O aumento de casos de ansiedade no Brasil. (Com nota pfvr <3)

  • 1

A série “13 reasons why” da “Netflix”, conta a história de Hannah Backer, uma adolescente que cometeu suicídio e gravou fitas explicando o porquê de tal ato. Trata assuntos como em questão a depressão e a ansiedade. O aumento de casos de ansiedade no Brasil torna-se um problema, visto que existe uma pressão constante da família e falta de apoio psicológico para as pessoas.

Diante desse cenário, é notório que a maioria das famílias brasileiras impõe aos filhos tamanha responsabilidade, seja por arrumar emprego ou passar em um vestibular. Isso faz com que os adolescentes criem certas expectativas sobre o futuro e gere um transtorno psicológico que tenha consequências vários problemas tanto físicos quanto mentais. Sua dedicação e compromisso diário se entrelaçam por várias questões que potencializam seu sentimento de incapacidade, no qual a ansiedade tem papel fundamental.

Ademais, no Brasil, todas as especificações são cada vez mais visíveis a atual realidade ao nos depararmos com simples fobias cotidianas como o medo de humilhações no contexto social, em locais públicos e até mesmo familiar. Mesmo atingindo 33% da população, dado esse fornecido pela OMS, ainda há pessoas que menosprezam o transtorno de ansiedade devido à falta de informação.

Portanto, o aumento de casos de ansiedade se mostra como um problema para a melhoria do país, e assim, é preciso incentivar a busca por ajuda. Cabe, então, ao Estado juntamente com o Ministério da Saúde, investir em palestras educacionais para famílias e inserir no sistema de ensino do país, profissionais capacitados para lidar com transtornos, afim de iniciar o tratamento já na juventude, fase no qual o problema aparenta mais visivelmente.

Compartilhar

5 Correções


  1. A série “13 reasons why” da “Netflix” (1), conta a história de Hannah Backer, uma adolescente que cometeu suicídio e gravou fitas explicando o porquê de tal ato. Trata assuntos como em questão a depressão e a ansiedade (2). (3) O aumento de casos de ansiedade no Brasil torna-se um problema, visto que existe uma pressão constante da família e falta de apoio psicológico para as pessoas. (4)

    (5) Diante desse cenário, é notório que a maioria das famílias brasileiras impõe (6) aos filhos tamanha responsabilidade, seja por arrumar emprego ou passar em um vestibular. Isso faz com que os adolescentes criem certas expectativas sobre o futuro e gere um transtorno psicológico que tenha consequências vários problemas tanto físicos quanto mentais. Sua dedicação e compromisso diário se entrelaçam por várias questões que potencializam seu sentimento de incapacidade, no qual a ansiedade tem papel fundamental. (7)

    Ademais, no Brasil, todas as especificações (8) são cada vez mais visíveis a atual realidade ao nos depararmos com simples fobias cotidianas como o medo de humilhações no contexto social, em locais públicos e até mesmo familiar . Mesmo atingindo 33% da população, dado esse fornecido pela OMS (9), ainda há pessoas que menosprezam o transtorno de ansiedade devido à falta de informação. (10)

    Portanto, o aumento de casos de ansiedade se mostra como um problema para a melhoria do país, e assim, é preciso incentivar a busca por ajuda. Cabe, então, ao Estado juntamente com o Ministério da Saúde, investir em palestras educacionais para famílias e inserir no sistema de ensino do país, (11) profissionais capacitados para lidar com transtornos, afim de iniciar o tratamento já na juventude, fase no qual o problema aparenta mais visivelmente. (12)

