O Aumento de ISTS entre os jovens brasileiros
Na série americana ” Sex Education”, após um surto de clamídia, uma infecção sexualmente transmissível (IST), na escola em que a trama se passa, é posto em evidência o quanto os adolescentes desconhece os métodos de prevenção e transmissão das ISTs. De forma análoga, na contemporaneidade, inúmeros jovens enfrentam o mesmo problema, devido a falta de educação sexual e ausência de políticas públicas estatais, que colaboram para o aumento das ISTS entre os jovens brasileiros
Em primeiro lugar, é válido ressaltar que a falta de educação sexual é responsável pela progressão dos casos de ISTs entre os jovens brasileiros. Isso ocorre, pois o assunto ainda é tratado como “tabu”, e enfrenta questões culturais, políticas e religiosas que interferem no esclarecimento da sexualidade. Por outro lado, a educação sexual é defendida e incentivada pelas Nações Unidas, e adotada oficialmente por países bem-sucedidos, como a Holanda. Esses países apresentam os menores índices de gravidez precoce, ISTs e desinformações sobre as funções do corpo. Logo, e imprescindível o estabelecimento de aulas de educação sexual em escolas brasileiras, para conter as ISTS.
Em segundo lugar, a Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Contudo, o próprio poder estatal, pela ausência de políticas públicas, agride a lei positivada, uma vez que, o país não conta com legislação para que a sexualidade seja trabalhada no âmbito escolar e e falha na promoção de campanhas preventivas, tendo em vista que, só são comuns em certas épocas, como no carnaval, e os veículos de transmissão usados são rádios e tvs, com simples comerciais que não chamam atenção do público alvo. Desse modo, a negligência estatal representa uma das causas da adversidade e corroboram para o aumento dos índices de contaminação.
Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para conter o aumento de ISTS entre os jovens. Sendo assim, o Estado, em parceria com o Ministério da Educação, deve criar um plano de inclusão da educação sexual como disciplina escolar por meio de aulas palestras com profissionais da área, com o intuito de promover informações sobre as ISTS, como são tratadas e prevenidas. Além disso, o Ministério da Saúde e Educação deve promover campanhas de prevenção e cuidados com a saúde, por meio das redes sociais, que
visem dialogar com o público mais jovem. Feito isso, é possível que o número e ISTS entre os jovens brasileiro seja revertido.
condessa
Oi Vini!! No geral, seu texto está muito bem escrito. No entanto, tenho algumas observações:
1. Você apresentou um erro de concordância verbal em “quanto os adolescentes desconhece”. Revise seu texto com carinho para evitar desvios como esse.
2. A sua argumentação é muito bem construída. Contudo, o excesso de vírgulas, em especial no primeiro parágrafo, atrapalham o fluxo e, consequentemente, o bom entendimento do seu tecto.
3. Seria interessante desenvolver como ocorre a educação sexual na Holanda para o fortalecimento da sua argumentação.
4. Estabelecer uma parceiria entre o Estado e o Ministério da Educação é redundante, já que esse órgão faz parte da estrutura estadista.
5. É de bom tom retomar a figura apresentada na introdução, ou seja, a séria Sex Education, no encerramento, mais especificamente, na frase final, do seu texto.
Nota: 880
Critério 1: 160
Critério 2: 200
Critério 3: 160
Critério 4: 200
Critério 5: 160
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, por favor, me procure!
Sandy98799
Tá tudo ótimo na minha opinião, na banca do Enem você ganharia 1000 além de uma ótima estrutura você argumentou bastante os parágrafos e possui uma ótima coesão…..
Citar a constituição e a série fortaleceu muito os argumentos!!!!!!
Parabéns!!!!!!! ✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨
regisjr
C1: 200
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Total: 960.
Bom. sua redação está muito bem trabalhada, com bons conectivos de linguagens.
Em relação a seguir ao tema, estava excelente também.
As relações entre os parágrafos estavam em perfeita harmonia fazendo uma boa coesão e coerência no texto questão.
Sua proposta de intervenção estava muito boa. mas cuidado com as virgulas em excesso.
No mas,só isso.