Aprendiz

O aumento de homicídios entre jovens brasileiros e seus fatores motivadores.

  • 0

Violência entre jovens.

 
        Hoje no nosso país contamos com uma grande porcentagem de pessoas entre 14 á 40 anos, essa parcela da população é moradora de comunidades e morros conhecidos como favela, lugar onde os habitantes são excluídos da visão governamental.
Quando olhamos para o cenário jovial do Brasil, vimos que há um índice cada vez mais percebível de violência, nas estatísticas percebemos que jovens que mal entraram na puberdade já cometeram algum crime passional devido as circunstâncias.
Atualmente jovens brasileiros estão entrando cada vez mais no mundo das drogas, onde é considerada a principal porta de entrada para ingressar no crime, pessoas essas que na maioria dos casos não tem acesso ao sistema básico de educação.
Não podemos deixar de lado que o Bullying também é um influenciador para o aumento desse resultado. Há muitos casos de adolescentes que perdem a vida por xingar ou humilhar seus amigos, e pelo constrangimento cometem o ato.
Conseguimos perceber que os jovens brasileiros são bastante influenciáveis, que dependendo da circunstância levam-os para atitudes inaceitáveis. Devemos educar os nossos jovens para que possam viver normalmente em sociedade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Em nenhum momento você apresentou a tese, não disse qual é o tema da proposta de redação. É importante sempre deixar claro no parágrafo de introdução qual é o tema que será desenvolvido ao longo do texto. Você apresentou logo os dois pontos nos parágrafos de desenvolvimento, mas sem me dizer o porquê de tudo aquilo estar sendo falado, foi citada a violência, as drogas, o bullying, mas por qual motivo? O que você queria me provar? Isso eu só consigo saber quando a tese é apresentada, porque aí fazemos a ligação ” Ah ele está falando que a violência na sociedade pode ter influência no aumento do suicídio de jovens’ Mas sem essa ligação seu texto fica perdido. Houve uma fuga no tema, já que o texto foca muito mais na violência do que no suicídio em si. Faltaram as propostas de intervenção no final do texto, as possíveis soluções para os problemas que foram citados nos parágrafos acima, você disse apenas uma e não a detalhou. Sempre usa pelo menos 2 propostas de intervenção e as coloque no seu texto da forma mais detalhada possível para que possam ser válidas e bem explicadas. Procure prestar atenção na acentuação e na coesão das suas frases. Uma dica que eu posso te dar é tentar fazer com que cada parágrafo tenha pelo menos 2 períodos ( frases com ponto final), não use muitas vírgulas sem necessidade, quando concluir o pensamento apenas feche o período e inicie outro. O ideal é que haja 3 períodos em casa parágrafo, para que possa haver o início do pensamento, seu desenvolvimento e sua conclusão.

    • 1
  2. Olá amigo estudante! Corrigirei sua redação com base no enem.
    -> As redações do enem são inscritas em terceira pessoa. Assim, é importante evitar marcas de primeira pessoa. No seu texto, você utilizou “Hoje no NOSSO país…”, “Quando OLHAMOS…”, “VIMOS que há…”, etc. É importante que sejam substituídas por “Hoje o Brasil…”, “Quando observasse…”, etc.
    -> Acentuação errada “ porcentagem de pessoas entre 14 á 40 anos”, podendo ser reescrito “porcentagem de pessoas entre 14 e 40 anos”
    -> Na sua introdução não fica claro quais são as teses que você irá desenvolver ao longo do texto, ou seja, os pontos que vc usará de base para argumentar. Ex: você poderia utilizar na introdução dois pontos que são motivadores para o aumento dos casos de homicídios entre os jovens e desenvolvê-los, como, por exemplo, a falta do apoio famíliar, renda baixa, falta de informações, etc.
    -> É importante que você utilize elementos para comprovar os pontos que você está defendendo, pode utilizar elementos da história, filmes, séries, músicas, citações, etc.
    -> Em sua conclusão é necessário duas soluções para o seu problema e um detalhamento. Nela vejo apenas uma solução e não apresenta detalhamento. Ex: é necessário que tenha o elemento interventor, como o Estado, a escola, etc. Além de expressar o que ele fará, como fará e com qual objetivo. Citarei um exemplo: “As instituições de ensino, POR MEIO da elaboração de projetos, veiculados no rádio e na televisão(detalhamento), podem conscientizar os jovens em relação a esse assunto, COM O OBJETIVO de que o número de homicídios nessa faixa etária seja reduzido”.

    Abraços e até mais!

    • 1
  3. Eu ficaria atenta na coesão do texto, ou seja, na harmonia dos elementos textuais.
    No primeiro parágrafo não houve a coesão na seguinte frase: “… porcentagem de pessoas entre 14 á 40 anos”
    O correto seria: “… porcentagem de pessoas entre 14 e 40 anos” ou “… porcentagem de pessoas de 14 à 40 anos”
    A crase foi usada inadequadamente pois “á” não deve ser usado isoladamente, e sim para acentuar a sílaba tônica de uma palavra. (Ex: árvore, área, etc)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.