    1 – tire “Netflix” das aspas (C1)
    2 – Reformule essa parte para ficar mais coerente (C3) (minha sugestão é colocar assim: Essa produção fílmica aborda assuntos como a depressão e a ansiedade em questão.)
    3 – Para deixar o texto mais coeso, adicione mais conectivos (C4)
    4 – Sua tese está muito bem definida, entretanto, sinto que você não soube muito bem relacionar o repertório e o tema, parece que o tema “brotou” do nada (C2)
    5 – Belo uso desse conectivo, seguindo as regras atuais do ENEM
    6 – erro de concordância – “impõe” concorda com “as familias brasileiras, que está no plural, logo, o certo seria “impõem” (C1)
    7 – Senti falta de um repertório sociocultural para corroborar o seu argumento (C3)
    8 – Quais especificações? Achei um pouco consufo, sugiro reformular esse tópico frasal (C3)
    9 – Apesar da OMS ser muito reconhecida, você precisa explicar quem é ela (C3)
    10 – Acho que você poderia desenvolver melhor essa parágrafo (C3)
    11 – Remova essa vírgula (C1)
    12 – Você não colocou o meio ou o modo que deve ser feita a ação (C5)

    Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competência 3: 120
    Competência 4: 160
    Competência 5: 160
    — Nota final: 760 —

    • 1
  2. C1: 120
    Notei vários erros de ortografia divididos entre palavras, pontuação e uso de termos de forma errada. Sem listar todos, aqui estão alguns.

    “Seja por arrumar emprego…” – Um “PARA” caberia melhor que “POR”.
    “Psicológico que tenha consequências…” – Deveria ter um COMO depois de TENHA.
    “E inserir no sistema de ensino do país, profissionais capacitados…” – Vírgula desnecessária.
    “Dado esse fornecido pela OMS…” – Nunca, repito, NUNCA escreva somente a sigla sem escrever por extenso antes.

    C2: 80
    Vou ser bem sincera, você tratou a ansiedade em si, não do aumento dele. Seu tema é claro, a discussão deveria focar em como esse problema vêm crescendo na sociedade brasileira, mas você tratou de como ele nasce, de como afeta quem sofre dele e, principalmente, focou apenas nos jovens.

    Claro, é o tema é mais comumente tratado entre os jovens, mas isso não priva os mais velhos de sofrerem com a doença também. E, ao meu ver, nesse sentido você deixou escapar um argumente, tendo em vista que “as modernas formas de identificação da enfermidade, passou a abranger uma faixa etária maior”.

    C3: 120
    Não que esteja incorreto, mas seu texto está bem bagunçado.

    Seu início com a referência a 13RW poderia ter sido melhor utilizado. Você relatou que na série ela cometeu suicídio, depois jogou que os casos de ansiedade vem aumentando no Brasil. Percebeu a quebra de pensamento? Você poderia ter citado do Clay, já que ao longo das temporadas ele passou a se preocupar com tudo, esperando sempre o pior de qualquer situação (característica comum de quem tem ansiedade).

    Além disso, seu desenvolvimento foi bem fraco ao meu ver, em especial seu 3° parágrafo. Inicialmente, você discorreu de forma arbitraria quanto ao tema e jogou de qualquer forma um dado estatístico ali.

    C4: 80
    Novamente serei sincera, os únicos conectivos que você usou no texto inteiro foram os postos no início de cada parágrafo, em seguida você pontuava e já iniciava com a discussão.

    De verdade, isso torna seu texto tão massivo e difícil de ler que você nem imagina. Além disso, tira bastante ponto porque é a mais fácil de fechar, então eles são mais rigorosos com essa competência.

    Aconselho que deixe sempre perto uma lista com os conectivos mais comuns, assim você vai memorizando alguns e logo vai os estar usando facilmente.

    C5: 120
    Vamos iniciar lembrando que uma conclusão deve ter 5 elementos: Agente (Quem), ação (O que?), modo (Como?), efeito (Para quê?) e detalhamento (Explicação e exemplo).

    Portanto, o aumento de casos de ansiedade se mostra como um problema para a melhoria do país, e assim, é preciso incentivar a busca por ajuda. Cabe, então, ao Estado juntamente com o Ministério da Saúde (AGENTE), investir em palestras educacionais para famílias e inserir no sistema de ensino do país, profissionais capacitados para lidar com transtornos, (AÇÃO) afim de iniciar o tratamento já na juventude (EFEITO), fase no qual o problema aparenta mais visivelmente.

