De acordo com o jornal BBC, no século XXI, ocorreu o aparecimento das primeiras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Porém, somente no século XX, houve a comprovação – por meio de estudos clínicos- a forma em que essas doenças se espalham entre as pessoas. Ademais, a melhor forma de diminuir o contágio é por meio do uso de preservativos durante as relações sexuais. Entretanto, estudos comprovados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) mostram que nas últimas décadas houve um aumento no número de infectados, principalmente entre os jovens. Sendo assim, é possível constatar que a falta de informações sobre prevenções e o tabu da sociedade ao tratar-se de tal assunto colocam em risco a saúde física e mental de milhões de brasileiros.
Em primeiro lugar, vale informar que, aproximadamente 52%, das pessoas não utilizam preservativos durante as relações -dados do G1- e uma a cada 5 pessoas acreditam que existe a cura para a AIDS. Dessa forma, aplica-se o conceito de banalidade do mal da filósofa, Hannah Arendt, tal que consiste em explicar que ações consideradas maléficas são feitas apenas pela ascensão social e a desinformação dos fatos que, neste caso, é o prazer sexual de forma descuidada. Contudo, o Ministério da Saúde diz que 95% das pessoas sabem que a melhor forma de combater as ISTs é por meio do uso de camisinhas. Desta forma, é possível analisar que a ignorância entre os jovens são os maiores causadores do aumento de tais enfermidade.
Por outro lado, de acordo com a revista Educação, o ensino da educação sexual nas escolas reduz os casos das infecções sexualmente transmissíveis, gravidez precoce e abuso físico infantil. No entanto, menos de 20% das escolas no Brasil contém tal disciplina de forma contínua – dados do Polítize. Desta forma, é visível que as escolas e os responsáveis legais por crianças e adolescentes privam-os de um conhecimento de uma grande importância por causa de suas crenças religiosas, educacionais e pelo senso comum de que isso acometerá o incentivo a práticas sexuais em tais grupos antes da idade prevista.
Em virtude dos fatos, conclui-se que o Ministério da Saúde deve promover eventos, divulgados por meio de campanhas em redes midiáticas e sociais, utilizando os serviços de influências digitais- para alcançar o maior número de pessoas- com a propósito de alertar sobre os benefícios do uso de preservativos; as doenças e consequências da ausência da camisinha. Além disso, o Ministério da Educação deve promover palestras interativas, ou seja, por meio de filmes sobre o assunto e perguntas interativas com ginecologistas e urologistas, para estudantes e seus responsáveis, explicando os malefícios no desempenho físico e mental ocasionado pelas ISTs, com o intuito de diminui-lás.
FlavianeSousa
C1 – 160 ( poucos erros gramaticais, mas que poderiam se evitados. Evite utilizar o ponto e vírgula! Você está colocando demais e sem necessidade. Dê preferência apenas às vírgulas, pontos finais, dois pontos, travessões e aspas. Esses são os sinais gráficos de pontuação mais comuns nesse tipo de texto. Além disso, achei alguns equívocos no uso da vírgula, por exemplo, na linha 10, pois acho que deveria ter uma virgula depois de espécie pra isolar o aposto. Outra coisa! Evite o gerúndio e a informalidade, bem como atente-se à concordância verbal e nominal).
C2 – 200 (repertorio, compreensão textual e obediência ao tipo textual ok, parabéns!)
C3 – 160 (achei que você poderia ter organizado melhor as ideias, escolhendo um vocabulário mais preciso e evitando errinhos pontuais que podem estar dificultando a coerência do texto. Siga essa estrutura de desenvolvimento : topico frasal com retomada do argumento da tese + repertorio + contextualização e argumentação do repertório + desfecho do parágrafo. Cada período é uma etapa dessa, totalizando 4). Vv seguiu bem essa estrutura no D1, mas senti falta no D2. Além disso, não sei se a sua proposta de intervenção ameniza os 2 argumentos da sua tese. Seja fiel à su discussão até o fim, e se possivel retome um repertorio que vc ja tenha utilizado no final do texto, pra demonstrar projeto, planejamento.
C4 – 160 (faltou ao menos dois conectivos no inicio dos parágrafos do tipo OPERADOR ARGUMENTATIVO). Por exemplo no D1, você poderia ter colocado ” Sob essa perspectiva “, aí já contaria 1 operador argumentativo e com o da conclusão , que foi o logo, faria 2.
C5 – 200 (ok, poposta completa com os 5 elementos. Eu só trocaria o através pelo por meio, a fim de sinalizar melhor o modo meio).
No mais tá ótima sua redação. Uma dica que eu te daria era tentar reescrevê-la de acordo com alguns desses apontamentos. Garanto que ajudará! Eu te daria 880, parabéns e boa sorte, siga firme no seu sonho.
vitoriadusilva
Os repertórios muito bem escolhidos e preparam o leitor para a argumentação, que inclusive é maravilhosa. Notei alguns errinhos de vírgula no D1, que impediram a compreensão imediata da ideia, sendo preciso ler mais uma vez para entender totalmente. Tirando isso, sua redação está ótima, parabéns!
anne_brito
Os repertórios muito bem escolhidos e preparam o leitor para a argumentação, que inclusive é maravilhosa. Notei alguns errinhos de vírgula no D1, que impediram a compreensão imediata da ideia, sendo preciso ler mais uma vez para entender totalmente. Tirando isso, sua redação está ótima, parabéns!//rt