Iniciante

O aumento das queimadas no Brasil

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  É notório que o aumento das queimadas no Brasil tem sido um problema repercutido pelos meios de comunicação e deve ser enfrentado com afã, uma vez que afeta a sociedade e o meio ambiente.

    Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgados no dia treze de setembro de dois mil e vinte, o estado de Mato Grosso é o maior vetor de incêndios ambientais, mais especificamente no pantanal, bioma que mais sofre com o fogo no estado.
    Infelizmente, os incêndios corroboram para o desequilíbrio ambiental, além da carbonização de milhares de animais silvestres, plantas e gados, prejudicando vários setores da economia como turismo, agricultura e pecuária.

     Ademais, vale expressar que segundo o jornal Brasil de Fato, perícias realizadas mostram que as atuais queimadas são de ação humana. As autoridades competentes, como as Forças Armadas e o corpo de bombeiros, estão se mobilizando para combater tal crime.

    Diante dos fatos supracitados, é necessário a intervenção imediata do IBAMA juntamente com as Forças Armadas na fiscalização, multa e prisão dos responsáveis para a resolução da problemática em sua origem, os criminosos. Além disso, é de suma importância a instalação de câmeras vigilantes pelo Ministério do Meio Ambiente às margens das estradas para a identificação dos responsáveis.

 

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2 Correções

  1. Olaaa, espero poder te ajudar :)))

    Intervenção:
    Acho que você podia ter feito uma ligação com o tema a partir de um filósofo, um livro, um filme. Acabou faltando essa contextualização. Você poderia ter deixado o seu X e Y explícito no início, porque o Enem gosta da estrutura do texto.
    X – ?
    Y – ações antrópica.

    D1:
    Não acho que houve um problema explícito para você resolver ou chamar a atenção do leitor. Você disse que as queimadas são ruins e atingem determinados campos. Mas qual o porquê que ela aumentou? Por que as queimadas estão aumentando em níveis absurdos? Aqui caberia o seu X: a agropecuária, por exemplo.
    O seu texto poderia ficar mais coeso se o X fosse apresentado claramente.
    Faltou o seu tópico frasal, o tópico frasal nos diz o que o parágrafo vai falar.

    D2:
    Aqui há o tópico frasal, mas acho que você podia ter deixado o jornal para a seguinte frase.
    Você escreveu:

    “Ademais, vale expressar que segundo o jornal Brasil de Fato, perícias realizadas mostram que as atuais queimadas são de ação humana. As autoridades competentes, como as Forças Armadas e o corpo de bombeiros, estão se mobilizando para combater tal crime.”

    O leitor fica com a sensação “Tá e daí?

    “Ademais, outra causa para a configuração da problemática são as ações antrópicas. Segundo o jornal Brasil de Fato, perícias realizadas mostram que as atuais queimadas são de ação humana. Apesar de haver autoridades competentes, como as Forças Armadas e o corpo de bombeiros, que estão se mobilizando para conter este crimes, as queimadas humanas também devem se encerrar e ser tratada com mais cuidado, porque isso reverberá nos grandes centros urbanos como o contato com animais silvestres, a falta de chuvas.” – pode ser um exemplo de como trazer mais contexto ao seu texto e tratar o problema de uma forma mais argumentativa.

    Intervenção:
    Como o seu texto não teve um X, você já está perdendo pontos, porque precisamos resolver os dois argumentos que mostramos para o corretor.
    Você escreveu:

    “Diante dos fatos supracitados, é necessário a intervenção imediata do IBAMA juntamente com as Forças Armadas na fiscalização, multa e prisão dos responsáveis para a resolução da problemática em sua origem, os criminosos. Além disso, é de suma importância a instalação de câmeras vigilantes pelo Ministério do Meio Ambiente às margens das estradas para a identificação dos responsáveis.”

    Existem alguns problemas:
    1) não há o modo que você fará essas fiscalizações, a pergunta que a gente tem que fazer é “Como?”.
    2) não há o detalhamento.
    3) ao final da sua intervenção, você termina com um fechamento podendo ser uma citação, uma frase otimista ou retomar o repertório.

