Em “Black Mirror”, uma série de televisão desenvolvida pela Netflix, há um episódio em que um rapaz é obrigado a realizar diversas tarefas, tais como furtar, usar drogas e até mesmo matar, pelo simples fato de um hacker obter fotos íntimas suas. No Brasil, o índice de homícios entre adolescentes vem crescendo cada vez mais. Este cenário antagônico se dá a certos grupos que subornam os jovens à criminalidade e a desestruturação familiar.
Indubitávelmente, a pobreza é uma realidade nesta nação. Diversos brasileiros vivem em estado de miséria com dificuldade até mesmo para adquirir alimento. Em virtude disso, são muitos os jovens que procuram uma vida fácil no crime, ou até mesmo são forçados a seguir este caminho, pela imposição de grupos presentes em seu espaço de convívio (favelas e marginais), no qual o risco de vida é grande caso tais obrigações não forem consumadas. Desta forma, o adolescente não tem outra escolha a não ser se manter vivo.
Ademais, é imprenscindível rememorar que uma estrutura familiar nefasta corrobora para a expansão do impasse. A família é um fator primordial para a construção da personalidade do filho. Por efeito de uma boa educação, o indivíduo carregará tal ensino no decorrer de sua existência e se tornará um ser humano de boa índole. À vista disso, nota-se como a presença dos pais se torna um fator de extrema importância na vida de uma pessoa.
Contudo, para que haja um decréscimo nos índices de homicídio, cabe ao Governo Brasileiro tomar medidas para diminuir a miséria no país e assim evitar os furtos por necessidade por parte da população pobre, como criar programas de distribuição de alimentos, auxílios e providenciar melhores oportunidades de empregos. Além disso, o Ministério da Família pode realizar visitas às moradias brasileiras carentes para verificar as relações familiares e fornecer assessoria prévia conforme suas necessidades, para desenvolver um convívio melhor entre pais e filhos. Com tais feitos, o Brasil alcançará um convívio social apropriado para com todos os cidadãos.
Daniel Barbosa
Boa tarde!
Você fez uma ótima introdução, mas no decorrer da redação faltou alguns requisitos para se tornar um texto completo.
====================================
Ademais, é imprenscindível rememorar que uma estrutura familiar nefasta corrobora para a expansão do impasse. A família é um fator primordial para a construção da personalidade do filho. Por efeito de uma boa educação, o indivíduo carregará tal ensino no decorrer de sua existência e se tornará um ser humano de boa índole. À vista disso, nota-se como a presença dos pais se torna um fator de extrema importância na vida de uma pessoa.
===============================
INTRODUÇÃO MUITO BOA;
DESENVOLVIMENTOS INCOMPLETOS, DEVERIA TER: TÓPICO FRASAL, REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL, EXPLICAÇÃO DO REPERTÓRIO E UM DESFECHO FINAL BEM CRÍTICO…
INTERVENÇÃO: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO….
==========
C1 = 160
C2 = 120
C3 = 140
C4 = 160
C5 = 160 ============ 740 PONTOS
Kaikeamorim
Kakakakakakakakakaakajajajjkjjjjjjjjjjjjjjhyo ydydydyoxyidtistiztistiztisutdutxutxutxitxitxitdtixtixitxtiditxitzitditxitxitxiyxitxitsjdjdjsjsndnddndndndjeifnfbdbxhdsjdndndjxudjdndnsjddidjdbdbdjdjdbdbdjduddjdjdjdjdjdndjdudjddndnsjdjdndbdndhdjdjdjdjdjdjdjdjdjdjddjdjjdhdhdhdjdjdjdjdjdjdhdhdhdhdhdhdhdhdhdhehehehehdhdhd
lorenagabrielly
oii, sua redaçao esta otima , vou falar so algumas coisas para a sua redação ficar melhor ainda :
Qando voce disse ´´ favelas e marginais ´´ nao ficou muito bom , porque é muito bom evitar falar favelas em respeito da populaçao que vive nelas , entao do lugar de colocar favelas voce poderia colocar ´´ comunidades carentes ´´ , fica mais respeitoso entendeu ?