    Nota que sua conclusão apresenta apenas três? Como eles vão investir? Aumento a verba? Você meio que unificou a ação e o modo, isso não é muito aconselhável, já que um dos dois acaba sendo ofuscado.

    TOTAL: 520

    • 1
  3. Olá, eu li o seu texto e vou fazer algumas análises, eu sou apenas uma aluna do 3 ano do ensino médio, então vou ressaltar o que eu vi que poderia ser melhorado.
    Primeiro parágrafo – apresenta tema + tese e repertório, mas faça uma comparação com a realidade para que a sua redação fique mais estruturada.
    Segundo parágrafo- não vejo um repertório e argumentação está um pouco superficial, você poderia se aprofundar mais, de repertório você pode usar uma citação ou algum dado estatístico que não aconselho muito, porque está sempre em mudança.
    Terceiro parágrafo- um repertório fraco, mas muito pertinente ao tema e acho que poderia aprofundar mais na argumentação, você não pode colocar a siglas se não mencionou antes.
    Quarto parágrafo- ainda falta o COMO você resolveria os problemas. Tente sempre colocar dois agentes que responda as seguintes perguntas, quem? Faz o que? Como ? Para que? – recomendo 2 agentes e duas ações diferentes.
    Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (160)
    Competência 2 – Compreensão da proposta
    (120)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(140)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(140)
    Nota: 720

    • 1
  4. Olá! Ainda estou em processo de aprimoramento, mas espero ajudar de alguma forma com o que eu sei.

    Introdução: Não se separa sujeito do predicado verbal. (após o Netflix não há vírgula) Quem conta a história de Hanna? A série da Netflix!
    Achei essa série bem coerente com o tema!
    Em “Trata assuntos como em questão a depressão e a ansiedade” sugiro tirar e já fazer a alusão com a realidade, por exemplo: Fora das telas, ou analogamente, o aumento de casos de ansiedade no Brasil …

    Desenvolvimento 1: Conectivo ok, tópico frasal ok.
    O restante ficou meio expositivo. Tudo o que disser tem que ser provado (sugiro jogar uma área do conhecimento, seja um dado estatístico ou um conceito para poder sustentar a tese da melhor forma possível.

    Desenvolvimento 2: A falta de apoio psicológico para as pessoas é sua segunda tese e deve ser evidenciada no início do parágrafo como você fez no primeiro.(Para dar uma ideia do que vai falado no parágrafo).
    O desenvolvimento deve conter no mínimo 3 períodos, sendo 1 para o tópico frasal, 1 para o repertório e o outro para argumentação, este último pode ter 2.
    Primeiro o nome completo da instituição >>Organização Mundial da… se caso for usar novamente, ai sim você abrevia.

    Proposta:
    Quem vai fazer?:” Estado juntamente com o Ministério da Saúde”
    O que será feito?: “Investir em palestras educacionais para famílias e inserir no sistema
    de ensino do país, profissionais capacitados.”
    Como?: Não têm. Através de que será feito isso? Verbas ?
    Para que?: “para lidar com transtornos”
    Detalhamento?:”afim de iniciar o tratamento já na juventude, fase no qual o problema aparenta mais visivelmente.”

    Você está no caminho, se atente a esses pontos e procure aprimorar cada vez mais que logo logo alcançará o tão esperado 1000 haha!

    C1: 160
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 160
    FINAL 720

    • 1
  5. Olá Ana, vamos lá?
    C1_ 160

    impõem * erro de concordância.Visto que a palavra se refere a famílias brasileiras.
    tenha como consequência vários * Erro de concordância. Consequência está se referindo a “ um transtorno”
    a fim* – gramática
    ensino do país, profissionais * retirar essa vírgula. Separa verbo e complemento.

