Iniciante

O aumento de homicídios entre os jovens brasileiros e seus fatores motivacionais

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  O Brasil é considerado o país mais homicida do mundo, visto que, a cada ano esse número só aumenta, principalmente, entre os jovens que são de periferia e negros, a problematização dessa pausa é algo que tem que ser debatido e solucionado nessa sociedade.

  “Educar as crianças e não será preciso punir os homens”, a filosofia de Pitágoras, faz reflexão ao tempo de hoje, assim como vários jovens que não tem o devido direito a educação e oportunidades econômicas, assim, ocorrendo a criminalidade como um recurso de sobrevivência, já que muitas famílias de baixa renda encontra-se atualmente desempregadas e sem suporte do governo.

Nós últimos anos o Brasil teve vários protestos contra a desigualdade social e pautas raciais, trazendo o debate do preconceito e suas consequências na sociedade, mesmo assim em 2020 tivemos o dobro do aumento de assassinatos de meninos negros de baixa renda, nas metrópoles, causadas principalmente pela a milícia que trás a filosofia de “justiça” mas, que na realidade é manchada por um sistema misógino, racista e extremo conservador.

Em síntese, é a função do governo tomar devidas providências, nesses núcleos carentes da nossa sociedade, através de parceiras com grandes empresas multimilionárias, dando oportunidade de iniciativa a esses jovens, e com ajuda dos três poderes começar um projeto de reencontrução nas nossas escolas públicas, e no nosso currículo escolar, assim o governo, a economia, e a população irão andar juntas, portanto o Brasil poderá começar a ser um pais que valoriza a vida e respectivamente se tornar uma grande potencia.

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4 Correções

  1. Olá, vou analisar sua redação.
    Obs: Não sou profissional, mas tenho alguns conhecimentos…
    Está de parabéns pela redação!
    Introdução: apresentou bem a sua tese, está ótima.
    No 1° desenvolvimento: eu senti falta do conectivo para ligar o desenvolvimento a introdução, exemplo: ” Em primeira análise” (É só um exemplo para facilitar a explicação, mas pode ser qualquer outro). Fez uma boa argumentação👏👏
    No 2° desenvolvimento: a mesma situação, faltou conectivo de ligação.
    Na conclusão: está completa ao meu ver!
    Notei que você tem dificuldades no uso da vírgula…procure por vídeos explicativos na internet, aos quais vão te auxiliar bem.
    Bom, esse foi um breve resumo do que achei ao olhar sua redação.
    Competência 1: 160
    Competência 2: 120 a 160
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200
    Total: 800 a 840 pontos.

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  2. Olá, será um prazer te ajudar!!! Vamos lá.

    Sua redação possui:
    *Argumentação simples— porém de fácil compreensão.
    * Paragrafos interligados
    * Conhecimento de outras áreas.

    📍📍📍Pontos que merecem atenção

    • Procure usar nos parágrafos conectivos que indiquem soma de ideias. O correto e cobrado pela banca avaliadora, é no mínimo três conectivos por parágrafo. Atente-se a isso, pois se nos seus parágrafos não apresentarem conectivos somatórios, oposição de Argumentos, Explicativos, por exemplo: NESSE CONTEXTO É EXPLICITO QUE….. Sua redação irá apresentar um fio solto, ou seja, uma argumentação que não tem base contextualizada. Ok?

    • outra coisa, Cuidado com os períodos muito longos no seus parágrafos, pois isso pode te acarretar problemas na competência 1 e 2. O correto é conter três períodos em cada parágrafo.

    • Atente-se também a utilização das palavras terminadas no gerúndio, como por exemplo, (escrevendo, ensinando, etc…). Essas palavras terminadas no gerúndio indicam um conceito inacabado, ou seja, transmite uma sensação de continuidade. Cuidado! Procure usar sinônimos.

    • procure colocar no início dos parágrafos com CONECTIVO que indique sequência de ideias. Isso deixará seu texto mais rico e consequentemente elevar a sua nota.