    Eu escreveria desse jeito:
    “Diante dos fatos supracitados, é necessário que medidas sejam tomadas. Cabe ao IBAMA juntamente com as Forças Armadas promoverem fiscalizações mais rigorosas como multas caras, um sistema de segurança mais eficaz e a prisão dos responsáveis, essas ações podem ocorrem em parceria com ambientalistas e zoólogos. A partir dessas medidas, finalmente, os focos de queimadas possam diminuir no Brasil.”

    Procure ler mais redações nota 1000, elas sempre seguem um padrão, além do mais, está rolando a semana redação coringa da Luma, ela está me ajudando muito!!! Talvez possa ajudar você! :) Vai até domingo e depois é retirado do yt e da plataforma dela.

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  2. Olá, tudo bem?

    COMPETÊNCIA 1:
    – O verbo “corroborar” é transitivo direto, isto é, não pede complemento. Seu sentido é semelhante ao de “confirmar”. Logo, o certo seria: “corrobora o desequilíbrio […]”
    – Atente-se no gerúndio (prejudicando), pois é uma marca de oralidade. Troque por: de forma a prejudicar; de modo a prejudicar.
    – Ausência de vírgula depois de “economia” e antes de “como turismo […]”, pois uma exemplificação é introduzida.
    – “É necessária a intervenção” – cuidado com a concordância. Intervenção é feminino, logo, ela é necessária, não necessário.
    – “às margens das estradas” devem estar entre vírgulas.

    COMPETÊNCIA 2:
    – Tem-se a abordagem completa do tema, a tese é evidente, mas não há um repertório legítimo para contextualizar sua introdução. Aposte numa música, filme, filósofo, sociólogo, algo que dê vontade de ler seu texto. Começar com “è notório que” não é muito empolgante, você não acha??
    – Os demais repertórios utilizados ajudam na argumentação, mas boa parte do seu texto está superficial e expositivo, ou seja, você só apresenta informações sem desenvolver um comentário crítico potente. Mais parece um artigo do jornal do que uma redação do ENEM.

    COMPETÊNCIA 3:
    – Não há uma definição concreta do projeto de texto, pois você não insere, na sua introdução, os tópicos que serão abordados nos demais parágrafos.
    – Seu segundo parágrafo está 100% expositivo. Você apresenta dados e informações sem desenvolver uma opinião, sem achar uma origem, sem denunciar. “[…] mato grosso é […]” e??? Ninguém quer saber do mato grosso, queremos saber sua opinião acerca dos incêndios. VOCÊ TEM QUE PROBLEMATIZAR! Por que ele acontece? Quem são os responsáveis? O que você acha sobre isso? Insira modalizadores para expressar sua opinião.
    – Seu 3 parágrafo está totalmente expositivo. O que vai acrescentar à sua argumentação dizer que o Estado está resolvendo o problema??? Você deveria ter utilizado esse parágrafo para problematizar a questão. Culpar responsáveis. Denunciar atitudes. Indignar-se como cidadão. Não acontece nada disso…
    – Apenas na conclusão, você culpa alguém. O texto é desmontado, sem ligação.

    COMPETÊNCIA 4:
    – Atente-se na repetição excessiva do “que” no seu texto. Além disso, recomendo começar o 2 parágrafo com um conectivo: Primeiramente, de início, em primeira análise, a princípio, etc.
    – Sinto falta, também, de conectivos que liguem os períodos.

    COMPETÊNCIA 5:
    – Duas propostas são inseridas: A duas apresentam apenas 3 elementos. Nas duas está faltando detalhamento e modo. Cuidado!!

    Observações: Aconselho você a ler redações nota 1000, para que se familiarize com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, ok?

    NOTA GERAL:
    C1 – 120
    C2 – 160
    C3 – 80
    C4 – 120
    C5 – 120

    TOTAL = 600

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