    C2- 120
    Perfeita abordagem do tema! Falou sobre o tema de forma clara e objetiva, apresentou bem as teses e utilizou ótimos repertórios para embasamento, pertinentes ao tema; contudo, vc não fez uso produtivo do repertório. Falta de planejamento textual. APOSTE EM FAZER UM PROJETO DE TEXTO.
    Ex: A série “13 reasons why” da “Netflix”, conta a história de Hannah Backer, uma adolescente que cometeu suicídio e gravou fitas explicando os motivos que levaram a garota a comenter o triste acontecimento, sendo alguns desses a depressão e a ansiedade que assolavam a vida da protagonista. Fora da ficção, no Brasil hodierno, vários são os casos semelhantes ao de Hannah que muitas vezes passam despercebidos ao olhos da sociedade, levando ao aumento de casos de ansiedade em todo o país. Logo, é imperioso analisar como a pressão constante imposta pelos familiares e a falta de apoio psicológico afeta o cotidiano dos jovens.( uma ideia de melhora para a introdução, não esta 100% mas notou a diferença ?)
    UMA FORMA DE TORNAR SEU REPERTÓRIO PRODUTIVO É RETOMAR A IDEIA CENTRAL DELE ( PALAVRAS-CHAVE)
    C3- 120
    D1-

    “ seja por arrumar emprego ou passar em um vestibular” – pq as familias impõem tais responsabilidades sobre os filhos? é uma questão com raízes mais profundas ? Como a desigualdade econômica ?
    “a vários problemas tanto físicos quanto mentais” – quais seriam esses problemas físicos e mentais ? dê um exemplo de cada e estaria ótimo.
    “Sua dedicação e compromisso diário se entrelaçam por várias questões que potencializam seu sentimento de incapacidade,” – várias questões ?Descreva! Como a familia contribui para esse sentimento de incapacidade? Não ficou claro! Seria o fato de a familiar julgar como errado tudo que o jovem faz?Não incentivando para que ele corra atrás de seus sonhos ou ainda, por ter de colocar necessidades básicas como a alimentação, saúde e moradia como prioridade sendo incubido ao jovem o cargo de trabalhador para sustentar a casa? Enfim… pense mais no assunto antes de escrever, selecione informações e faça uma uma espécie de funil , escolhendo as melhores e mais importantes para a sua argumentação.
    D2-
    “todas as especificações” – Quais especificações seriam essas ? Não entendi direito!
    “ainda há pessoas que menosprezam o transtorno de ansiedade devido à falta de informação” – O que indica que elas menosprezam ? e pq pela falta de informação ? vc não fez um paralelo/uma ligação entre esse dois argumentos. Tá vendo como tem várias informações no seu texto que vc não desenvolve, deixando tal responsabilidade a cargo do corretor ? Isso não deve ocorrer, vc deve ser o mais clara possível naquilo que quer passar .
    Em especial nesse parágrafo é claro que vc não planejou uma estrutura. Vc colocou um tópico frasal ( que poderia ter sido mais curto e melhor elaborado) e um repertório. E o restante do parágrafo ?Argumentação e fechamento crítico. Vc poderia ter desenvolvido melhor as informações não só nesse parágrafo, mas ao longo de todo o texto.

    C4- 120
    Apesar de apresentar ótimos conectivos no início dos seus parágrafos, ao longo da dissertação, entre os períodos, é evidente a falta de elementos que conectem o texto dando continuidade à escrita. Em todos os locais onde que sinal com (!) deveria ter sido colocado um conceito ou algum elemento de ligação para deixar o texto com maior fluidez.

    Cuidado com a repetição de palavras ( ansiedade 4x )

    Abuse dos conectivos, mas de forma moderada e correta. ;)
    C5- 120
    A proposta de intervenção respeita os direitos humanos e apresenta 3 dos 5 elementos exigidos; não estando presente na proposta o meio/modo e o detalhamento de um dos elementos da proposta.

    Total- 640

    Boa sorte, pratique e vc irá conseguir ! : )
    Bjs!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.