E segundo , é so uma dica : na sua intervençao tente deixar sempre explicito pro leitor os elementos da conclusao :
1- açao ( o que ?) o que vai fazer pra melhorar ?
2- agente (quem ) quem vai fazer ?
3- efeito( para que ) para que fazer isso ? qual é a finalidade?
4-modo ( como vou fazer isso )
5- detalhamento ( explicaçoes e exmplos )
parabens , sua redaçao esta otima , desculpa se estiver algo errado .
Lulugu
Oi, Vitória. Tudo bem? De início, seu texto está muito bom. Parabéns! Porém, você cometeu alguns impasses que proporcionou uma mal interpretação em algumas partes e que deve ser corrigidos!
A primórdio, quando você cita “Black Mirror”, não consegue adequá-la corretamente ao contexto. Isso fere a competência 2 (alusão histórica) e 3 (Projeto de texto). Tente perceber o porquê da igualdade entre os temas e traga com mais clareza de objetividade ao leitor. (Você poderia incrementar um apenas “De modo análogo à ficção, a realidade brasileira se enquadra nesse contexto, à medida que muitos jovens ,por fala de oportunidades e falha na educação paternal, acabam cometendo homicídio.”)
Ademais, ainda na introdução, seja mais sucinta na análise de suas teses e não esqueça que todo conteúdo parágrafo de ter COMEÇO, MEIO E FIM. Logo, finalize seu paragrafo. Seja com um: “Dessa maneira, é ideal que medidas sejam tomadas para sanar tais problemática.”
No seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, você não articulou muito ao tema sua opinião, não sendo muito clara. Dessa forma, sugiro que sempre quando for fazer o texto, pense muitooo nas palavras chaves e jogue ela em todos os parágrafos ( claro que com seus sinônimos). Você poderia falar que a pobreza é a causa pq devido a ela, muitos jovens não têm oportunidade e acabam encontrando o cenário de homicídio atrativo para conseguir dinheiro, devido as propostas de alto valor. Essa falta de clareza, impede a conquista de nota na competência 3, que mede o projeto textual.
No segundo parágrafo de desenvolvimento, você cometeu o mesmo erro pela falta de objetividade. Preste mais atenção da próxima. ;)
Na Conclusão, vc está bem articulada ao modelo ENEM. Dessa forma, interpretou que existe um AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO. Todavia, necessita-se que vc preencha todas essas “lacunas” com todos esses elemento e vc não conseguiu concluir, perdendo ponto na competência 3 e 5. (Pois a 5 visa a conclusão). ADEMAIS, um erro típico da maioria é confundir o “CONTUDO” com o “COM TUDO”. Esse exprime uma ideia de oposição, enquanto com tudo, de conclusão. Cuidado, pois ao colocar “CONTUDO”, vc está negando todo seu texto acima. No mais, é só :) Parabéns pela produção e continue firme. Você vai arrasar! <3
NOTAS:
COMP1: (linguegem) 180
COMP2: (alusão histórica) 140
COMP3: (projeto) 100
COMP4: (coesão, {conectivos}) 160
COMP5: (proposta de intervenção) 140
TOTAL: 720. ÓTIMA NOTA, PARABÉNS!
Vieira21
Oi Vitória, desculpe-me se estiver alguma coisa errada. Achei o seguinte:
3° Linha – “fotos Intimas suas” ficou ambíguo e não bate com o restante do parágrafo.
No primeiro momento , o rapaz é obrigado a fazer coisas que não queria sobre ameaça e depois, na linha 5, fala que certos grupos subornam os jovens à criminalidade, dando impressão de que eles oferecem dinheiro, bens e vantagens para os jovens em troca do ingresso dos mesmos no crime, se diferenciando do primeiro caso apresentado .
2°Parágrafo
3° Linha- ” são muitos os jovens que procuram uma vida fácil no crime,” seria melhor se você colocasse: Muitos jovens Procuram uma vida fácil no crime.
5° Linha – “grupos presentes em seu espaço de convívio (favelas e marginais)” colocar favela e marginais juntos não ficou tão coerente.
É melhor que sua Tese e conclusão fiquem menores do que seus desenvolvimentos.
Somente detalhes, seu texto ficou ótimo!