O aumento das ISTs entre os jovens no Brasil.

  • 0

O filme “Corrente do mal” retrata uma maldição que é passada adiante por meio de relações sexuais. Nele, é possível perceber uma clara alusão às ISTs, uma vez que elas são transmitidas da mesma maneira e podem afetar negativamente suas vítimas. Já no Brasil, tais infecções constituem um grande problema, visto o aumento expressivo no número de casos entre os jovens. Isso ocorre em razão da falta de informação, que leva não só à ausência do uso de preservativos, mas também ao não tratamento dos doentes.

A priori, o sexo seguro é essencial para evitar as infecções sexualmente transmissíveis. No entanto, a juventude não tem dado a devida importância ao uso da camisinha, devido à falta de educação sexual. Sob tal perspectiva, de acordo com o autor alemão Goethe: “Não há nada mais assustador que a ignorância em ação”. Diante disso, pode-se afirmar que os jovens que têm relações sem proteção, em sua maioria, não conhecem completamente os reais riscos dessa ação. Logo, a informação é uma das mais importantes profilaxias contra tais enfermidades, pois incentiva o uso de preservativos.

Ademais, o diagnóstico e o tratamento dos doentes são medidas imprescindíveis para controlar a transmissão das ISTs. Entretanto, essas infecções nem sempre apresentam sintomas ou sinais perceptíveis. Nesse sentido, a mudança na terminologia de DSTs para ISTs, realizada pelo Ministério da Saúde, ocorreu exatamente por esse motivo (possível ausência de sintomas). A partir disso, a identificação de enfermos é dificultada e, consequentemente, o quadro pode se agravar e o indivíduo, sem saber da sua condição, não tomará os cuidados necessários para impedir que a bactéria ou vírus encontre um novo hospedeiro.

Portanto, medidas precisam ser tomadas para refrear o avanço das infecções transmitidas sexualmente. A fim de diminuir os casos entre os jovens, urge que o Ministério da Saúde, em parceria com youtubers que têm como público-alvo a juventude, realize campanhas informativas em plataformas digitais, alertando sobre o assunto. Tal ação deve ser feita mediante discursos mais informais sobre essa questão, para atrair e conscientizar a população de forma eficaz. Só assim, ao contrário do filme em que a solução encontrada é transmitir para outra pessoa, as ISTs serão combatidas evitando a transmissão.

Compartilhar

3 Correções

  1. Tema bem apresentado, com tese bem colocada. Argumentação bem construída, apesar de não apresentar tantos repertórios, norma culta, ao meu ver, bem utilizada. Conectivos bem utilizados. Texto coeso e conectado. No mais, seu texto está excelente, so tente utilizar mais repertórios para q o seu texto não fique firmado apenas no “senso comum” .

    • 1
  2. C1-200, excelente utilização da norma culta.
    C2-160, bom uso da referência na introdução, porém o desenvolvimento 1 é muito prejudicado pela falta de pertinência do conteúdo ao tema.
    C3-160, argumentação superficial. As escolas e as famílias possuem algum papel nessa problemática?
    C4-200, boa coesão
    C5-200, possui todos os elementos.
    NOTA = 900 até 940

    • 1
  3. Redação ótima!!!! Escrita com coesão e coerência, além da norma padrão. Só um alerta ao uso da vírgula. Sem erros graves, seu texto está nota 960.

    Competência 1: Dominar linguagens – 200
    Competência 2: Compreender fenômenos – 200
    Competência 3: Enfrentar situações-problema – 200
    Competência 4: Construir argumentação – 200
    Competência 5: Elaborar propostas- 160

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.