O aumento de DSTs entre os jovens brasileiros

  • 0

Na série “Elite”, a personagem Marina, uma adolescente, é portadora do vírus HIV, cuja é uma doença sexualmente transmissível e que não possui cura. Este é uma representação de muitos casos que existem na sociedade brasileira, na qual, a problemática é causada, principalmente, pela falta de educação sexual para os jovens. Dessa forma, esse desafio deve ser superado de imediato, para que o índice de casos de DSTs não cresçam.
Não basta só distribuir camisinhas gratuitas em postos de saúde, sendo que a maioria dos jovens não sabem como usá-las e a importância delas, o que é totalmente refletido no cenário brasileiro. Segundo o ministério da saúde, em 2016, foram 38.090 casos de AIDS, cuja é a DST que mais atinge os adolescentes no Brasil. Dessa forma, é notório, que a falta de educação sexual é uma das principais causas dessa problemática, já que esses indivíduos precisam de uma orientação sexual.
AIDS, sífilis, gonorréia e herpes genital são exemplos de DSTs que muitas pessoas precisam lidar no seu dia a dia. Contudo, é provocado, também, o afeto ao psicológico e a aceitação de que uma DST está no seu corpo, na qual, muitas delas, a cura é inexistente, o que aumenta ainda mais esse desafio assustador.
Diante do aumento de DSTs entre os jovens brasileiros. Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de uma vida melhor para os adolescentes do Brasil. Dessa forma, o ministério da educação deve disponibilizar a educação sexual nas escolas públicas e privadas para os adolescentes, relatando, principalmente, como se proteger e evitar as DSTs. Além disso, o ministério da saúde junto com o governo, devem oferecer palestras mensalmente nos postos de saúde de todas as comunidades e bairros do Brasil, sobre tais doenças e os devidos cuidados, distribuindo também, preservativos. Desse modo, o índice de casos de DSTs irá diminuir, como também a vida dos jovens e de toda sociedade será melhorada.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá!
    Não sou uma expert no assunto, mas vamos lá.
    Gostei do texto, trouxe repertório o que é fundamental para a C2, ele seguiu corretamente a macroestrutura( estrutatura do texto), porém nos parágrafos de desenvolvimento não seguiram a risca a microestrutura(estrutura do parágrafo), nada que a prática não resolva. Não sou professora de português, mas na minha visão teve algumas vírgulas desnecessárias e o emprego de palavras incorretamente(uma ou duas). Teve uma boa argumentação, me convenceu que o assunto é importante, entretanto pode ser aperfeiçoado ainda mais. Houve a repetição de palavras o que diminui a nota da C4, no entando ela pode ser resolvida fazemos o uso de sinônimos. Seu repertório usado na introdução foi bom, se encaixa no tema, no entanto essa alusão deve ser retomada ao longo do texto, mesmo que seja breve na conclusão.
    Ao meu ver as notas seriam:
    C1: 180
    C2: 100
    C3: 180
    C4: 160
    C5: 180
    Total: 800

    • 0
  2. Essa correção foi editada.

    Achei que fez um bom trabalho na forma como arquitetou a redação, cada parágrafo parece estar bem colocado, com uma posição firme, que foi bem defendida ao longo do texto. Porém, notei que muitas palavras e expressões se repetem bastante, como por exemplo “dessa forma”, “DSTs”, “jovens” e “educação”. Para resolver essa questão, sugiro que utilize mais sinônimos. Outro ponto que notei, foi o uso da expressão “cujo/a ” de forma que me pareceu um pouco inadequada. Além desses dois pontos, algo que chamou minha atenção foi o uso de muitas vírgulas e a afirmação, no último parágrafo da redação, de que ao seguir todas as sugestões, o problema, com toda certeza, irá diminuir, o que pode não acontecer de fato.
    Por isso minha nota seria 700. Boa sorte e treine bastante!

    • 0
  3. Gostei de sua redação, você deixou sua tese bem clara na introdução; no desenvolvimento, usou argumentos com conectivos, o que deixou o texto coeso, no entanto, senti a falta de organização nos parágrafos do desenvolvimento, o que pode ser melhorado. Houve também algumas repetições de palavras e vírgulas, dica: ao invés de repetir as mesmas palavras, busque usar sinônimos e quantos às vírgulas, veja se realmente é necessário serem usadas, de modo que não deixe a leitura sem entendimento. Parabéns, continue praticando para obter mais excelência. Um abraco!
    Nota que daria: 790

    • 0
  4. Essa correção foi editada.

    está de parabéns soube falar bem sobre o assunto e isso ja é um ótimo começo !! porém o número excessivo de virgulas causa um grande incômodo ao leitor.
    É sempre bom tomar cuidado com as plavras repetidas entre elas DSts ( que você poderia ter colocado : doença sexualmente transmissível)
    pois a repetição de palavras perde pontos !
    use sinônimos
    use conectivos
    você está no caminho certo! tenho certeza que irá conseguir a nota máxima !!!
    dica : quando terminar de fazer sua redação circule as frases que você achou que ficou colocado estranho e palavras repetidas e faça novamente com uma mudança ! boa sorte !
    sua nota seria 700

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.