quando se observa o aumento de IST’s entre os jovens brasileiros. Impedindo, [4] destarte, a universalização desse direito social tão importante. [5] Nesse sentido, pode-se afirmar que a ausência de medidas governamentais e o comportamento de risco dos jovens agravam a situação.
Obs.:
▪︎1- Equívoco de vírgula.
▪︎2- Ausência de vírgula.
▪︎3- Ausência de crase.
▪︎4- Não inicie um novo período com gerúndio.
▪︎5- Período muito pequeno, faça uma junção com o anterior.
Desenvolvimento 01:
▪︎Primordialmente, deve-se salientar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento de casos entre os jovens no Brasil. Dessa forma, [1] o descaso do Estado [2] em investir na educação sexual dos jovens [3] é um dos maiores fatores para que o problema persista na sociedade. Essa situação, conforme as concepções do filósofo contratualista, John Locke, caracteriza-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos essenciais, como a saúde, o que [4] lamentavelmente [5] é evidente no Brasil.
Obs.:
▪︎1- Aqui é a explicação do tópico frasal, ou seja, o profundamento, também conhecido como ampliação. É nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.
• Isso se deve ao fato de/da/do
• Isso ocorre porque
• Isso ocorre devido à/ao
• Isso acontece porque
• Isso acontece devido à/ao
• Isso decorre de/da/do
• Esse fato pode ser tomado como relevante, já que
▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.
▪︎2, 3, 4 e 5- Ausência de vírgulas.
▪︎Argumentou muito pouco.
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma.
▪︎Teu parágrafo está escasso de conectivos, só teve um.
Desenvolvimento 02:
▪︎Outrossim, é imperioso apontar o comportamento de riscos dos jovens brasileiros como impulsionador do aumento de casos no Brasil. [1] De acordo com um estudo feito pela SBU, 3/20 dos jovens de 15 a 18 anos entrevistados que já tiveram relações sexuais, 0,35 deles não usam ou esporadicamente usam camisinhas e 0,38 não sabem como pôr um preservativo. [2] Diante disso, o descuido dos jovens e a falta de comunicação com a família e a escola tende a intensificar o problema. À vista disso, é intolerável que esse cenário continue a durar.
Obs.:
▪︎1- Aqui é a explicação do tópico frasal, ou seja, o profundamento, também conhecido como ampliação. É nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.
• Isso se deve ao fato de/da/do
• Isso ocorre porque
• Isso ocorre devido à/ao
• Isso acontece porque
• Isso acontece devido à/ao
• Isso decorre de/da/do
• Esse fato pode ser tomado como relevante, já que
▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.
▪︎2- Seja mais breve no repertório.
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma.
Conclusão:
▪︎Infere-se, portanto, a necessidade de se contrapor esses obstáculos. Para tal fim, é mister que o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, através [1] das mídias sociais e do meio midiático, realizem campanhas, discursos e projetos que unam a família e a escola em prol de uma melhor comunicação com os jovens – que deverão atingir os jovens de diferentes classes – com o intuito de evitar o crescimento de casos de IST’s entre os jovens brasileiros. Assim, tornar-se-à possível a construção de uma sociedade permeada pela realização dos elementos listados na Magna Carta.
Obs.:
▪︎1- Uso inadequado da palavra “através”, uma vez que significa algo que atravessa, substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
▪︎Faltou o detalhamento,
Nota:
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 160
Total: 760
Qualquer coisa estou à disposição.
Daiana Iris
Lembrando, eu não sou especialista e estarmos aqui com o mesmo propósito. Vamos lá!
A apenas alguns erros de pontuação.
Linguagem informal como “camisinhas”
Bem colocada a constituição.
Faltou um pouco mais de argumentos, você não específico o “Comportamento de risco dos jovens”
Conclusão excelente.
Nota 880
Parabéns, continue assim. Sucesso!!