Iniciante

O aumento de incêndios nas matas brasileiras

  • 0

O filme “Homens de Coragem” retrata o dia a dia do grupamento do corpo de bombeiros do Arizona, sempre obtendo êxito, no combate aos incêndios na região. Porém, num fatídico evento, por conta de um erro de estratégia de seu líder, perde-se quase a totalidade da equipe para o fogo em uma ação. Saindo do fato histórico para a atualidade, é evidente que precisamos aumentar a precisão e acurácia no combate ao aumento de incêndios, muitos deles criminosos, em florestas brasileiras, bem como no endurecimento das leis que tratam da preservação do meio ambiente no país.
Primeiramente, é válido compreender que, o aumento das queimadas florestais está atrelado aos interesses do segmento imobiliário e pelo uso inapropriado das terras nativas por agricultores e pecuaristas em geral. Segundo levantamento do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, cerca de 80% das terras desmatadas revertem-se à exploração destes segmentos. Ademais, é necessário reforçar o monitoramento dos focos de incêndios e melhor equipar e treinar às equipes no combate destes. Pois, temos a necessidade de preservar nossas florestas e assim promover a melhoria da qualidade de vida de todos e o sustento dos que ali residem e trabalham.
Em segundo lugar, o tratamento do legislativo e das autoridades policiais, que às vezes fazem “vista grossa” nestas ações, deixam a desejar no combate efetivo da redução das áreas das florestas brasileiras. Nos últimos 15 meses, desde o inicio de 2019, tem-se evidenciado o aumento contínuo do desmatamento da cobertura vegetal amazônica, o que preocupa os especialistas do setor – dados do INPE. Diante disso, é preciso intensificar o policiamento e a aplicabilidade das penalidades, bem como a criação de novas leis e a modernização das já existentes. Enfim, o trabalho conjunto das forças policiais e legislações mais severas, reverbera na maior eficiência e eficácia das ações.
Finalizando, é mister que o Estado, por meio dos Ministérios do Meio Ambiente e da Justiça, trabalhem em conjunto e ajam, respectivamente, na melhoria da infraestrutura das corporações de combate a incêndios e de polícia especializada. É também importante que incentive os legisladores e juristas para formatação de marcos regulatórios com foco na preservação da natureza. É preciso que todos envolvidos se inspirem nos “Homens de Coragem”, atuando em todos os segmentos da sociedade, políticos, juristas, empresários e a população, no fortalecimento das relações de interesse coletivo, não permitindo que “o grupamento”, por um detalhe, deixem a condição de heróis e se tornem apenas números de vidas desperdiçadas nessa importante batalha em nosso solo pátrio.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Bom dia! Gostaria de parabenizar pelo texto, vocabulário excelente, você escreve muito bem.
    Continue estudando e se esforçando para a cada dia fazer uma redação melhor que a outra!!
    BONS ESTUDOS!
    Olá! Bom dia! Gostaria de parabenizar pelo texto, vocabulário excelente, você escreve muito bem.
    Continue estudando e se esforçando para a cada dia fazer uma redação melhor que a outra!!
    BONS ESTUDOS!

    • 0
  2. Cara, excelente redação, com você apontando vários setores do governo e soluções que sim podem ser executadas com facilidade.
    Algo que eu acho que possa mudar é a extensão da sua introdução, que ao meu ver esta um tanto quanto longa , deixando um pouco cansativo não limitando a redação.
    Mais no contexto geral está de parabéns.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.