    • sempre quando for escrever qualquer texto sendo o mesmo dissertativo-argumentativo, procure colocar todas as pessoas no infinitivo, sem apontar o que ou quem. Ok?

    • E a conclusão, a mais importante de uma redação, foi bem desenvolvida. Porém, senti falta de conectivos que articulem melhor as ideias, bem como, a divisão dos três períodos no parágrafo. Atente-se esse também, aos agentes que são cobrados no parágrafo conclusivo, pois os mesmos, são responsáveis ou serão responsáveis por resolver determinado problema.
    São eles:
    Agente
    Ação
    Meio
    Detalhamento
    Finalidade.
    Para que você consiga nota máxima na competência 5, esses agentes tem que estar organizados de maneira harmônica, detalhando o que cada um irá fazer, e o resultado da ação em meio à sociedade. Ok?

    Correção por Competencia:

    # competência 1: 120
    # Competência 2: 140
    # Competência 3: 160
    # Competencia 4: 140
    # Competência 5: 180.

    Procure estudar mais a utilização dos conectivos, isso deixa seu redação mais rica e consequentemente elevará a sua nota.

    Espero ter te ajudado.
    Abraços ( ◜‿◝ )♡

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  3. Farei uma correção breve, pois não sei o que você já leu de mim. Poderia ter marcado com um voto positivo para eu ter uma referência do que não repetir.

    Atente-se para as frases longas. Você escreveu todos os parágrafos em frase única, o que cansa o leitor, aumenta as chances de você errar pontuação e concordância, tira oportunidades de variar conectivos e te impede de tirar 200 na competência 1. O ideal é que cada frase ocupe no máximo duas linhas, o que é suficiente para fechar a ideia. Um bom exercício que sugiro é tentar identificar no seu texto em quais momentos está uma vírgula onde deveria estar um ponto final. Como há um problema generalizado de pontuação no texto, sigo o recomendado pela Milly e acrescento: faça exercícios.

    Evite os gerundismos (ocorrendo, trazendo, dando). Eles não passam a melhor relação entre as orações que o escritor pretende ligar. O Gerundismo apenas transmite a sensação de continuidade, é genérico. Procure, portanto, ser sempre específica. Se é uma relação de causalidade, escreva um “já que”; se é de consequência, use um “consequentemente”; se é de conclusão, use um “portanto”, e assim por diante.

    No Enem, você precisará usar dois conectivos que liguem parágrafos se quiser ganhar os 200 pontos na competência 4. O Enem espera mais que esses dois conectivos estejam no terceiro e no quarto parágrafos, sendo dispensável esse que foi pontuado pela Milly, apesar de ser bem-vindo sim.

    Se a norma culta aparenta ser prioridade, acho que o senso crítico está aguçado. Apenas proponho que aumente a sua produtividade. Seu texto possui 250 palavras, o que dá aí algo em torno de 23, 24 linhas. Você quer escrever no limite, para fechar brechas argumentativas, questões que o corretor possa fazer ao seu texto sem receber resposta. Nessa linha de raciocínio, os dois parágrafos de desenvolvimento poderiam ter como desfecho uma consequência que de certa forma pudesse retomar a ideia do tópico frasal.

    De toda forma, a sua prioridade de estudo deve ser a variedade dos recursos coesivos e a pontuação como um todo – incluindo a necessidade de escrever frases curtas -, porque isso tudo está travando o seu ótimo potencial dissertativo.

    Milly foi generosa na nota. Competências 1 e 4 seriam 120.

    Me privo de falar da proposta porque sei que a organização vai melhorar quando você se debruçar sobre os conectivos.

    Bons estudos!!

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  4. COMPETÊNCIA 1 : 120
    COMPETÊNCIA 2: 140 Faltou uma retomada do tema, antes da citação. E uma frase de fechamento.
    COMPETÊNCIA 3: 140
    COMPETÊNCIA 4: 140
    COMPETÊNCIA 5: 200, Ótima proposta de intervenção.
    Na minha opinião, eu senti falta da citação de um filosófico ou sociólogo no desenvolvimento 2. E você poderia melhorar também em questão da estrutura.

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