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O aumento de homicídios entre jovens brasileiros e seus fatores motivadores

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O estatuto da juventude, sancionado em 2013, discorre em prol os princípios essenciais para o desenvolvimento dos jovens, tais quais: educação, cultura seguranca e lazer. Todavia, hodiernamente, no Brasil, tal aplicação se atina na teoria do que propriamente prática, haja visto o crescente número do homicídios entres jovens brasileiros, frutos, principalmente, da marginalização de parte deles em decorrência da desigualdade social. Sob esse viés, convém analisar os principais cunhos do impasse, para assim, resolucioná-los e melhorar a realidade brasileira.
No contexto relativo à desigualdade social, pode-se afirmar que ela engloba não apenas o Brasil, mas muitos países. Essa diferença comunitária, na sociedade brasileira, inicia-se com a sanção da lei Áurea, em 1888, provendo a liberdade dos escravos, onde os mesmos não foram reinseridos no meio social. Atualmente, é possível traçar um paralelo com essa realidade, nas quais várias comunidades estão a mercê de si mesmas, “exclusas” da visão do governo, acarretando em impactos negativos em suas vidas. Enfim, vale-se uma reflexão da concepção do poeta Robert Lee Frost, “Antes de construir um muro pergunto sempre quem estou murando e quem estou deixando de fora”.
Por conseguinte, as péssimas condições na esfera social dos jovens é um importante fator para a marginalização de parte deles na sociedade. Segundo os estudos de Émile Durkheim, sociólogo francês, os indivíduos tendem a ser influenciados pelos fatos sociais, isto é, pelo meio em que vivem. Sob essa ótica, um ambiente isento de elementos favoráveis ao desenvolvimento dos jovens, resulta em decisões errôneas dos mesmos, os levando a prática do latrocínio e ao tráfico de drogas, onde, muitas vezes, são mortos por confrontos envolvendo polícias ou, até mesmo, membros da mesma organização. Nesse sentido, é preciso que medidas sejam tomadas para a redução de tais ocorrências na realidade brasileira.
Portanto, cabe ao governo federal em parceria com o Ministério da educação e Cultura (MEC), por meio de recursos públicos e iniciativas privadas, com um planejamento adequado, identificar necessidades e oportunidades de investimento a fim de prover uma melhor logística social pelo país. Para isso, é necessário a direção de verbas no setor educacional, promovendo melhor qualidade no ensino de escolas com programas para a redução a evasão escolar, somado a construção de postos de cultura e lazer, com o intuito de ocupar e desviar a atenção dos jovens de rumos errados na vida. Logo, só assim, será possível a efetivação do estatuto da juventude e a ascensão social no Brasil.

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2 Correções

  1. Oláaa, espero que leia atentamente as informações.

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    Sua nota nessa competência foi: 160
    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 140
    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com certa distância do senso comum, demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 180
    Você atingiu 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Sua nota nessa competência foi: 140
    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 100
    Você atingiu 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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  2. Oii, sou estudante também, mas vou tentar ajudar!!!!
    Seu texto tá ótimo, você apresenta bom domínio da norma culta, apresenta variedades de outras áreas no seu texto, tem argumentação e tese.
    Porém, o excesso de palavras muitos rebuscadas podem acabar mais atrapalhando do que ajudando e atente-se ao uso da vírgula e algumas palavras escritas com letra minúscula quando na verdade deveria ser maiúscula (eu acho que foi descuido na hora de digitar, mas é bom ficar atento).

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