Iniciante

O aumento de homicídios entre jovens brasileiros e seus fatores.

  • 2

Promulgada pelo ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à Segurança e cidadania e ao bem- estar social. Conquanto, com o aumento de homicídios entre jovens, tendo como fatores a ociosidade dos mesmos com relação a oportunidade de conhecimento e trabalho, e a crescente violência com jovens de 15 e 29 anos, impossibilitando que essa parcela desfrute deste direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
A educação é um fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil, possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto, e esse contraste é claramente refletido na ociosidade existente entre os jovens. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 3.997 milhões de jovens estão desempregados, pesquisa realizada em 2019. Diante do exposto, é cabível ressaltar, além da falta de emprego, ainda é passível a falta de recursos para a efetuação de cursos e meios para conhecimento, tendo então estímulos existentes na sociedade, o trafego de drogas, levando um parcela desses jovens ao recurso de extrema insegurança e imoralidade.
Faz- se mister, ainda, salientar a crescente violência como impulsionador do aumento de assassinatos de jovens entre 15 e 29 anos, principalmente do sexo masculino. De acordo com Zygmunt Baumam, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, politicas e econômicas é a característica da “modernidade liquida” vivida no seculo XXI. Diante de tal contexto, é necessário ainda citar que em 2017, 35.783 jovens entre 15 e 29 anos, foram assassinados por armas de fogo, e sendo de maior porcentagem jovens negros, levando a OMS a considerar uma taxa epidêmica de homicídios superiores a 10 homicídios, a cada 100 mil habitantes.
Infere-se portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas que visem a construção de um mundo melhor. Dessa maneira urge, que o Tribunal de contas da União direcione capital que, por intermédio de Organizações sociais como Centros Regionais de Assistência Social (CRAS) e Organizações que visem a assistência de entrada para o mercado de trabalho como Cruz Vermelha, AssProm e outros, se unem em prol de propagação do Estatuto da Criança (ECA), através de Oficinas e treinamentos para preparação social e profissional do jovem, sendo medidas de desenvolvimento e ocupação evitando a ociosidade, integrada á apoio psicológico. Desse modo o Brasil poderá superar a crescente taxa de homicídios de adolescentes e jovens no país.

Compartilhar

4 Correções

  1. Percebe-se que você possui uma boa escrita e domínio da língua portuguesa,não possui erros de ortografia (pelo menos eu não vi nenhum) e a estrutura da redação esta boa.
    O único ponto a ressaltar seria você mudar um pouco o desenvolvimento que você deu para o problema,pois como você já tinha citado vários momentos históricos e já dado os seus pontos de vista meio que a conclusão ficou repetitiva.Mas de modo geral está ótimo.
    Um forte abraço para você e bons estudos!

    • 1
  2. “Promulgada pelo ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à Segurança e cidadania e ao bem- estar social. Conquanto, com o aumento de homicídios entre jovens, tendo como fatores a ociosidade dos mesmos com relação a oportunidade de conhecimento e trabalho, e a crescente violência com jovens de 15 e 29 anos, impossibilitando que essa parcela desfrute deste direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada” essas sua introdução ficou boa, gostei bastante, mas só na dica contextualize mais sabe tipo “Contudo, essa realidade não condiz com o atual cenário brasileiro… (faça a ligação com o tema, o qual inclui o Brasil) é só uma dica.
    Seu desenvolvimento tá demais (mas outra dica, não é necessário colocar 2 repertório sócio cultural em um único parágrafo pq pode ficar confuso) você escreve muito bem, tenho certeza que irá evoluir cada vez mais.
    Na conclusão : o através (troque por : “por meio de”.
    PARABÉNS 💛

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.