Em dados expostos pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 1,2 milhões de jovens morrem no ano, desse levantamento, o principal fator motivador é o homicídio. Tal situação alarmante, é impulsionada perante a insuficiente disponibilização de programas sociais que difundam às relações entre os jovens, além, da contribuição do comportamento agressivo ocasionado pela utilização de drogas ilícitas, e a criminalidade. Por esse motivo, torna-se necessário à tomada de medidas, para que dessa forma, o Brasil assegure a esses indivíduos ainda em formação, o pleno direito à vida, garantida pela constituição nacional.
Deve-se ressaltar que a indisponibilidade de programas sociais serve como fator determinante para permanência do problema. Na declaração do filósofo Francis Bacon, “O conhecimento é em si mesmo um poder” – É evidenciado o papel incontestável da educação para formação do individuo. No Brasil, porém, em uma sociedade cada vez mais individualizada, em que se prevalece primordialmente por alguns, os interesses particulares, os jovens que ainda estão em construção de suas identidades, são esquecidos por boa parte da camada popular, não recebendo dessa forma, um guiamento de suas ações.
De mesmo modo, destaca-se que a utilização de entorpecentes, e o aumento de jovens que adentram na marginalidade, também é fator determinante para a crescente de homicídios entre esses. Nesse sentido, no filme “Gangue em Campo” episódios por meio da ficção retratam a realidade conturbada de alguns jovens brasileiros, em que, perante a falta de oportunidades, e o meio em que convivem encontram a criminalidade e o uso de drogas como avêm de suas ações.
Conclui-se, diante dos fatos, que ações devem ser urgentemente tomadas. Dessa forma, um posicionamento do Governo Federal será de extrema importância, com a criação de projetos sociais, tendo o objetivo de aguçar as relações interpessoais entre os jovens, por meio da dedicação de investimentos nos esportes e educação. Com tais medidas sendo tomadas, será garantido uma maior igualdade nas oportunidades e direitos.
cartola682
torna-se necessário à tomada de – não tem crase, o correto seria (torna-se necessária). Ver mais em: https://duvidas.dicio.com.br/e-necessario-ou-e-necessaria/.
Tal situação alarmante, é impulsionada —> não tem vírgula.
Fora os erros gramaticais, a introdução tá boa, levantou duas causas para o problema e associou com áreas do conhecimento(constituição nacional e OMS). Notei falta de conectivos no texto, recomendo pesquisar a respeito pois vale bastante nota na redação do ENEM.
em que se *PREVALECEM* primordialmente por alguns, os interesses particulares,
os jovens que ainda estão em construção de suas identidades, são esquecidos por boa parte da camada popular —> não tem vírgula
não recebendo,(tem uma vírgula aqui) dessa forma, um guiamento de suas ações.
Assim, numa análise geral do seu segundo parágrafo, perceba que você começa falando de programas sociais, depois fala de educação, e após de falta de direcionamento aos jovens. Veja que você não seguiu uma linha de raciocínio única, mas citou várias coisas ao mesmo tempo, no entanto isso pode ser melhorado com planejamento, você tem potencial.
destaca-se que a utilização de entorpecentes, e o aumento de jovens que adentram na marginalidade,(não tem essa vírgula) também *SÃO fatores determinantes* […}
perante a falta de oportunidades,(não tem essa vírgula) e o meio em que convivem(a vírgula era pra ser aqui).
Apesar de ter retratado uma realidade que você já tinha falado, o seu terceiro parágrafo não foi devidamente argumentativo, que consiste em defender uma ideia e dar boas provas de que ela é real.
Conclui-se, diante dos fatos, que ações devem ser urgentemente tomadas. Dessa forma, um posicionamento do Governo Federal será de extrema importância, com a criação de projetos sociais, tendo o objetivo de aguçar as relações interpessoais entre os jovens, por meio da dedicação de investimentos nos esportes e educação. Com tais medidas sendo tomadas, será garantido uma maior igualdade nas oportunidades e direitos.
C1:160
C2: 120
C3: 120
C4: 120
C5: 200
720
anne_brito
Oii, sou estudante também, vou tentar ajudar!!!
O seu texto está bom, porém tem alguns erros ortográficos e está meio confuso os dois parágrafos de desenvolvimento. Recomendo que você deixe a tese no última linha da introdução e que na conclusão tu especifique quem fará aquilo, o que deve fazer, por qual meio, para que, com qual finalidade fazer aquilo. Desse forma, terá uma proposta de intervenção completa
LILIANECOIMBRA
Boa tarde!!!!
Deve-se ressaltar que a indisponibilidade de programas sociais serve como fator determinante para permanência do problema. Na declaração do filósofo Francis Bacon, “O conhecimento é em si mesmo um poder” – É evidenciado o papel incontestável da educação para formação do individuo. No Brasil, porém, em uma sociedade cada vez mais individualizada[1], em que se prevalece primordialmente por alguns,[2] os interesses particulares, os jovens que ainda estão em construção de suas identidades, são esquecidos por boa parte da camada popular, não recebendo dessa forma, um guiamento de suas ações.
[1] a palavra certa seria individualista
[2] não necessário a virgula
De[1] mesmo modo, destaca-se que[2] a utilização de entorpecentes, e o aumento de jovens que adentram na marginalidade, também é fator determinante para a crescente de homicídios entre esses[3]. Nesse sentido, no filme “Gangue em Campo”[4] episódios por meio da ficção retratam a realidade conturbada de alguns jovens brasileiros, em que, perante a falta de oportunidades, e o meio em que convivem encontram a criminalidade e o uso de drogas como avêm de suas ações.
[1] Do
[2] falta virgula
[3] ficou vago, poderia ter usado “entre esses fatos, assunto, tema. etc”
[4] faltou virgula
C1: 120
C2: 120
C3: 160
C4: 120
C5: 120
*** Bom vc esta no caminho certo, mas aqui vão algumas dicas, sempre apresente suas teses na ultima linha do primeiro paragrafo, assim vc deixa elas mais expostas para o leitos. Na conclusão vc deve citar o AGENTE, MEIO, MODO E FINALIDADE, no seu caso faltou o modo, no modo sempre coloque por qual modo esse projeto será feito? de qual modo será apresentado a sociedade?
beijos!
gabrielleestefanie
Competência 1 – 160 (poucos desvios gramaticais, mas evite o uso do gerúndio)
Competência 2 – 140 (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição,argumentação e conclusão.)
Competência 3 – 120 (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.)
Competência 4 – 160 (Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.)
Competência 5 – 200 (apresenta todos os aspectos de uma boa proposta)
NOTA GERAL: 780