O aumento das taxas de feminicídio no Brasil

  • 1

Segundo a filósofa francesa, Simone de Beauvoir,”o termo feminilidade foi inventado pelos homens, e tinha como intenção limitar o papel social das mulheres”. É fato que, as tentativas de controle e possesividade são direcionadas ao sexo feminino e interpretadas como algo comum devido ao patriarcado, que se perpetua até os dias atuais. Sendo assim, o sexo masculino muitas vezes, se sente no direito de controlar a vida das mulheres.

No contexto histórico, o papel da mulher era sempre limitado aos deveres domésticos e a obediência aos seus maridos, dessa forma, sendo negligenciada sua voz na sociedade mesmo sofrendo de severas violências, tanto psicológicas como físicas. O patriarcado caracterizado por um sistema social retrógrado em que homens adultos mantêm o poder primário em funções de liderança, contribui assim para as desigualdades entre gêneros.

Em segunda análise, o Mapa da Violência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que o número de mulheres assassinadas aumentou no Brasil. Em 2016, uma mulher foi assassinada a cada duas horas. Portanto fica evidente a gravidade dessa problemática.

Diante dos fatos supracitados é de extrema importância combater esse empecilho. Os pais devem, no âmbito familiar ensinar seus filhos homens a respeitarem as mulheres da devida maneira, para que não pratiquem o machismo. Ainda assim, a criação de plataformas de denúncia fácil e apoio emocional a mulheres criados por ONGs, facilitaria o reconhecimento do problema rapidamente, fazendo com que um grande número das mesmas pudessem se sentir acolhidas e incentivadas a denunciar.

Compartilhar

6 Correções

  1. gostei bastante da sua escrita, pode-se observar que você possui um bom vocabulário.Introdução faltando ligação entre às ideias.O terceiro parágrafo cota que ouve um aumento, mas nao fala em relação a qual ano nem cita o ano anterior, a informação fica vaga. Enfim, recomendo que você pratique mais e dê uma revisada em aulas de pontuação.

    • 1
  2. Essa correção foi editada.

    Olá! Como vai?
    Primeiramente, preciso dizer que gostei bastante da sua escrita, pode-se observar que você possui um bom vocabulário. Bom, o início da introdução foi tanto quanto confuso, pois de princípio, pensei que se tratava de uma citação indireta, porém o uso das aspas indicou uma citação indireta. Ou seja, ficou muito indeterminado. Aconselho a utilizar a citação indireta, uma vez que essa passa a percepção que você realizou uma leitura do autor(a) e não simplesmente decorou. Posteriormente, há apresentação de uma tese e, de forma breve, uma das causas. Sinto que poderia ter um rápido desenvolvimento na questão do patriarcado, como por exemplo o fato que essa construção social contribuiu para a lenta mudança de mentalidade social (outra causa). Alerto para a grafia da palavra possessividade que está, no texto, escrita sem um dos seus s.
    Na primeira parte do desenvolvimento, os argumentos usados são válidos. No entanto, penso que você poderia ter dissertado sobre o fato de que a construção do patriarcado remota a Antiguidade e perdura até os dias atuais. Também senti falta da utilização dos conectivos que são importantíssimos para coesão de raciocínios. Já na segunda parte, posso afirmar que foi o excelente o uso dos dados que é um fator importante na defesa da sua tese. Apenas acrescentaria para a mudança do verbo foi para é, o que evidenciaria a atualidade e a continuação dessa situação. Penso que havia espaço para introdução de outras consequências como assédio moral e sexual e violência doméstica, tornando a dissertação mais consistente na argumentação.
    A conclusão foi bem montada, nota-se presentes os agentes sociais e as alternativas para combater a problemática. Embora, haja a necessidade de um maior desenvolvimento dessas alternativas. Em geral, eu aconselharia o uso de citações literárias ou mesmo de filmes que abordassem o problema, pois proporcionaria maior complexidade ao texto dissertativo e evidenciaria uma bagagem cultural bem como uma análise do mundo. Enfim, recomendo que você pratique mais e dê uma revisada em aulas de pontuação.
    Espero ter ajudado!
    Até!

    • 1
  3. Sua redação no geral está boa. Entretanto, senti que sua Introdução está faltando ligação entre às ideias. tbm senti um pouco a falta de pontuação. e suas ideias estão um pouco vagas, Mas, eu acho que vc consegue melhorar!

    • 1
  4. Sua redação tá muito boa e você mostra que entende bem do assunto e arrecada muitos dados sobre. Mas, preste atenção no uso da vírgula e se policie em relação a isso, use um pouco mais, mas com moderação. Senti falta de maior elaboração nas suas propostas de intervenção, quem vai falar para os pais que é necessário esse tratamento ? Como essa informação chegará até eles ?

    • 1
  5. Bom dia. Sua redação está boa, mas falta um pouco.
    Na introdução senti falta de mostrar a problemática e a tese.
    No terceiro parágrafo suas ideias ficaram meio rasas, tente explorá-las mais ainda.
    Senti também um pouco a falta de vírgulas, tente trabalhar melhor suas pontuações.
    No geral, você monta seu texto muito bem dentro da estrutura de argumentação.

    • 1
  6. Introdução faltando ligação entre às ideias.
    O terceiro parágrafo cota que ouve um aumento, mas nao fala em relação a qual ano nem cita o ano anterior, a informação fica vaga.
    Incicia a conclusão falando como se o feminicidio fosse um “empecilho” o que da au leito ideia de que a questao do feminicídio nao tem muita relevância.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.