Iniciante

O aumento de infectados por DST no Brasil (coloquem a nota de acordo com os critérios do Enem pfvr)

  • 0

Com como a chegada de pílulas anticoncepcionais em 1960, indivíduos passaram a se importar menos com a prevenção sexual. Logo, tal fato tem contribuído com os altos índices de doenças sexualmente transmissíveis, no qual gera um alarmante problema de saúde pública em nosso país. Todavia, o assunto ainda causa grande tabu na sociedade, além do preconceito e discriminação, que o portador da doença tem de enfrentar. Nesse sentido, torna-se evidente as crescentes taxas de infectados por DST, o que torna urgência a problemática.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar os riscos que as relações sexuais desprotegidas podem causar. Desse modo, uma pesquisa realizada pelo médico Drauzio Varella para o site UOL, explícita que cerca de 40% da população não usa camisinha. Contudo, o fato relaciona-se a ocorrência frequente de uma gravidez indesejada, além do aumento de pessoas contaminadas com doenças transmissíveis. Desse modo, na maioria dos casos ocorre a discriminação e violência moral contra a vítima. Por conseguinte, o indivíduo soropositivo não é aceita pela sociedade, e nem tão pouco pela família, em razão disso acaba se isolando, e não procura o devido tratamento.
Outro fator, é a sociedade não falar abertamente sobre as DST’s, aliado a falta de informações, principalmente aos jovens. Nesse sentido, atualmente nos deparamos com a evolução da doença, prova disso é que há cerca de 34 milhões de pessoas infectadas em nosso país. Todavia, a falta de informações contribui para a proliferação da doença, visto que, uma grande parcela da população não reconhece os sintomas e nem tão pouco tem acesso aos meios de tratamento. Além disso, a falta de responsabilidade de muitos adolescentes torna-se um fator contribuinte, já que muitos não têm medo em colocar a vida em risco.
Diante disso, fica evidente os problemas em relação ao aumento das doenças sexualmente transmissíveis. Logo, cabe ao Ministério de Saúde disseminar informações a população sobre os meios de transmissão. Tal ação será realizada por meio da promoção de palestras e rodas de conversa, mediadas por profissionais em praças públicas, em que o tema será debatido para que uma pessoa soropositiva tenha condições dignas de viver em sociedade. Além disso, a mídia deve realizar campanhas advertindo que a doença não se manifesta somente no carnaval, mas sim o ano inteiro. Assim, espera-se que o aumento de DST’s em nosso país seja combatido.

Compartilhar

2 Correções

  1. Opa Ana, tudo bem ? Você conhece a estrutura, porém vou te dar algumas dicas:
    – Introdução
    Apesar de ter exposto a sua problematização, ela me parece meio “solta”. Sugiro que sempre tente fazer em 3 periodos a introdução para ficar mais facil a visualização do corretor acerca do paragrafo. Contexto + problema + argumentos
    Sugestão de reescrita:
    Em 1960, após o desenvolvimento de pílulas anticoncepcionais, os indivíduos passaram a se importar cada vez menos com a prevenção sexual. Nesse sentido, ocorre que essa desconsideração acerca dos meios preventivos tem contribuído não só com o elevado índice de doenças sexualmente transmissíveis, mas também com o crescimento de casos de preconceito contra os portadores dessas doenças. Logo, é imprescindível salientar a importância de combater o descaso da população quanto à proliferação de AIDS, bem como desconstruir a discriminação direcionada as pessoas infectadas.
    Desenvolvimento 1: No paragrafo você não foca em um argumento central, entende? acaba falando muitas coisas para chegar em uma finalidade. Por isso que sugiro que os dois argumentos estejam sempre bem detalhados na introdução, a fim de que sejam atendidos em cada desenvolvimento. Ademais, sugiro que não se prenda a dados, dificilmente você vai se lembrar deles na hora da prova. Então estude historia, filosofia e sociologia ou então aprenda alguns repertorios coringas. E por ultimo, sugiro que termine o paragrafo com uma reflexão critica sobre o que vc discorreu.
    – sugestão de reescrita:
    Em primeiro plano, vale ressaltar que a falta de benevolência de muitos cidadãos impulsiona o aumento de infectados por DST no Brasil. Nesse contexto, o filosofo britânico Adam Smith defendia que as sociedades somente alcançam o progresso com a busca pelas ambições individuais e não pela solidariedade. Entretanto, se a sociedade brasileira mantiver a indiferença proposta por Adam Smith, a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis estará distante de ser erradicada, tendo em vista que as pessoas colocam as suas próprias vontades sexuais acima do cuidado quanto a possível contaminação de diversas pessoas. Logo, enquanto a displicência for a regra, o combate contra essas mazelas deixará de ser a realidade.
    – Apesar de não ter ficado muito bom, tento te mostrar ai um repertorio que cabe em varios temas.
    Desenvolvimento 2: Eu entendi na sua introdução que os argumentos que você iria defender seriam o descaso e o preconceito contra os portadores. Então, no D2 você deve unicamente falar como o preconceito influencia no aumento dos casos de DST, entende? Seguindo as mesmas dicas do D1.
    Conclusão:
    Sua primeira proposta é boa, mas sugiro que atenda o : quem? o que ? como ? e para que ? também na segunda proposta, alguns corretores podem acabar achando rasa a segunda proposta e tirando pontos de você.
    Enfim, desculpa ai qualquer coisa e espero ter ajudado.

    • 0
  2. Boa noite, Ana. tudo bem?
    Bom, antes de dizer minha opinião sobre sua redação, quero apenas informar que não tenho todo conhecimento sobre aspectos da escrita e da gramática de maneira completa,mas tentarei te ajudar com minha experiência em prova.
    CI: 160 CII:120 CIII: 120 CIV: 160 CV: 160 Total: 720
    Um ponto que gostei foi da sua escrita. Ela está bem articulada e sem muito erros gramaticais. Outro ponto, é com relação à tipologia textual. Textos dissertativos argumentativos são opiniões próprias em prol de um fato,apresentando argumentos, mas sem colocar na primeira pessoa do singular (eu) ou primeira do plural (nós). Então evite colocar “nosso” “eu” “creio” “achamos” “percebemos”. Além do seu terceiro parágrafo que está com mais cara de texto EXPOSITIVO do que argumentativo.
    Outro fator seria sobre a diversificação dos recursos coesivos. Você inseriu corretamente eles, mas repetiu alguns. Ao invés de colocar muitas vezes “desse modo”, coloque “dessa maneira” ou “portanto”,por exemplo.
    Para concluir, tenho que falar do repertório sócio cultural. Você já foi colocando de cara um fato histórico na introdução. Isso é ótimo, apenas tome cuidado para não aprofundar muito logo no início. e no terceiro parágrafo você colocou um dado estatístico, porém, não disse de onde tirou a informação. Nunca coloque um dado sem a referência do local retirado. Aprofunde com uma citação, um fato noticiado, uma alusão histórica, entre outros.
    OBS.: Você está indo muito bem no modelo de escrita. Coloca um elemento coesivo + tópico frasal + repertório + argumento + finalização. eu percebi isso no seu segundo parágrafo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.